Gerenciamento do tempo é certamente a
chave de sucesso para muitos profissionais. Na advocacia isso, sem dúvida, é
mais que essencial. São muitas tarefas, muitas interrupções e nossa pauta fica
extensa e nem sempre nos preocupamos em guardar 5 minutos do dia para
organizá-la ou, pelo menos, pensar sobre ela.
E, saiba, está aí, na organização da
pauta, nas escolhas e definições de urgências e prioridades, o sucesso do
profissional. Saber controlar, organizar e decidir sobre sua pauta certamente
pode aumentar e muito sua produtividade, melhorar seus resultados práticos,
potencializar a visibilidade do seu trabalho para seus clientes e gestores.
Um dos livros mais fantásticos que já li
é “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” de Stephen Covey (1989). Ele
fala do gerenciamento da rotina como um destes hábitos.
O autor menciona que é
preciso organizar nossa rotina baseando-se em dois eixos: importância e
urgência. Com isso teremos uma matriz com quatro quadrantes que dialogam:
importante, não importante, urgente e não urgente.
Você precisa diariamente passar 5
minutos com sua matriz de gerenciamento de tempo, ou seja, realmente se
preocupar com o hábito da priorização. Definir prioridades é essencial para o
seu sucesso e isso só se faz com o gerenciamento de sua pauta. Veja esse
desenho extraído do ebook Estratégia Visual:
Quadrante 1: Se é importante e urgente,
faça agora. Aqui estão os assuntos que chamamos de “crise”. Esse é o tema de stress! Precisamos fazer isso da melhor maneira possível, sem perder de vista o quadrante seguinte.
Quadrante 2: Se é importante e não
urgente, agende quando fazer. Aqui estão os assuntos de “planejamento
estratégico”. É preciso ter visão de futuro, saber que os passos de hoje, se planejados, nos levam a lugares de sucesso!
Quadrante 3: Se não é importante e
urgente, delegue. Aqui estão as “interrupções” que nos atrapalham muito. Administre suas crises e delegue para se concentrar no que é prioridade mesmo!
Quadrante 4: Se não é importante nem
urgente, descarte. Aqui estão as “distrações” fatais para o seu sucesso. Se concentrar aqui é ser irresponsável nos negócios.
Segundo os autores renomados e o próprio
Stephen Covey o sucesso está efetivamente aquele que sabe priorizar o quadrante
2.
Ou seja, além de dar conta do que é importante e urgente, o sucesso está nas
mãos daquele que consegue planejar sua vida profissional, planejar seu
escritório de advocacia!
Vamos começar?
Grande abraço,
Luis Chacon
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leitor, por favor, identifique-se!