2 de janeiro de 2013

Como começar o planejamento estratégico do seu escritório!?

Ainda é janeiro. Começar o ano novo com muitos propósitos é natural e faz parte do desenvolvimento e crescimento profissional que tanto desejamos. Nem sempre colocar em prática todos os desejos é fácil, principalmente, por que somos afugentados pela complexidade de algumas ferramentas.

Na gestão de escritórios de advocacia muito se fala sobre o planejamento estratégico, porém sabemos que não é fácil instalar isso na gestão de nosso escritório, dada a complexidade de alguns fatores e etapas dessas ferramentas de gestão.

Mas, é preciso reconhecer que um passo sempre dá início à uma transformação. É preciso dar um passo rumo ao planejamento estratégico do seu escritório, mesmo que seja um passo inicialmente pequeno ele será a pedra fundamental para o planejamento mais complexo que certamente virá.

Pense nisso! Minha postagem de hoje pretende facilitar esse primeiro passo!

Como começar o planejamento estratégico do seu escritório de advocacia?

Minha dica: realize uma imersão (um mergulho focado, um encontro para reunir informações, organizar dados e traçar os parâmetros dos próximos passos rumo ao planejamento).

Faça isso de forma simples:

1 - Separe duas datas na agenda para realizar tudo o que for necessário para esse primeiro passo. Avise todos os colaboradores, principalmente, para que participe de forma efetiva e integral, bem como tragam todas as informações e dados necessários aos objetivos do encontro. No convite aos colaboradores faça uma introdução sobre a necessidade e a importância do encontro, ressaltando aquilo que se pretende alcançar.

2 - Organize uma pauta para as reuniões. Na imersão sugerida os temas gerais devem atingir no mínimo 4 setores do escritório: gestão de clientes, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão de marketing. Para cada tema geral crie subtemas e organize a pauta. O primeiro item da pauta sempre será a apresentação das informações daquele setor seguido da discussão pelos integrantes da banca e o preenchimento de uma matriz que identifique os pontos fortes e fracos do mesmo. Além disso, insira na pauta tudo o mais que acreditar ser individualmente relevante para seu escritório.

3 - Indique um ou mais de um responsável por cada tema geral. Essa pessoa deverá recolher e organizar informações sobre tal setor, criar um histórico cronológico, apontar as ferramentas de gestão que teem sido utilizadas pela banca naquele segmento e até mesmo ler na internet algum texto atual sobre a gestão daquele segmento (pessoas, clientes, finanças, marketing).

4 - No dia da reunião siga a pauta, seja criterioso em não deixar que a conversa fuja do tema. Anote ideias e sugestões numa folha, mas se está fora da pauta deixe para discutir isso em outro momento, quem sabe até uma reunião específica posterior.

5 - Depois de apresentadas as informações do setor o grupo deve se manifestar sobre o que viu. Na sequencia, usando uma cartolina branca, grande, e um pincel, o grupo deverá conjuntamente apontar no mínimo 3 pontos fortes e 3 pontos fracos do setor. Logo abaixo, na mesma cartolina, deverá o grupo apontar uma medida que possa potencializar cada um dos pontos fortes destacados e uma medida que possa anular cada um dos pontos fracos destacados.

6 - Ao final, após o preenchimento desse quadro de campos fortes, fracos e medidas para cada setor (são 4 setores), o grupo deve retomar o uso das cartolinas, destacar quem será o responsável por realizar cada um daquelas 6 medidas administrativas sugeridas para cada setor (24 medidas ao todo), fixando prazo e formato do retorno.

7 - Deverá ser agendada uma reunião em prazo considerável para que todos prestem contas de suas ações (acerca das 24 medidas administrativas) e, no mesmo encontro, façam um balanço dos eventuais resultados alcançados.

Os sócios devem participar ativamente e estimular a participação dos demais. Depois, o clima alcançado e o resultado, certamente, será satisfatório e instigador o suficiente para que o grupo se encoraje a dar o segundo passo: ler um pouco sobre planejamento estratégico e implementar as ações sequenciais para que isso aconteça. 

Lembre-se: para todo sucesso sempre há um primeiro passo!

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Inovação e planejamento na advocacia.

Gestão em RH e advocacia.

Grande abraço, sucesso!


Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon www.cmo.adv.br

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