22 de janeiro de 2012

Começar na advocacia com especialidade: um jeito NIKE.

Advogar! A NIKE responde: começar na advocacia pensando na especialidade! Por que?


Muitos Bacharéis em Direito, aprovados no Exame da OAB, inscritos na Ordem, apresentam como dúvida a necessidade ou não de pensar no ingresso em algum curso de especialização logo depois da faculdade. A resposta é sim.

Muitos advogados de escritórios já formados também podem pensar sobre a necessidade de estar especialista ou de fomentar na equipe uma formação especialista. A conclusão é: isso é de extrema necessidade nos dias atuais, mesmo nos pequenos escritórios ou fora das grandes cidades.

O texto de hoje, focado em Advogar!, mostrará a importância da especialidade na advocacia e, portanto, responderá algumas dúvidas dos leitores. Espero que advogados leiam essa mensagem!

Mas, por que a NIKE?

Uma das melhores reportagens sobre modelo de gestão e governança corporativa que li está na revista Época Negócios de janeiro de 2010. A reportagem da capa se intitula: O modelo Nike. O que aprender com uma das companhias mais inovadoras do mundo (por Edson Porto, de Beaverton, Oregon, EUA, p. 60. 

O advogado precisa se preparar para usar algumas táticas e estratégias de empresas de sucesso, adaptando-as ao seu modelo de negócio. Então, pergunto: como um advogado não especialista, não conhecedor dos detalhes de determinado segmento jurídico, pode apresentar soluções criativas para os problemas de seus clientes?

Se não entendo de drinques não posso sugerir mudança nos ingredientes de um drinque. Não posso inventar um novo café se não conheço da arte do barista! Se der certo É sorte ou dom, A primeira nao se repete sempre, a segunda sugere para você criar um hobby ou mudar de profissão.

Do mesmo modo, não posso sugerir uma estratégia de planejamento tributário eficaz se não tenho conhecimento nessa área! Não posso ajudar um grupo de empresas a criar uma transformação societária se o máximo que sei é que existem Ltdas e SAs... E aqui a sorte aparecerá menos e com maiores riscos profissionais do que criar um novo drinque! E o dom exigira conhecimentos de qualquer forma, pois é uma questão técnica que sofre a influência de regras externas, muitas vezes imutáveis, como a lei.

Então, o que aprender com a Nike? É preciso ser especialista e a atuação dos advogados no escritório somente será realmente produtiva se ele estiver atuando com aquilo que sabe!

Na reportagem foi entrevistado Mark Parker, CEO da Nike. Foi perguntado: o que vocês fazem para manter a companhia inovadora e criativa? Veja a resposta na imagem abaixo (foto do trecho da reportagem):



Seu escritório está dividido em categorias? Isso está claro para colaboradores e clientes?

Grupos menores, porém especializados são mais capacitados para alcançar a solução que seus clientes almejam e seu escritório precisa! Será uma atuação mais especializada, trazendo satisfação para o profissional que atua e solução para o cliente, sendo que, certa,ente, num espaço de tempo menor. Todo mundo ganha, mas ganha principalmente seu escritório. Como diz a reportagem grupos memores são mais conectados e competitivos.

Mas seu escritório é pequeno? Você trabalha sozinho? Não perca essa lição de vista! Especialize-se e busque atuar com especialidade. Busque parcerias com outros escritórios, mas não pretenda ser generalista num mundo onde só o especialista convence e efetivamente traz um resultado!

outra lição de ouro da Nike: permanecer conectado com o consumidor é um ponto crítico. O que você efetiva,ente conhece do seus clientes? Você advoga para uma industria de artefatos de borracha, mas não sabe dizer qual a ultima inovação no setor? Não sabe apontar se o cenário interno esta sendo prejudicado pelas importações? Como você pode compreender as necessidades reais de seu cliente se não conhece sua realidade? Você só pode fazer sugestões que resolva, o problema se elas estiverem conectadas com a realidade atual do cliente.

Pense nisso tudo e veja que uma coisa puxa a outra. O especialista concentrado pode trazer com mais rapidez e qualidade a solução pretendida pelo cliente. Essa solução somente será plenamente aplicável se estiver conectada com a realidade atual do mesmo!

Mesmo quem está no começo de carreira, abrindo seu escritório de advocacia agora, começando a advogar no mercado de grandes escritórios, a mensagem de hoje é muito valiosa!

E, não podemos deixar de dizer, a especialidade começa com um curso de Pós Graduação (especialização), principalmente aqueles que priorizar a teoria recheada com uma boa dose de prática. Escolha a sua!

Grande abraço


Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon
CMO Advogados

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