29 de setembro de 2013

Dicas sobre como selecionar e preparar estagiários de advocacia.

Ontem (28/09) lecionei o tema Acidente do Trabalho para uma turma de Pós Graduação em Direito Empresarial. Em um dos intervalos um colega, advogado, me procurou.

Ele me disse que estava com muita dificuldade para selecionar estagiário para trabalhar em seu escritório. Descreveu que o volume de serviço estava crescendo e que precisava de alguém para apoiá-lo no cotidiano, que tivesse capacidade de redigir pequenas peças e até mesmo lidar com os clientes na sua ausência, na entrega de documentos, esclarecimentos e outros assuntos simples. O que eu disse para ele? Que contratar um estagiário nem sempre é uma coisa fácil.

Os advogados, gestores de escritórios de advocacia, geralmente aprendem praticando, acertam, erram e aprendem, pois como sempre esclarecemos em nosso blog, estes temas não nos ensinam nos bancos da faculdade de Direito e temos que ir aprendendo com a vida profissional.

A fixação de um perfil desejado, a leitura do currículo, a entrevista com o candidato e a decisão final são as 4 peças fundamentais na contratação e, realmente, com a prática vamos observando os erros e os acertos e afiando nossa capacidade de escolher o estagiário certo.

O principal item, entretanto, é o seguinte: qual é o perfil desejado. Se o advogado não sabe exatamente o que está procurando terá muito mais dificuldade de encontrar o que deseja. Por isso, é fundamental fixar o perfil de estagiário que você pretende contratar. O que ele irá realizar no escritório? Atividade externas? Elaborará petições e pesquisas? Trabalhará com o Excel? Emitirá guias de recolhimentos? Estabelecerá contato com o cliente? Essas perguntas e suas respostas podem ajudar você a definir "quem é o estagiário que você precisa". Esse é o primeiro passo e, caso não seja feito com cuidado, arruinará certamente a sua contratação.

O segundo e primordial passo é a correta divulgação da vaga. Se você tem o perfil desejado preocupe-se em salientar isso na divulgação da vaga. Até para evitar que candidatos totalmente fora do perfil se candidatem e com isso você gaste tempo com essa seleção. Uma vaga bem definida e uma vaga bem divulgada vai certamente ajudá-lo a alcançar a melhor seleção possível.

No dia da entrevista preocupe-se com coisas básicas e comportamentais. Vestimenta, oratória, postura, educação, cordialidade, capacidade de compreensão e exposição, pontualidade, pró atividade e outros fatores fazem a diferença na hora de perceber quem tem o perfil adequado. Isso é muito mais importante do que realmente estar preocupado com o conhecimento que o candidato tem acerca do uso do Excel, da elaboração e pagamento de guias de custas judiciais, bem como qualquer conhecimento técnico jurídico que ele pode lhe entregar. Até por que, esse conhecimento prático você pode ensinar e ou pode contar com o apoio de cursos e livros específicos para isso.

Então, (1) entenda o que você precisa e defina o perfil do estagiário a ser contratado, (2) divulgue corretamente a vaga de modo a permitir que os candidatos se identifiquem ou se excluam, melhorando a sua seleção e (3) na entrevista procure identificar questões comportamentais e habilidades outras que não estão relacionadas com a técnica jurídica em si, pois é melhor um estagiário que tenha bons comportamentos e posturas e que possa aprender as questões técnicas com o tempo, do que um excelente técnico que tenha comportamentos e posturas inadequadas. Será muito mais fácil ensinar a técnica do que ensinar o comportamento.

E, agora, pergunte-se: como treinar inicialmente o meu estagiário nas questões técnicas e nas questões comportamentais? Como solicitar que ele procure conhecer o formato adequado do recolhimento de custas processuais ou como ele pode aprender um pouco mais sobre oratória, vestimenta e até mesmo redação forense?

Ao escolher o candidato ideal, busque no mercado cursos e livros específicos, peça que o estagiário contratado frequente o curso e leia o livro, verifique depois como foi, esteja sempre perto, treinando constantemente esse estagiário! Ele pode se tornar um braço direito, um advogado associado ou até mesmo um sócio! Investir em pessoas é essencial!

Perceba, não adianta somente contratar seu estagiário ideal. Ele se tornará ideal com o tempo. É preciso formá-lo dando a ele a chance de efetivamente aprender, e não somente repetir atos e seguir ordens. É preciso efetivamente delegar a ele atividades e responsabilidades. É preciso treiná-lo. Para tanto, conte com algumas soluções existentes e que serão úteis com certeza!

Um bom livro: a Editora Saraiva me convidou no ano passado para escrever um livro voltado para estagiários. Nasceu o livro "Prática Forense para Estagiários". Ele tem um conteúdo muito amplo, muito adequado e muito focado no treinamento de estagiários. Há capítulos sobre redação forense, sobre oratória, sobre processo e procedimento, sobre ambientes forenses, até mesmo sobre gestão do cliente e gestão de prazos processuais. Tenho certeza que o estagiário que lê e aplica o conteúdo do livro está efetivamente um passo à frente dos demais e pode ajudar muito mais seu escritório. Conheça o livro e o sumário dele no seguinte link: prática forense para estagiários. Presentei seu estagiário com esse livro!

Um bom curso: acredito que, além do livro indicado, seria muito interessante propiciar ao seu estagiário um convívio com professores-profissionais que estejam empenhados em ajudar o seu estagiário a conhecer a rotina essencial do escritório. Isso até vai lhe poupar tempo, pois sabemos que com a vida corrida muita coisa que deveríamos ensinar com calma ao estagiário passa como um furacão. Quem perde? O seu negócio, o escritório! Então, conheça esse curso inovador do meu colega Everton Zadikian, promovido pela Escola Superior de Direito, detalhado no cartaz ao lado. Inscreva seu estagiário!

Acho que é isso pessoal! Escritórios de advocacia são formados por pessoas! Então, selecionar bem seus colaboradores é essencial! Treiná-los, também!

Sucesso!

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitor, por favor, identifique-se!