PARA ALUNOS DE DIREITO

Você é aluno de Direito, então fique ligado!

Neste BLOG muito conteúdo é importante para o seu futuro profissional, seja como estagiário, seja como advogado!

Quem se prepara para o mercado de trabalha mais cedo, certamente, alcança o sucesso mais rápido!

CADASTRE SEU EMAIL PARA RECEBER AS ATUALIZAÇÕES DO BLOG!

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon www.cmo.adv.br

22 comentários:

  1. Prezado Luis Fernando,
    sou estudante de direito, já no 7º período e entusiasmado com a área, porém atualmente já sou concursado, em área técnica muito diversa da jurídica e em escala, o que me impossibilita disponibilidade integral para um estágio. Sendo assim decidi realizar cursos complementares à faculdade para fortalecer o currículo. Tenho dúvidas quanto ao futuro profissional com relação ao que o mercado pesa mais. Compensar a falta de estágio com cursos extensivos é uma estratégia positiva?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Emmanuel, sua estratégia é positiva! Pense que, qualquer que seja o setor em que atua está tendo experiência profissional, desenvolvendo habilidades que também podem ser úteis na advocacia. Os cursos complementares, se bem focados e escolhidos com cautela, trarão para você uma visão bem bacana da prática! Oriento que no final do curso parta para uma Pós Graduação com foco prático! E, se possível, leia nossa obra sobre prática para estagiários!
    http://www.saraivajur.com.br/menuesquerdo/catalogoLivrosDetalhe.aspx?Obra=735269

    Tenho certeza que será positivo! Grande abraço e obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá Chacon, saudações! Espero que, contigo, tudo esteja harmonioso. Estou no 2º semestre do curso de Direito. Demorei um tempo para decidir que faculdade fazer. Acabei entrando por sempre ter mostrado inclinação para humanas, um caráter social. Minha personalidade sempre teve traços advocatícios, em casa sempre advogando nas causas familiares. Adoro a faculdade. Contudo, sinto repugna do que vejo na carreira. Vejo advogados, engomados, bitolados, formais demais, sérios em demasia, vaidosos e orgulhosos, e quando vejo o número de adjetivos negativos que encontro para caracterizá-los, preocupo-me. Você, que já está na área, trabalha com universitários, acredita em uma mudança quanto a isso? Será que devo persistir nessa causa? Sinto medo ao imaginar que só eu pense assim. Aqui na minha cidade... O conformismo impera, tradicionalismo arraigou! Quando discordam, logo acreditam que errados estão ao pensar que tem que mudar. Desculpe-me o furto do seu tempo hehe Estou sentindo a necessidade de saber isso, se possível, a seu ver. Abraços fraternos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,
      Saudações! Não acredito numa mudança futura, acredito que já está mudando, que já mudou! Até bati um papo com alguns colegas sobre isso, a nova advocacia a partir do novo perfil do advogado! Confira! http://www.facebook.com/BatePapoComAdvogados?fref=ts Grande abraço e fique tranquilo, acredito que o excesso relatado por você são impressões ou resquícios, apenas!

      Excluir
    2. Prezado colega estudante, sua pergunta deveria ser concluída com a frase "porque voce é assim?" porque tudo que voce fez foi descrever a personalidade do professor chacon na faculdade e no escritório.
      E vem falar que é só impressão? Se enxerga professor!!!

      Excluir
    3. Prezado anônimo II,
      Boa noite!
      Obrigado pela participação. Mesmo os comentários anônimos são bem vindos e até mesmo as criticas! Se agradarmos a todos devemos desconfiar, não é mesmo!? Mesmo os comentários agressivos são postados, em prol da liberdade de expressão e por que estou sempre disposto a mudar. Esse blog fiz para gratuitamente ajudar advogados em inicio de carreira e alunos de direito, adoro fazer isso! Mas, repito, agradar a todos nunca será fácil, se é que é possível. Continuarei sopesando os elogios e as criticas que aqui recebo, anônimas ou não. Portanto, volte sempre! Enquanto perceber que um só esteja sendo ajudado, continuarei. Grande abraço LUIS CHACON

      Excluir
  4. Olhando os posts antigos do blog, vi que você analisou os Editais de Edições anteriores do Exame de Ordem, e tenho uma dúvida em relação ao do X Exame, pode me ajudar, por favor?
    Sou aluna de uma faculdade federal que teve o calendário prejudicado em razão da paralisação nacional ocorrida em meados de 2012. Assim sendo, atualmente estou inscrita no oitavo período da faculdade, que, diante do calendário pós greve, termina no dia 27 de março, sendo as inscrições para o nono período entre 6 e 10 de abril, e o retorno efetivo às aulas somente no dia 22 de abril.
    Nos termos do edital, posso realizar o Exame, desde que, no nono período no momento da inscrição, mas não sei o que a OAB considera no nono período. Será que se eu me inscrever na Faculdade primeiro, e depois no Exame (cuja inscrição vai até o dia 08\04), isso conta?
    Mais ainda, existe uma parte que diz o seguinte, "in verbis":
    "1.4.4.2. Os estudantes do 9º (nono) e 10º (décimo) semestres que forem aprovados no X Exame de Ordem Unificado e ainda não concluíram o curso de graduação em Direito poderão retirar seus certificados de aprovação caso comprovem que têm previsão de conclusão do curso até o término do segundo semestre de 2013."
    Meu calendário acadêmico, friso que em razão da greve, se estenderá até dia 15 de janeiro de 2014, e portanto, só me formo efetivamente na graduação, em termos temporais, no primeiro semestre de 2014, ainda que para a faculdade, eu esteja cursando nada mais do que o segundo semestre de 2013.
    Gostaria, portanto, de saber se haverá algum problema em, fazendo esse exame e (se tudo der certo) passando, conseguir efetivamente a minha carteira de advogada.
    Desde já agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima, fiz uma postagem especial para lhe responder! Não desista de ser advogada e persiga esse sonho, mesmo que tenha que lutar, pois advogados vivem de lutas, ok? Sucesso e conte comigo!

      http://advocaciahoje.blogspot.com.br/2013/04/a-greve-os-alunos-das-federais-e-o.html

      Excluir
  5. Bom dia!
    Gostaria de saber, se quem está cursando o 7° semestre pode fazer o exame da ordem? E caso passe nas 2 fases, é possível pegar a carteira, ou terá que terminar o curso, tendo que fazer uma outra prova?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, Luis Fernando.
    Me interessei em receber as atualizações do blog por email, porém não encontrei o meio para me cadastrar aqui no site. Por favor, me indique como ou me cadastre aqui já.
    Meu email é ariel.abreu.cunha@gmail.com e, apesar do "Anônimo" em cima, meu nome é Ariel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariel, muito obrigado pelo contato! Criei novamente o link, está na página principal! Obrigado e divulgue nosso trabalho! Um abraço e sucesso!

      Excluir
  7. Prezado Luis Fernando Rabelo

    Passei no X exame, e a minha faculdade esta falindo, tive que fazer transferência para outra Universidade e estou todo enrolado por causa da grade curricular e não tenho como pegar declaração do 9 período. o que fazer? Preciso de ajuda!!!

    ResponderExcluir
  8. ola Professor, boa noite, hoje domingão, mais uma ritalina pra cabeça, amanhã prova de ciencia politica e teoria do estado, hehe, pois passarei mais uma noite, uma madrugada estudando pois confio em Deus, mas como dizem por ai a sorte favorece a mente treinada!!! desde o primeiro dia na faculdade (UNEMAT de Diamantino - MT antiga UNED do Ministro Gilmar Mendes), eu pus os meus pés sonhando em ser advogado, no entanto falta ainda 3 longos anos, e ainda pairam algumas dúvidas: professor quanto ao ramo da advocacia ou seja ser advogado audiêncista é um ramo lucrativo ? gostaria de saber qual ramo o Sr. indicaria, eu creio ter dom ou aptidão para tributario, ou previdenciario, ou trabalhista, gostaria de saber sua opiniao quanto a isso o que achas? qual melhor ramo... abraços... bom fim de domingo e uma abençoada semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muitos fatores a considerar... Siga estudando muito... Escolha aquilo que mais lhe agrada e para descobrir o que é busque estagiar...

      Excluir
  9. Prezado Luis Fernando,
    Estou cursando o 3ºperiodo de Direito e tenho uma entrevista marcada. Um amigo me falou que eles pedem para que a pessoa faça uma redação sobre qualquer assunto de Direito. Como estou no "início" do curso fico em dúvida, devo falar sobre algum assunto que faça parte da área de atuação da empresa ou de qualquer assunto?
    Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, espero que tenha dado tudo certo! O interessante é ser original, mas manter o foco naquilo que envolva você e a área ou o setor em que trabalhará, mostrando que conhece e pesquisou algo sobre isso. Evite exagerar na dose, mas mostre que está antenada! Sucesso!

      Excluir
  10. Podemos ter cursos jurídicos de pós-graduação, mesmo não tendo o curso de Direito na nossa faculdade?

    ResponderExcluir
  11. Prezado professor, sempre sonhei em ser advogado, desde minha 8ª séria já sonhava, as condições financeiras nunca me permitiram.Só agora aos 38 anos terminei Direito, perdi um pouco o foco e não fiz ainda o exame da OAB, preciso melhorar minha condição econômica de forma considerável no meu emprego atual o salário é pequeno, sei que nada terei a perder na advocacia, só a ganhar o que me inquieta é o quanto o advogados reclamam nos nosso ouvidos, fico pensando que pra começar terei muitas dificuldades, mas confesso: sequer faço concursos pois não me imagino por trás de um birô de uma repartição seja ela qual for, visualizo sim meu escritório,bem organizado, digno,bem cuidado e eu a atender as pessoas, me imagino no tribunal do júri, tenho defesas na cabeça,rsrs, sempre vou aos júris e fico me imaginando no plenário fazendo a defesa no caso concreto. Vou buscar aprovação agora no exame da OAB.Quero sua opinião por gentileza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga seu sonho, dedique-se! Sempre há uma boa oportunidade.Sucesso!

      Excluir

Leitor, por favor, identifique-se!