29 de outubro de 2012

Prática Forense para Estagiários (Fortaleza - Ceará)


Caros leitores ligados nos temas atuais da advocacia!

Sabemos que uma Faculdade de Direito geralmente não forma seus alunos para efetivamente atuar no mercado de trabalho, principalmente, naqueles temas mais comuns como a elaboração de currículo, entrevista de emprego, gestão do próprio negócio, etc. Essa temática toda tem se fortalecido em eventos por todo o Brasil.

Em setembro estive em Joinville (SC) para falar com advogados sobre como colocar preço nos serviços advocatícios (confira aqui).

Neste último final de semana estive em Fortaleza (Ceará) no I Workshop de Prática Forense para Estagiários a convite da Editora Saraiva em parceria com o Juris Curso, um curso presencial que tem inovado nos temas de formação para alunos de direito e advogados daquela capital.

Você já leu nesse BLOG como montar seu currículo? Técnicas de oratória? Técnicas de negociação? A pessoalidade na gestão do cliente de escritórios de advocacia? Especialidade na advocacia, um jeito Nike de ser? Estes são exemplos de temas que já publiquei justamente para ajudá-los nessa formação que começa a surgir no Brasil inteiro e que certamente fará a diferença na sua carreira!

Na foto os vencedores que ficaram até o final do sábado!
Neste último evento, no Ceará, o objetivo principal foi tratar de temas relacionados com a empregabilidade e a formação para o mercado de trabalho. Os quase 200 universitários presentes, de várias faculdades daquela cidade, participaram ativamente com perguntas e questionamentos. 

O primeiro tema se relacionou com a elaboração do Currículo e a busca por uma oportunidade de estágio ou emprego na área jurídica. Na parte da tarde tratamos de outros temas como a oratória, a elaboração de petições e a gestão do cliente na advocacia. 

Cada tema foi recheado de questões e dicas práticas. O que fazer e o que não fazer nessa ou naquela situação. Postura e uso da pausa e do gestos na oratória. A adequação do currículo à vaga desejada. As 5 etapas para redigir uma petição inicial. A importância do sigilo e co feedback na gestão do cliente.

Aproveito a oportunidade para parabenizar minha co-autora da obra que fundamenta este Workshop: a amiga e brilhante professora Luiza Sá Sodero!


Conforme prometi aos presentes faria essa postagem para que pudessem comentar o evento e fazer o download dos slides!

Aproveite os slides! Abaixe clicando aqui

E se você participou do evento, o que achou!?

Deixe seu comentário ali embaixo, no BLOG!

Força, foco e fé!

Grande abraço,

Professor Luis Chacon


Leia também neste Blog:

Como alcançar uma vaga no mercado de trabalho? 

Dicas prática para elaboração do seu TCC!

O cliente na advocacia: sigilo e feedback!

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon www.cmo.adv.br

13 comentários:

  1. Parabéns ao professor Luis Chacon pela excelente palestra! Recomendo a todos!

    ResponderExcluir
  2. A palestra, o livro, o blog, enfim o senhor se garante! Parabéns, volte sempre que puder a Fortaleza.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, caro professor. O fato de ter conseguindo nos segurar até o final, mostra o quanto sua palestra foi interessante. Volte mais vezes a Fortaleza, e apresente-nos outros temas do nosso amado Direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma, obrigado! Foi duro na queda segurar aquela turma einh! Mas, vocês foram fantásticos! Sucesso!

      Excluir
  4. Oi Chacon, como vai?

    Eu gostei muito da sua palestra no workshop de Fortaleza.
    Voce abriu uma luz muito grande para os estagiarios.
    Gostaria de lhe parabenizar pela sua competencia e simpatia!
    Venha novamente à minha cidade, fazer um outro seminario.
    Tenho certeza que nós ( estudantes de direito ) vamos adorar.
    Tudo de bom!
    Beijos

    Debora Ohana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Debora, obrigado pelo carinho! Voltarei assim que vocês organizarem um bate bola aí, ok? rs Fico na certeza de que fiz o melhor! Sucesso pra você!

      Excluir
  5. Parabéns professor, tenho certeza que sua palestra foi de grande proveito para todos que estavam lá presentes, ela veio a tirar várias dúvidas que eram pertinentes na forma de elaboração de um currículo.
    Júnior Torres

    ResponderExcluir
  6. Estamos aqui para pedir a ajuda de vocês sobre um fato escandaloso que ocorreu no último dia 21/10, na 2ª fase do VIII Exame de Ordem:
    O Exame de Ordem é organizado em duas fases distintas. A primeira aborda todas as disciplinas conjuntamente, em prova de múltipla escolha, com 80 questões, sendo aprovado aquele que obtiver 50% de acertos. Superada essa fase, o bacharel se submete a uma prova prática, mas específica - escolhe uma disciplina dentre as áreas do Direito: Trabalho, Penal, Civil, Administrativo, Tributário, Constitucional e Empresarial.

    Essa segunda fase inclui a redação de uma peça profissional conforme caso hipotético proposto (uma "ação") e quatro questões discursivas, para resposta e fundamentação. São atribuídos 5 pontos à peça profissional e outros 5 nas questões, somando-se 10 pontos. O bacharel que obtiver 6 pontos (60%) será aprovado.

    Contudo, caso o candidato formule a peça ("ação") equivocada, estará liminarmente excluído do Exame, sendo submetido novamente à primeira fase.

    Infelizmente, no último dia 21/10/2012, a Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Fundação Getúlio Vergas, elaborou, na prova de 2ª fase de Direito Tributário), questão sobre matéria que não integra o seu edital!
    Na peça prático-profissional (que vale 5 pontos) foi exigido um Agravo de Instrumento (recurso), que não consta no edital da matéria, sendo que consta no edital de todas as outras matérias!
    Tal fato fará com que a maioria dos examinando de Direito Tributário seja liminarmente reprovada, diante do erro de indicação da peça adequada.
    Vale ressaltar que para participar do referido Exame é necessário estar cursando o último ano do curso, ou já tê-lo concluído e PAGAR o valor de R$ 200,00 pela inscrição, sendo que os inscritos em Direito Tributário correspondem mais ou menos a 10% dos inscritos (total de 117.872), façamos as contas..
    Por este motivo, pedimos a colaboração de todos para que assinem nossa petição (que pretende anular a peça) contra este absurdo!
    http://www.peticaopublica.com/PeticaoAssinar.aspx?pi=P2012N30837

    ResponderExcluir
  7. O evento foi excelente! Foi um estímulo para todo estudante de Direito, principalmente no início do curso, que é o meu caso. Os temas abordados, tanto no livro como na palestra, foram bem selecionado e democrático à todos os níveis de conhecimento e período do curso.
    Parabéns, professor Chacon.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Tião Nunes, obrigado! Fico muito feliz de ter contribuído desta forma! Espero novo convite para retornar a Fortaleza! Grande abraço

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!