11 de maio de 2013

Exame da OAB : passei no 8o semestre, e agora? MS?

Amigos,

Sempre que sai um resultado de Exame da OAB o blog é muito procurado por alunos que prestaram a primeira fase ainda no OITAVO semestre, passaram e foram aprovados, mas se surpreendem quando a Seccional da OAB lhes nega o devido certificado de aprovação. Já pensou? Passar, mas não passar no exame?

Nas postagens sobre o edital já publicadas neste blog tem muita dica nos comentários, úteis e até desesperadoras! Dê uma olhada a partir dessa: leia aqui!

Hoje recebi uma mensagem de um leitor, ALAN JUDSON, o desesperado por informações sobre o que fazer se foi aprovado no Exame e estava no 8o semestre quando da primeira fase! Ele nos enviou, no maior espirito colaborativo, a seguinte noticia com uma decisão em MS na integra, exigindo que a OAB conceda o certificado de aprovação a aluno naquela condição.

Sirva-se à vontade! Obrigado Alan! Que seja a tábua de salvação de muitos, pois quem PASSA PASSA não é mesmo! Grande abraço 




10 comentários:

  1. Consegui receber o meu certificado de aprovação administrativamente, mas para os colegas que tiveram o pedido negado, sem dúvida terão um excelente precedente para fundamentar o MS.Devemos agradecer ao amigo Alan Judson e ao Dr. Fernando pelo espaço oferecido aos estudantes que buscam garantir os seus direitos. Desejo boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr. Fernando,ontem peguei o certificado de aprovação, mesmo estando enquadrado nas circunstâncias acima descritas(fora das regras do edital), porém, só concluirei o curso em Dezembro(estou no 9 período). Terei problemas para me inscrever na ordem? Um fraterno abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! não vejo problema não, o certificado de aprovação e a colação de grau é que será norteadores do pedido de inscrição! Inclusive, posso pedir a inscrição depois de passado um bom tempo da aprovação, não sou obrigado a usar o certificado imediatamente! Fique tranquila!

      Excluir
  3. Bom, desta vez o edital é expresso, tem que estar na nona ou décima etapa no momento da inscrição!! Estas são as regras do jogo. Também estou na mesma situação (passei no exame, e estou no 8º semestre). Lamento, mas acho que não cabe MS. =(

    ResponderExcluir
  4. Denise, alguns tentam o MS. Realmente, concordo, que a OAB tem alterado o edital e tornando-o mais objetivo e claro, evita essa saída! Grande abraço e obrigado pela colaboração!

    ResponderExcluir
  5. Dr. Boa noite !! passei nesse exame e estou no 9 semestre, por causa da oab faltei muito na facul este semestre e estou com medo de pegar alguma DP por falta, enfim se isso acontecer minha facul so deixara eu fazer a dp apos JULHO, pq no 10 semestre vc nao pode cursar NENHUMA DP, CORRO O RISCO DE PERDER MINHA OAB, SE NAO COLAR GRAU ATE JULHO ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja o que diz o edital do seu exame. Veja se consegue o certificado de aprovação e questione sobre a validade dele. Abraços

      Excluir
  6. Boa Noite, Dr. Luiz Fernando. Minha situação é a seguinte: Passei na primeira fase da OAB unificada XII e acredito que tenho grande chances de passar na segunda, ocorre que eu estou fazendo 8º período na faculdade (faltam 14 matérias para me formar), de modo que conseguiria, com muita dificuldade formar até julho. Minhas dúvidas são as seguintes: 1) Se eu não passar na segunda fase, aproveitaria a primeira fase para o próximo exame, mesmo que não tivesse concluído o 8º período na data da inscrição?2) Se sim, ao final da próxima etapa, conseguiria o certificado? 3) Se passar na segunda fase, e me formar ano que vem conseguiria pegar o certificado? 4) Se me formar em julho, ainda que na data da inscrição estivesse cursando 8º período, conseguiria pegar o certificado?
    Desde Já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi na segunda fase? Alguma novidade? Aguardo!

      Excluir
    2. Acho que sai bem! De todo modo ainda não há uma resposta certa para minha dúvida Alguns julgam ser inconstitucional que os requisitos para a aprovação sejam cobrados na data da inscrição, nos termos da súmula 266 do STJ, outros argumentam que, por não se tratar de um concurso público, a OAB não está vinculada... De todo modo, tenho que esperar.
      Qualquer novidade, deixe-me a par!
      Muito obrigada!

      Excluir

Leitor, por favor, identifique-se!