17 de dezembro de 2012

Sucesso baseado nas pessoas! Gestão de RH na advocacia.



1 - A advocacia hoje exige uma gestão profissional do escritório independente do seu tamanho. O sucesso da banca em termos de qualidade do serviço e, principalmente, resultado financeiro, depende de uma boa gestão.

A gestão pode abranger as finanças, o marketing, os clientes e as pessoas. Esses eixos são fundamentais para o sucesso do escritório e precisam ser conhecidos, compreendidos e planejados de forma individualizada e adequada. Hoje podemos acrescer a gestão da informação e documentação, como paradigma para a advocacia de massa e o processo eletrônico.

O sócio, em tese, tem como objetivo vender o serviço, administrar o escritório e gerar resultados com trabalho. Uma das frentes de preocupação do sócio são as pessoas, seus colaboradores.

2 - Como estamos no final do ano, em clima de encerramento e confraternização, passado o tempo de pensar em 2013, nosso foco está mesmo nas pessoas do escritório.

A gestão de pessoas na advocacia torna-se, sem dúvida, a ferramenta mais essencial para o sucesso do escritório. Como prestadores de serviços os advogados dependem diretamente dos que exercem seus ofícios no dia a dia.

Então, pergunta-se: qual é o perfil de colaborador que o seu escritório ou o escritório onde você trabalha recruta? Além disso, como o escritório faz para reter os talentos? Como o seu escritório ou o escritório onde você trabalha tem tratado os profissionais que ali exercem seu labor? Existe alguma regra ou política da gestão das pessoas?

3 - Vamos falar um pouco sobre a gestão das pessoas.
O primeiro ponto é reconhecer a necessidade de ter no escritório a gestão de pessoas. Não importa se isto ficará a cargo de um sócio ou de um profissional específico, como acontece em escritórios de médio e grande porte. É preciso reconhecer a existência dessa frente de trabalho.

O segundo ponto é construir as regras dessa frente de trabalho interno. A existência de regras é um passo fundamental, pois afasta o achismo e o subjetivismo que prejudicam a equipe e levarão mais cedo ou mais tarde o seu negócio para o brejo.

O terceiro ponto é que as regras sejam claras e efetivamente comunicadas e compreendidas por todos. Muitos escritórios já adotam plano de carreira e de benefícios. Não é preciso ser grande para fazer isso. O objetivo principal é sem dúvida conquistar e manter talentos, bem como permitir que se tenha uma equipe que possa se adaptar às regras e necessidades de novos ou antigos clientes.

Reconhecer a necessidade e construir as regras, comunicar e praticar as regras. Esses pontos são essenciais para qualquer escritório, repita-se, independente do tamanho.

4 – Qualquer advogado, sobretudo, dono do seu negócio, pode começar a ler os modelos de gestão de pessoas praticados atualmente, inclusive, alguns materiais que publicam modelos praticados em escritórios de advocacia.

A partir de um breve estudo destaca-se que algumas ferramentas estão sendo utilizadas pelos escritórios de advocacia e são essenciais para uma boa gestão das pessoas, como exemplo: avaliação individual de desempenho, plano de desenvolvimento individual, clima organizacional, qualidade de vida, remuneração variada, premiação, bolsas e incentivo de estudo, oportunidades de trabalho no exterior, voluntariado e inclusão social.

O advogado bem sucedido não pode ser simplesmente bom na técnica jurídica. A seleção dos melhores profissionais avalia a visão de mercado, as habilidades comportamentais do candidato. Hoje um profissional bem sucedido não está somente focado na preparação técnico jurídica, sempre tem no currículo algo mais a oferecer que é, realmente, o que fará a diferença nos resultados que a sua banca precisa. No geral o cliente não quer mais um advogado que lhe dê uma consulta, mas que lhe indique efetivamente o caminho nos moldes que seu negócio possibilita.

Por conta destas características atuais o método de gestão mais praticado entre as bancas é a meritocracia, com pequenas alterações entre um e outro caso. Realmente, há no mercado uma política de gestão de carreira e, principalmente, de remuneração, agressivos, pois a busca e a retenção de talentos é a bola da vez nesse mercado crescente e cheio de oportunidades para os bem preparados.

Ao lado disso aumentou a cobrança por resultado, ou seja, o escritório atende as exigências do colaborador, inclusive, com remuneração, mas especifica metas e resultados que devem ser obtidos, atrelando a remuneração, na maioria das vezes, à obtenção de tais resultados. Se eles chegam, as duas partes ganham. Mas, de fato, ganha mais quem tem melhor resultado.

5 – O que achou? Muita coisa para refletir, não? Ainda dá tempo de pensar em algo para 2013!

Tenha certeza: essa é a principal ferramenta para seu escritório ter sucesso: JOGAR COM OS MELHORES ATLETAS que motivados farão do seu negócio um escritório de sucesso.

Desejo um Santo Natal e um Ano Novo repleto de realizações e sucesso!

Grande abraço,



Leituras indicadas (clique para ler):





Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon www.cmo.adv.br

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