10 de julho de 2012

Novidade: Legal, Ethics and Compliance - Direito e Negócios!



Este BLOG tem um objetivo que é apresentar o cotidiano, a dificuldade, a vitória e as novidades do cenário da advocacia, de modo descomplicado e inovador. Hoje minha postagem atende ao perfil acima, apontando algo que cresce no país e está tomando conta da Advocacia no setor de negócios e empresarial: a compliance.

A Compliance é uma ferramenta extraordinária no mundo jurídico e envolve todo o meio empresarial, de bancos a pequenos negócios. O advogado contemporâneo deve ter uma ideia do que seja, mesmo que não atue com. 

Compliance está ligada à ideia de estar de acordo com as leis, com os regulamentos externos e internos da empresa e do modelo de negócio, implica em estar “conforme” as regras éticas sugerem para garantir as melhores práticas de mercado. Está ligada à governança corporativa, ao controle de riscos contábeis, criminais etc.

O Blog Advocacia Hoje, sabendo da novidade, procurou a advogada e professora universitária Alessandra Gonsalez para a divulgação de um novo instrumento sobre Compliance, a Revista LEC - a primeira no Brasil especializada no assunto. 

Um instrumento fantástico! Saiba mais:

1 - A importância do Compliance para as empresas

O Compliance é a base para a boa gestão de uma companhia. Em menor ou maior escala, toda empresa depende de uma boa política de Compliance para ter sucesso e longevidade, mantendo-a dentro das regras do jogo.

O Compliance é uma ferramenta importante de gestão, pois permite um maior controle e segurança no cumprimento das normas internas e externas pela companhia, gerando um valor intangível.

Tendo em vista a evolução e a importância cada vez maior que a prática do Compliance terá para as corporações, apresentamos um veículo inédito no mercado: LEC – Legal, Ethics, Compliance.

LEC é uma nova plataforma de comunicação, que nasce para ajudar a disseminar nas companhias as vantagens de estabelecer e executar políticas de boas práticas corporativas com foco em Compliance.

LEC levará às empresas conteúdo capaz de gerar valor ao negócio, informando-as para uma nova era de competitividade, pautadas na ética e nas boas práticas comerciais e sociais como diretriz para a condução dos negócios.

Seja na revista, no portal ou em eventos, LEC vai tratar dos processos de Compliance não apenas sob os aspectos técnicos ou jurídicos, mas sobre o seu impacto no negócio como um todo, e como uma eficiente política de Compliance pode ajudar as companhias a se tornarem mais competitivas.

LEC fala com quem influencia ou é influenciado pelos processos de Compliance. LEC vai falar diretamente com os executivos das principais companhias no Brasil que tem o compliance como questão relevante de sua gestão.

2 - Perfil Editorial

As práticas de Compliance permeiam todo o negócio. LEC vai tratar dos processos e ferramentas de Compliance dentro do contexto da moderna administração de empresas. LEC vai abordar, com uma linguagem leve, fluída, de negócios, os meandros do Compliance em todas as áreas, tendo como base temas e desafios que fazem parte do dia a dia dos profissionais que respondem ou são diretamente influenciados pelos processos de Compliance.

3 - Grandes oportunidades

A cada dia, o Compliance no Brasil vem ganhando mais visibilidade e as companhias estão se adequando às melhores práticas internacionais. Do lado governamental, existe um forte movimento em torno da elaboração de uma política de combate à corrupção e um endurecimento nas suas relações com empresas que não possuem políticas de boa governança.

4 - Nessa linha, LEC surge como uma plataforma de comunicação inovadora, que apoiará as empresas em todo o processo de gestão de compliance, gerando conteúdo inovador no Brasil e trazendo cases e opiniões de experts internacionais.
LEC tem a intenção de promover debates, treinamentos e discussões relacionadas ao tema, sempre de forma proativa e pro negócio.

Convidamos a todos a visitar o nosso site – www.lecnews.com.br – que já contempla alguns artigos sobre compliance nacional e internacional.




Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon www.cmo.adv.br

3 comentários:

  1. As ferramentas, técnicas e certificados empresariais que garantam ou possibilitem a atuação sustentável, legal e moral, sobretudo adequada à necessidade da comunidade (esta que hoje é imensurável, já que os atos negociais ou não reverberam por todo o mundo) das empresas, sejam elas de que tamanho forem, são cada vez mais importantes e necessárias. Vejo, assim, a LEC com bons olhos e parabenizo mais uma vez o professor Chacon pela vanguarda de seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Gerar este "valor intangível" que resulta do compliance é o que as empresas brasileiras precisam.
    É ótimo nosso mercado evoluir também neste sentido. Pensar em valor e não só em preço.
    Os benefícios extrapolam o mercado e cultiva uma cadeia de boas práticas que reflete na construção da ética em cada um de nós.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Realmente mais uma ferramenta que deve ser usada sem parcimônia no aprimoramento pessoal, profissional e corporativo.

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!