16 de maio de 2013

Como começar a advogar? Como montar meu escritório de advocacia?

COMO COMEÇAR A ADVOGAR?

Essa é uma pergunta que intriga muita gente nos últimos anos da faculdade de Direito ou até mesmo a partir do 6o ano, quando o aluno realmente reconhece que passar no Exame da OAB era somente o primeiro obstáculo dessa corrida gratificante que é a advocacia! Esse é um tema que tenho tratado em algumas subseções da OAB SP. Tratei sobre ele neste ano na Casa do Advogado de Cruzeiro SP. A última palestra, com a casa lotada, foi na Casa do Advogado de São José dos Campos (foto acima - estou do lado do Professor Fábio Cáceres, no canto direito, primeira carteira da primeira fileira)

Vou tentar, como de fato tenho feito, com uma postagem simples e direta, auxiliar você que está nessa situação ou estará nela no futuro. Certamente será útil até para aqueles que já estão advogando e pensam num reposicionamento. Planejamento é a palavra chave. O roteiro básico pode ser assim descrito:

1 - COM QUEM?

Os critérios que podem ajudar a definir os seus parceiros nesta empreitada são a afeição (necessária à constituição de sociedades formais ou informais), a experiência de cada um dos envolvidos e a complementação que, entre si, realizam.

A afeição pode ser vista sob o ponto de vista pessoal, de afinidade, relacionamentos familiares, amizades, parcerias que surgiram na faculdade. A experiência é também algo importante a considerar, pois combinar experiências distintas pode ser uma boa complementação, mas também pode distanciar demais os objetivos coletivos que se iniciam. Um advogado recém formado se reunir em sociedade com um advogado de muitos anos de carreira pode trazer alguma dificuldade em relação ao estilo de advogar e de pensar a advocacia, por exemplo, mas pode ser muito útil em relação a outros aspectos. Pondere isso também! Em terceiro lugar, e no meu ponto de vista, mais importante, a complementação! Seu sócio (formal ou não) deve complementá-lo, deve ter alguma habilidade que você não tem e vice versa. A soma das habilidades e conhecimentos técnicos deve realmente fortalecer o grupo. Alguém terá que ter o tino comercial, outro o financeiro, outro o domínio da técnica jurídica, etc. Pense nisso tudo antes de escolher com quem montar seu escritório!

2 - CRIAR UMA SOCIEDADE?

Alguns podem até pensar em começar sozinho, eu não aconselho, salvo exceções que assim justifiquem. A parceria reforça o início da carreira, e se estão todos começando a ajuda entre si será muito útil e salutar!

Mas, também não é preciso ir de cara abrindo uma sociedade de advogados inscrita na OAB! Vamos começar reduzindo custos, até por que no início essa regularidade não será obstáculo para o desenvolvimento do escritório.

Pense numa sociedade informal devidamente instrumentalizada, com um contrato assinado pelas partes, definindo com exatidão as regras básicas da relação que se inicia, os investimentos, a forma de participação nos resultados, nos honorários, a divisão de tarefas não jurídicas e de administração do escritório, etc. Quanto mais detalhado, menor a chance de conflitos futuros.

Se você ainda não encontrou alguém para a sociedade, se ainda não tem essa segurança e quer conhecer as pessoas, no começo, pense no compartilhamento de espaços (divisão de custos, mas cada um por si nos lucros e clientes)! Veja o que já escrevi sobre compartilhamento de espaços comuns: coworking.

3 - ONDE ABRIR MEU ESCRITÓRIO?

No começo da carreira a localização pode ser um fator importante para que o advogado se torne conhecido, esteja em local de fácil acesso e visibilidade do seu público alvo. Com o tempo certamente isso se tornará desnecessário, pois uma carteira de clientes ajudará a manter a rotatividade e a entrada de novos clientes.

Ao escolher o lugar pense: no custo (será o principal custo no início da carreira e é preciso provisionar algo, pelo menos começar com 3 aluguéis pagos), no público alvo (quem você pretende que vá ao seu escritório), na logística sua (fórum, xerox, ponto de ônibus, vaga de estacionamento), na logística do cliente (idem), na visibilidade que o local gera (pessoas devem passar por ali e ver que você já é advogado), nos vizinhos que podem contribuir para sua imagem, ou não, etc.

Logicamente que estas definições dependem de um bom planejamento estratégico do seu escritório. Veja dicas básicas que deixei aqui: planejando seu escritório de advocacia.

4 - EM QUE ÁREAS ATUAR?

No começo não vale tudo, acredite! É preciso ter um plano e começar a focar no plano desde o início! Lógico que, para pagar as contas, será necessária alguma flexibilidade, mas sem se desviar do perfil. E, também, considere, que os fatores externos podem mudar o rumo do seu planejamento, exigindo uma readequação que mudará seu futuro! Esteja planejado e preparado para mudar o plano!

Pense no seguinte: se formaram uma sociedade e cada um fizer algo diferente, juntos farão várias áreas! Essa diversidade de atuação dos colegas pode fortalecer o portfólio de serviços do escritório. Um faz previdenciário, o outro família e o terceiro a área criminal. São três públicos distintos que, sozinho, talvez você não atenderia (pelo menos não atenderia com qualidade técnica desejada a formar uma carteira de clientes satisfeita).

Pense em começar advogando para a Assistência Judiciária/ Convênio da Procuradoria do Estado, como acontece no Estado de São Paulo. Veja alguma razão nesse texto: Começar atendendo clientes da assistência judiciária gratuita é uma boa!

5 - MAIS IMPORTANTE!

Preocupe-se com a qualidade do serviço não jurídico que você presta. Atendimento do cliente, feedback e outras regras de ouro da prestação de serviços podem ser a chave do seu sucesso e um grande diferencial!

Já publiquei bastante sobre isso no BLOG, confira!




Só desejo uma coisa! Sucesso! Se possível, deixe seu testemunho aqui, compartilhe suas experiências positivas e vamos todos em frente!


Conheça meu mais novo livro:
2a Edição - PRÁTICA PROCESSUAL CIVIL - SARAIVA

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon

33 comentários:

  1. Gostei das dicas! Estou pesando em abrir meu escritório grande abraço. Edson Menezes

    ResponderExcluir
  2. Não me recordo a figura que disse se tratar de generosidade, coerência e humildade o tripé para se viver bem.
    Sua iniciativa é de um estupenda generosidade.
    Parabéns e Adiante.
    Herbert R T Medeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Herbert, muito obrigado! Espero que isso seja muito útil para colegas. Precisamos colaborar com as pessoas, ainda mais quando se trata de pessoas que atuam na mesma carreira que a gente, ainda mais uma carreira importantíssima, mas nem tão bem valorizada! Um abraço

      Excluir
  3. Obrigada pelo nobre gesto. Dicas valiosas!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas, e vou seguir. Me formo agora no final do ano e como todo recém formado no início de carreira fica mais perdido do que cego em tiroteio, mais de uma coisa tenho certeza, VAI DAR TUDO CERTO! Por que quando agente se prepara para alguma coisa e o faz com amor a probabilidade de dar errado é mínima. Obrigada pelas informações que foram muito úteis e necessárias para esse começo de um grande SUCESSO...!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei muito com a parte de ter um sócio muito mais velho e experiente, pois me formei e fui trabalhar com um adv que se formou em 68. A experiência têm muitos pontos positivos, mas há também os negativos, pois tendem a ditar como você deve fazer e nem sempre concordo. Quando você acaba de se forar, sem experiência alguma, não tem nada para perder, só ganhar (experiência e dinheiro), mas com o passar do tempo senti necessidade de trilhar o meu próprio caminho, da maneira como acho mais adequado, porém serei eternamente grata a ele. Dicas muito valiosas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Caro colega, sou soldado da policia militar do SP, aprovado no VIII Exame de Ordem Unificado e qdo falo com outros advogados que pretendo exercer a advocacia sempre, ou na maioria das vees,escuto que " Vc é doido". De forma que gera certa insegurança e medo, diante deste cenário há alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso ter foco e decidir. Muitos guardam dinheiro e ganham experiência com a carreira militar para depois advogar.

      Excluir
  7. Dicas muito valiosas. Estou buscando informações para abrir um escritório de advocacia. Escritório este que estará sendo instalado em sociedade. Suas dicas estarão sendo exposta na próxima reunião faremos, suas dicas com certeza será de grande aproveitamento.Inclusive vou passá-las para outros colegas que como eu estão na busca de conhecimentos para entrar no mercado. Sem esquecer que também que outras dicas valiosas são: O comportamento ético, humildade, generosidade, eficiência, estar sempre se atualizando entre outros importantes requisitos para ter uma boa atuação na carreira jurídica e dessa forma, alcançar o reconhecimento tendo como consequência sucesso profissional.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, sinceridade, acho que muitos são recém formados, mas pelo menos na minha cidade que é um Pólo, uma Metrópole, não há vez para pequenos escritórios, defensoria pública nem pensar e a maioria não tem $$ para pagar, pura ilusão pensar que se dará bem logo de cara, os processos são extremamente demorados e os juízes em sua grande maioria esqueceram o Código em casa, fazem o que querem. Um verdadeiro inferno, o resultado da Ação vem depois de 3 a 4 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, discordo e muito. É preciso conhecer o cenário, ter um objetivo, planejar e persistir. Há espaço na advocacia, mesmo que tempo seja um ingrediente necessário.

      Excluir
  9. Muito boa as dicas, logo quero montar meu escritório...

    ResponderExcluir
  10. Olá, me formei esse ano. Estamos pensando em abrir uma assistência jurídica.
    Gostei muito das dicas.
    Estamos em início de projeto, trabalho com vendas e estou um pouco receosa em deixar o meu fixo para partir para uma área nova, e o investimento que pretendemos é alto. Alguma dica?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Helena, boa tarde! Obrigado pelo contato! Acho interessante manter as duas atividades para aproveitar até que a advocacia ganhe peso. Além disso, a primeira pode ajudar não só financeiramente, como na captação! Sucesso!

      Excluir
  11. Parabéns pelo artigo! De fato é um norte para quem está iniciando! Que Deus lhe de em dobro! Sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Isso chama-se desprendimento. Boas dicas.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a postagem.
    Fui aprovado no exame VIII, atualmente estou afastado da PM e trabalhando a 4 mrses em um esc de amigos.
    Estou montando minha convicção e nos próximos meses vou montar uma sociedade informal(começo) junto com um amigo que tbém é PM.
    Sucesso para todos.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a postagem!

    Me abril um leque de opções, ainda estou concluindo a faculdade, mas já fui aprovado no XI exame e estou aguardando a colação de grau na faculdade.
    Pairava a dúvida. Abrir meu escritório ou atender na Assistência Judiciaria?
    Após ler alguns posts, decidi por inciar minha carreira na Assistência Judiciária, muito embora já venha fazendo isso no dois últimos anos da faculdade junto ao EAJ da própria instituição.

    ResponderExcluir
  15. Gostei das dicas, obrigado!!

    ResponderExcluir
  16. Estou em um dilema grande. Sou advogado iniciante e hoje em dia estou trabalhando um expediente com colegas da faculdade, mas não estou me sentido confortável com a situação em que me encontro hoje. Estou pensando em sair e entrar em sociedade com um amigo, que ainda é estudante de Direito do 5º período mais que já trabalhou 5 anos em um escritório renomado como captador de clientes. Ele é um grande captador de clientes junto ao INSS e na área trabalhista. Acho que seria ideal, pois não sou muito bom nessa parte de captação de clientes. Qual a opinião de vocês nesse meu caso.

    ResponderExcluir
  17. As dicas são ótimas. Eu iniciei na advocacia este ano, no inicio tive medo e não quis atuar, mas há dois meses comecei a trabalhar com um advogado formado em 94 e já estou encontrando dificuldades em me adaptar aos costumes e opiniões formadas do mesmo, por isso decide adquiri mais um pouco de experiência lá e depois montar um escritório p trabalhar sozinha já que não possuo amigos messa area...

    ResponderExcluir
  18. Olá, Muito interessante suas dicas. Eu me formo daqui 2 anos, e eu queria saber sua opinião sobre a minha idéia. Quero abrir um escritório, contratar novos advogados, já com a OAB, trago clientes , e tenho muito conhecimento na área comercial, e enquanto estudo Direito aprendo no meu próprio escritório. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escritório de advocacia é atividade privativa de advogado, portanto, é preciso ter OAB para providenciar essa abertura. Estágio é a saída! Sucesso

      Excluir
  19. Prezado Dr. Luis Fernando Rabelo Chacon, que excelência! O blog é maravilhoso e seu livro ainda melhor, vista a facilidade na localização dos temas.
    Tenho um questionamento: quando trata de abertura de uma sociedade informal, neste caso, refere-se a apenas um contrato em que as regras serão estipuladas, mas em que cada advogado atuará por conta?
    Questiono, pois minha duvida é no sentido de ser possível advogar com o nome de uma sociedade de advogados, ainda não inscrita na OAB.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karina, muito obrigado! É bom ler isto! Olha, enquanto não registrado não existe uma sociedade, certo, apenas uma reunião em busca de objetivos individuais através de compartilhamentos que, no futuro, podem gerar uma sociedade. Portanto, se não há sociedade formalizada, cada um advoga com seu nome individual, ok! Um abraço, sucesso!

      Excluir
  20. Em toda e qualquer Profissão, encontraremos bons e maus profissionais, o mercado esta e estará sempre concorrido, isto ocorre, desde que o mundo é mundo. Mas é você quem tem que acreditar no seu potencial e fazer a sua diferença, pois quando se faz algo vocacionado e com Vontade, com prazer, vc supera as diferenças..... Força e Fé......
    Roberto F

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde.
    ou Adv e trilhei este caminha com muita dificuldade. No início do curso de direito, a mensalidade era exorbitante, mau dava para manter minha familia e pagar as mensalidades. Muitas vezes pensei: o que estou fazendo aqui, devo ser louco. Mas, com ajuda da famlia, que pacientemente aceitou esta jornada de um operário, rumo a esta profissão de maior nobreza. Por quantas vezes deixei de comer para comprar um livro, do mais simpres possível, sacrifiquei momentos com meus filhos, e com a minha esposa, momentos estes, que jamais voltarão. Cada semestre era uma parede que tinha de quebrar, desde dificuldade no conhecimento, até no financeiro, que este sim faz qualquer um sucumbir-se a ele, além do mais, tivi de me submeter aos preconceitos exacerbados dos que ate hoje acreditam ser o unico a exercer esta profissão. Hoje,de posse da tão sonhada carteira, me deparo com a dificuldade de caminhar rumo ao exercicio da função. Portado, nobres colegas, qualquer entrave que vier, sei que a vencerei. Por isso devemos enxergar um cliente com determinado problema, como um aprendizado, e não apenas como valor numérico.

    ResponderExcluir
  22. Realmente é mta insegurança...dicas maravilhosas...obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Caco, sempre ouço e vejo o espanto dos advogados já na lida diária de que é terrível. que nós os principiantes devemos fazer concursos,que é muito estressante e que não vale a pena, no entanto sempre os vejo trocando seu carros por outros bem melhores,investindo,em imóveis,coisas assim, mas sempre dizem pra não entrarmos ,kkkk pura balela.

    ResponderExcluir
  24. Olá Bom dia
    Gostei muito da matéria, sobre inicio da carreira,porém a minha dúvida e preocupação é a respeito do trabalho em si. No meu caso, eu não estagiei enquanto fiz o curso de Direito, então não sei nem como atender um cliente, o que tenho que perguntar, ou seja, como dar o primeiro passo....Como posso fazer?

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!