Vou ter que fazer meu TCC, e agora?
Agora, fique calmo, um passo atrás do outro e mantenha a
calma! Como professor universitário e orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso sei que há uma dificuldade para os alunos, mesmo aqueles
que tiveram um ótimo curso de ‘metodologia científica’ nos primeiros anos da
graduação.
Além disso, observo que essa postagem também é útil para quem quer escrever algum artigo
científico ou monografia para concursos ou revistas! Quero ajudá-los!
Nas preliminares
dessa postagem faço as seguintes considerações!
O primeiro ponto a ser reconhecido pelo aluno é o seguinte:
o TCC no Curso de Direito é obrigatório!
O segundo ponto: é preciso se organizar, pois isso
facilitará e muito o seu trabalho, é meio caminho andado!
O terceiro ponto é reconhecer que a pesquisa e o trabalho
científico serão, depois da faculdade, replicados diariamente nas funções que
você exercer na maioria das carreiras jurídicas, ou seja, fique craque nisso
agora para fazer de forma brilhante quando for um profissional!
Um juiz se organiza, pesquisa e escreve para decidir; o
Ministério Público idem, o Advogado então, diariamente constrói suas teses
embasadas em textos, fatos, provas e argumentos! Treine hoje para ter
facilidade e sucesso amanhã!
O quarto ponto é ver no TCC a chance do início da sua
especialidade na advocacia ou então o início de um estudo aprofundado para seu
concurso público desejado! Você poderá colocar no seu currículo qual foi o tema
do TCC e isso pode ajudá-lo a conquistar determinada vaga de trabalho após a
faculdade, mostrando conhecimento do tema a partir do estudo realizado! No
mesmo sentido, aproveite o tempo de elaboração do TCC para estudar para o seu
concurso público! Faça dos dois limões uma limonada!
No mérito
quero indicar os quatro primeiros passos para organizar e facilitar a
elaboração do seu TCC.
Primeiro passo:
tenha um bom projeto de pesquisa, focando-se principalmente na verificação
inicial da existência de bibliografia para futura pesquisa, organização
temática de modo a identificar realmente o tema que você pesquisará (que não
pode ser amplo, como “A obrigação de reparar o dano”, e deve ser focada como “A
obrigação de reparar o dano moral decorrente da inclusão do CPF nos cadastros
de proteção ao crédito”. O tema indica sobre o que se falará no texto! Isso é
imprescindível para facilitar sua vida no futuro da elaboração do TCC!
Segundo passo:
separe do seu Projeto de Pesquisa a referência bibliográfica e o sumário
provisório. Converse com colegas, com seu professor orientador ou com alguém
que tenha experiência na elaboração de pesquisas acadêmicas. O professor
conhecedor da área poderá te indicar outros livros. O orientador poderá
organizar melhor o sumário, mudando tópicos, reordenando títulos etc. Essa
calibração é necessária! Deixar tudo pronto antes de começar a escrever o
texto, mesmo reconhecendo que depois isso pode ter alguma mudança de percurso!
Entenda: não adiante ter pressa se eu não sei onde quero chegar! A preparação é
fundamental!
Terceiro passo:
regras básicas de ouro!
1 – Não dê nenhum dos
passos seguintes sem conferir as preliminares!
Tenha certeza disso! Caso não observou as preliminares
ainda, por favor, volte lá e faça o necessário!
2 – Consulte
previamente o Manual de Metodologia Científica da sua instituição de ensino.
Se possível, imprima e mantenha consigo o tempo todo de
elaboração do trabalho.
Não sabe qual é? Pergunte ao professor orientador e peça uma
via! Esse será o seu instrumento de trabalho ao longo da elaboração do texto! É
preciso ler ele antes de escrever, para facilitar sua vida depois!
Também há livros que ensinam a elaboração de pesquisas e
trabalhos, muito úteis para consultas diárias.
3 – Consulte uma
monografia de TCC elaborada no ano anterior ao seu.
Lembra daquele bom aluno que se formou antes de você? Então,
vá até a biblioteca e peça para ver o TCC dele! Se possível, faça o empréstimo
e leve para casa. Não é preciso ler o trabalho (salvo você se interesse!), mas
é fundamental dar uma olhada na estrutura. Veja e compreenda as partes do
trabalho. Veja como ele fez as citações ao longo do texto. Perceba como ele
utilizou o Manual de Metodologia da sua instituição! Entenda a estrutura da
cada capítulo, os espaços, a fonte utilizada, os recuos, o rodapé etc.
Essa olhadela ajudará e muito quando você estiver com os
dedos no teclado do seu computador digitando o seu trabalho! Pequenas dúvidas
serão afastadas de cara!
4 – Comece elaborando
o primeiro capítulo e não a introdução!
Veja a organização dos tópicos no sumário. Separe os livros
e textos que usará. Comece a elaborar o primeiro capítulo. Procure seguir as
regras de metodologia desde o início (é muito mais complicado escrever e depois
querer colocar tudo no esquema, acredite!).
Geralmente as faculdades indicam um número padrão de
páginas/laudas por trabalho. Veja isso! Uma monografia não é um mero artigo
científico, mas não é uma dissertação de mestrado, nem uma tese de doutorado.
Geralmente digo aos meus orientandos que cada trabalho deve ter no mínimo três
capítulos, com aproximadamente 10 a 12 páginas cada, além das demais partes do
trabalho, como a introdução e a conclusão, com aproximadas 5 a 6 páginas cada,
totalizando um trabalho com 48 páginas de texto, no máximo, o que está ótimo
para uma monografia de TCC!
Fechou o primeiro capítulo? Faça sua revisão de conteúdo e
de forma metodológica e entregue ao seu orientador para corrigir! Espere a
devolutiva e, só depois, siga para o próximo capítulo! Assim, o segundo
capítulo será feito com a experiência adquirida ao elaborar o primeiro, bem
como sem os equívocos que o seu professor orientador já corrigiu! Isso
significará maior produtividade e mais eficiência!
Só comece o segundo capítulo quando o primeiro estiver
corrigido, conforme as orientações do professor, e um brinco!
A conclusão é escrita logo após fechados os capítulos. A
introdução é o último texto. Perceba: você só pode escrever sobre o seu
trabalho na introdução quando o trabalho já estiver pronto, certo? Uma
introdução sobre aquilo que ainda não existe, certamente, poderá não se adequar
ao futuro trabalho!
Por fim, depois dos 4 passos organizados, é importante
também observar algumas dicas práticas que serão úteis durante a elaboração e
produção dos textos! Essas dicas podem ser úteis para poupar tempo e priorizar
a qualidade técnico-científica do trabalho! Então, fique atento!
a)
Antes de escrever o primeiro capítulo escolha se
utilizará as citações com o sistema de nota de rodapé ou o sistema de autor e
data. Não sabe o que é? Consulte o manual de metodologia ou seu professor!
Autor data é mais simples!
b)
É melhor citar vários autores ao longo do capítulo ao
invés e usar um único autor como fonte de pesquisa. A monografia supõe pesquisa
do tema em vários autores!
c)
Evite quando possível o uso dos livros essencialmente
resumidos ou textos de internet, salvo quando você confiar na qualidade dos
mesmos. Autores e profissionais de qualidade também publicam na internet (é o
caso desse blog não é? risos).
d)
É melhor citar vários autores do que plagiar direta ou
indiretamente qualquer autor. Plágio é motivo, dentre outros, de possível
reprovação do aluno! Não corra risco desnecessário!
e)
Não cite autores/textos que não usou/consultou
pessoalmente. Citação supõe que você leu a fonte, leu o livro! Caso tenha lido
em outro livro, a citação de outro autor use a ferramenta de metodologia
adequada (exemplo, apud).
f)
Ao final de cada capítulo procure fazer um parágrafo
curto, de mais ou menos 5 linhas, resumindo o que foi visto naquele capítulo e
indicando o que será visto no próximo (parágrafo de fechamento). Isso mostrará
coesão, organização e ligará um capítulo ao outro! O leitor apreciará muito
isso!
g)
Não escreva parágrafos longos demais! Use o ponto
final, o parágrafo, o ponto e vírgula. Pense no leitor, o texto deve ser de
fácil leitura, pausado e organizado!
h)
Use sempre um texto seu para unir duas citações! Não
existe trabalho escrito exclusivamente com citações! Portanto, entre uma
citação literal e outra, acrescente, no mínimo, um texto seu indicando o que
será dito, por qual autor, em que contexto, se contraria ou não a posição
citada anteriormente, etc. Essa dica é para costurar as várias citações com
passagens suas, próprias de quem elabora!
i)
Quando todos os 3 ou 4 capítulos estiverem prontos use
os parágrafos de fechamento (dica acima) para pensar na estrutura da conclusão.
Realmente, com eles é possível organizar o texto da sua conclusão em partes
específicas antes de começar a escrever. Você não precisará ler ou rever os
capítulos para escrever a conclusão e ganhará tempo, mantendo perfeita coesão
entre o que foi escrito antes e o texto final!
j)
Um trabalho de monografia rico é aquele que tem uma boa
pesquisa científica. Para ampliar o leque de citações e a lista da referência
bibliográfica faça o seguinte: veja quais autores o autor do texto que você
está lendo cita! Daí, procure o texto destes autores citados, indo direto
neles! Se João José cita Maria Bernardete, consulte o João José e também se
possível a Maria Bernardete! Essa mesma tática serve para os TCCs de anos
anteriores da sua faculdade: ao ler um TCC com o mesmo tema ou tema próximo ao
seu, verifique que autores ele usou!
k)
Ao ler livros e artigos científicos deixe clips, folhas
de rascunho, postits, fichas de papelaria e outras ferramentas por perto! Nunca
digite um texto como citação no seu trabalho sem ter certeza de anotar os dados
científicos para a citação (no mínimo: nome do autor e do livro, página onde
foi encontrado o texto). Já pensou no final do trabalho ter que “caçar” onde
estava aquele texto que você citou? Daria um trabalhão!
l)
Compre uma pasta e mantenha ali tudo o que está sendo
utilizado. Inclusive, no caso de orientações, as fichas, os emails, os
encontros realizados. Impressos de artigos, Xerox de livro etc. Tudo num único
lugar, assim, quando você achar algo novo para usar saberá onde guardar!
Coloque ali e quando estiver escrevendo encontrará rapidamente!
5 - Derradeira observação: uso do Word!
Você conhece bem a ferramenta da Microsoft utilizada para digitar e formatar seu trabalho? Pois é! Isso também é crucial! Paralelamente a tudo o que disse acima é preciso conhecer essa ferramenta. Vale um cursinho, vale um amigo expert, vale treino! Saber usar bem o Word é fundamental!
A faculdade onde leciono tem um curso bacana sobre isso, criado em janeiro deste ano (2012)! Saiba mais em no site do UNISAL (clique em extensão, depois no campus Lorena e procure o curso "Word para TCC"). Inscrições clicando aqui.
6 - Fechamento
Caro leitor, esse pequeno artigo não dispensa uma boa e
prévia conversa com seu orientador! Cada cabeça uma sentença! O objetivo deste
texto é ajudá-lo, dar um norte para que os passos iniciais sejam dados com
segurança e de forma produtiva! Mas, converse e troque ideias com seu
orientador, certamente, será muito útil!
Espero ter ajudado, de alguma forma!
Grande abraço e sucesso no TCC!
Professor Chacon
Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon www.cmo.adv.br
Obrigado por suas dicas, professor!
ResponderExcluirObrigada, foi ótimo, saber tudo que o senhor falou em suas dicas professor!
ResponderExcluirÓtima as suas dicas, abriu muito a minha mente para começar o meu TCC. Muito obrigada Professor Chacon!
ResponderExcluirMuito bom professor adorei suas dicas!
ResponderExcluirAmei, obrigada !
ResponderExcluirMuito obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho.
ResponderExcluirinformações muito bem escritas, site bem legal, obrigado!
ResponderExcluirÓtimas dicas!
ResponderExcluirSucintas e valiosas... Obrigada!