5 de fevereiro de 2013

Novos desafios para advogados empresariais: COMPLIANCE.


O Poder público, empresas e gestores certamente devem estar atentos com essa temática que está chegando ao cenário empresarial brasileiro com muita força nos últimos anos, sobretudo, envolvendo advogados e departamentos jurídicos na atuação especializada nesse setor.

Realmente,  no meio empresarial um dos temas de destaque e que será, certamente, um tema muito comum na gestão empresarial relacionada às questões jurídicas é a COMPLIANCE. No Brasil advogados, escritórios, professores e editoras estão há algum tempo se mobilizando para conhecer, estudar e divulgar o assunto.

Certamente, a Advocacia Hoje precisa conhecer e reconhecer a importância desse cenário. Por conta disso gostaria de divulgar três dados importantes uma revista, um evento e um livro recém lançado sobre o assunto.

A revista especializada LEC (Legal, Ethics and Compliance) organiza o evento mais esperado no ano que discutirá como está o cenário no Brasil e no mundo sobre o tema . Trata-se do Workshop "Legislações internacionais de combate à corrupção e sua aplicabilidade no Brasil"  que ocorre no dia 28 de fevereiro, das 13hs às 18hs, em São Paulo, capital.(clique aqui para detalhes)

Veja os tópicos que serão abordados no evento:

FCPA: aplicabilidade, conceito de agente público, órgão investigativo e julgador, proibições, penalidades, exceções e defesas admitidas, pagamentos de facilitação, casos práticos.
UK Bribery Act: aplicabilidade, FCPA x UKBA, conceito de corrupção pública e privada, estruturação do compliance.
FATCA: aplicabilidade, características, prazos e discussões.
Brasil e América Latina: overview das principais legislações de combate à corrupção no Brasil, Argentina e México.

Além da indicação da revista LEC e do Workshop gostaria de divulgar um livro recém publicado e lançado pela Editora Fabris, direcionado especialmente para este público:

Criminal compliance e ética empresarial (novos desafios do direito penal econômico).

O livro foi escrito pelos Delegados de Polícia e professores universitários Eduardo Luiz Santos Cabette e Marcius Tadeu Maciel Nahur, ambos meus colegas de docência no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - o UNISAL Lorena SP.

Conheça o livro clicando aqui!

COMPLIANCE: novos mercados, novas oportunidades. Os advogados precisam realmente buscar a especialização como forma de se destacar no mercado, aumentar sua capacidade de captação de novos clientes e, também, fortalecer seu portfólio de modo a valorizar seu trabalho, aumentando o preço dos seus serviços!


Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon www.cmo.adv.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitor, por favor, identifique-se!