8 de março de 2013

Mulheres advogadas! Razão ou emoção? Ou os dois?

As mulheres advogadas merecem todo nosso apoio!

O meu livro mais recente de prática forense tem o prefácio de uma Advogada especializada em gestão de escritórios de advocacia, Lara Selem. Ela é do grupo Estratégia na Advocacia. Convidei essa fera na gestão legal, pois alguns capítulos do livro tratam disso.


As mulheres advogadas merecem todo nosso apoio! 

Outro dia publiquei aqui um texto da Flávia Malheiros sobre as advogadas na gestão de escritórios (Advogadas no comando). Se não leu, confira aqui. Tenho percebido que ela é uma advogada dedicada e muito a conhecer, dominar e aplicar boas técnicas de gestão legal e por isso fiz o convite para escrever em nosso blog.

As mulheres advogadas merecem todo nosso apoio!


Minha esposa é advogada e nesse momento está fazendo uma audiência num divórcio (um bom litígio) e tentará liberar uns ofícios no Cartório depois para o desbloqueio de protestos de um cliente. Mas, hoje já foi mãe e esposa pela manhã, advogada tem disso, não? Por essas e por outras, merecem nosso reconhecimento neste blog!

Adoro quando posso ler algum texto do grupo Jurídico de Saias, pois tenho muita experiência para aprender com aquelas feras na condução de grandes departamentos jurídicos! Conhece esse grupo de advogadas? Então veja aqui nessa reportagem da Você S/A.


Hoje recebi um texto da advogada do RS, Fernanda Passini. Ela é blogueira também: Falando sobre Direito. Um ótimo texto para ser publicado no dia de hoje, sobre a participação da mulher no mercado de trabalho, na advocacia e nas carreiras jurídicas! Vale ler:


A MULHER ADVOGADA!

                A cada ano que passa a presença das mulheres no mercado de trabalho se mostra mais efetiva. Ela atua nos mais diversos campos, inclusive naqueles tradicionalmente ditos exclusivos dos homens.

                No Direito não poderia ser diferente, crescendo o número de mulheres que optam por este ramo de atuação.  E neste, se fazem presentes nos Escritórios de Advocacia, no Poder Judiciário, no Ministério Público, nas Delegacias de Polícia, enfim... em todas as carreiras que o Direito possibilita.

                Mas focando na ADVOGADA, personagem que reflete a minha experiência profissional, descobri que a primeira advogada surgiu em Roma, Carphania era seu nome. Ela surge como uma profissional que defendia suas causas com empenho e emoção. Percebemos então, que a figura da MULHER ADVOGADA nasce juntamente com o DIREITO.  Nós, mulheres, nos fizemos presentes desde o início, ao contrário do que muitos de nós pensávamos.

                E como descrever essa profissional do Direito? Alguns afirmam que as mulheres ao advogar atuam e defendem suas causas utilizando não só a razão, mas também a emoção e sensibilidade,  que nos são atribuídas como características muito fortes. Por alguns, visto como um ponto positivo e, por outros, razão de críticas.

                Alguns, embora reconheçam esse traço, nos julgam mais fortes, determinadas e capazes de exercer e cumprir as diversas atribuições que se apresentam no nosso dia a dia.

                Sinceramente, eu mesma não consigo definir traços específicos e diferenciações entre mulheres e homens advogados. Acredito sim, que cada pessoa tem suas características e sua personalidade, as quais, estas sim, vão refletir na forma de atuação e exercício da profissão.

                A verdade é que há espaço para todos que fazem o que amam e que se dedicam a sua profissão, atendendo cada cliente como único e com a atenção merecida.

                É claro que até aqui, por questões culturais, a mulher precisou quebrar alguns preconceitos e provar sua capacidade aos que duvidavam. Mas agora cabe a nós atuarmos com responsabilidade e dedicação, desempenhando nosso papel na Sociedade. Assim, nossos atos refletirão não só uma realização pessoal, mas também o agradecimento àquelas mulheres que batalharam pra que hoje tenhamos nosso espaço.

E como não podemos deixar em branco as conquistas até aqui alcançadas, bem como a data de hoje, PARABENIZO A TODAS AS MULHERES, ADVOGADAS OU NÃO, pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER.  SUCESSO E FELICIDADES A TODAS NÓS!


PARABÉNS MULHERES ADVOGADAS, ADVOGADAS MULHERES!

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon www.cmo.adv.br

2 comentários:

Leitor, por favor, identifique-se!