23 de janeiro de 2012

O que estudar em 10 dias antes do próximo Exame da OAB?

Exame da OAB - o que estudar em 10 dias antes da próxima prova!


Muitos alunos estudaram 5 anos, durante toda a faculdade, para o Exame da OAB. No final ou sua faculdade ofereceu algum tipo de revisão, ou ele se inscreveu para algum cursinho, ou ele mesmo deu conta de fazer uma revisão das disciplinas. Mas, não adianta, nos últimos 10 dias precisamos nos concentrar, todos, num estilo bem apropriado ao Exame da OAB!


É preciso conhecer o inimigo, suas forças e suas fraquezas. É preciso se conhecer para enfrentar um inimigo numa batalha. A preparação e o treino não pode ser aleatório! É preciso ter determinação e planejamento! A vitória numa batalha não se mede somente pela força das armas, pois vence a batalha quem souber usar melhor as armas que tem e não aquele que tem as melhores armas! Isso se lê em "A arte da Guerra". Também se lê na lenda de "Davi e Golias", derrotado por uma pequena pedra lançada pelo primeiro num tiro certeiro!






Pois bem! Qual é o seu tiro certeiro no próximo Exame da OAB? Ainda não pensou nisso? Planeje seus últimos 10 dias para treinar e usar no dia da prova as ferramentas certas que aprovam muitos alunos na primeira fase.


Entenda: fazer 40 pontos significa acertar 50% da prova, mas não necessariamente significa conhecer 50% do conteúdo de cada disciplina exigida. Sendo assim, se você gabaritar 2 disciplinas, fazendo 20 pontos, você terá grandes chances de ser aprovado se acertar algumas poucas questões de cada uma das disciplinas faltantes para complementar seus 40 pontos necessários...


Então, qual é a dica!? Em 3 etapas você está aprovado no Exame!


1 - Abandone disciplinas que você não gosta. Descanse um dia para recarregar suas baterias, não pense no Exame nesse dia, mas depois dê tudo o que você pode! Acredite, é possível passar na primeira fase!


A preparação para o Exame da OAB envolve controle psicológico e emocional, mas exige também foco e preparação adequada!


2 - Faça um planejamento num calendário, separando os 10 últimos dias de estudo para três conteúdos diferentes: uma disciplina de conteúdo curto, outra disciplina de conteúdo curto e aquela disciplina que sempre cai no Exame e você ainda não está seguro. Ideal é, por exemplo, montar um COMBO: Ética, Tributário e Legislação Penal Especial; Ética, Trabalho e Contratos com a Administração Pública; Ética, Comercial e Direito de Família. Defina isso claramente e separe o material de estudo necessário! No calendário, 4 dias para cada uma das disciplinas curtas, 3 dias para o conteúdo de sua dificuldade, 3 dias para resolução de questões de exames anteriores.


Nesse estudo priorize os resumos, os vídeos e tenha como prioridade, também, a leitura da lei seca! Ler a letra da lei é fundamental nesse momento! Depois do estudo de determinado tema na doutrina certifique, artigo a artigo, do conteúdo da lei! Grife, repita a leitura, assinale os artigos mais relevantes!


Não insista em fazer nos 10 dias que faltam o que deveria ter feito no passado! Agora não é possível estudar tudo, portanto, afie sua ferramenta, estudando somente aquilo que sua estratégia definir! Entenda: muitos alunos passam usando essa tática!


3 - Separe as questões dessas 3 disciplinas dos últimos exames da OAB e resolva todas elas (sem consulta) antes de começar a estudar (isso pode ser no primeiro dia dos 10). Identifique conteúdos que você já domina e conteúdos que ainda não domina. Tire suas dúvidas no ato de corrigir, não espere! Errou a questão, vá na doutrina descobrir por que! Use para isso, sempre, além da doutrina, a letra da lei! Leia, grife, para que seu erro não se repita!


Vá seguro fazer a prova! Tenha certeza que a maioria dos alunos passou fazendo um planejamento desse tipo, ou seja, priorizando conteúdos na reta final! Respire, pegue uma folha de papel e trace seus 3 passos agora! Não espere amanhã! Faça hoje o que precisa ser feito hoje!


Grande abraço,


Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon www.cmo.adv.br

3 comentários:

  1. Muito obrigada.
    Estou com apenas 20 dias para estudar e suas palavras ajudaram em muito a minha fé.
    Começando a montar meu planejamento em 3,2,1.
    Abraço ��
    Ass. Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Olha o blog ta realmente perfeito, vou compartilhar o endereço com os meus amigos da faculdade.
    Hum, durante as minhas pesquisas eu encontrei um site que também tem dicas supor interessantes, o nome dele é Dicas Para OAB , o link é http://www.dicasparaoab.com/dicas-para-quem-vai-prestar-o-exame-de-ordem/...
    Parabéns dono do blog.
    bjus

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!