Muitos Bacharéis em Direito, aprovados no Exame da OAB,
inscritos na Ordem, apresentam como dúvida a necessidade ou não de pensar no
ingresso em algum curso de especialização logo depois da faculdade. A resposta
é sim.
Muitos advogados de escritórios já formados também podem
pensar sobre a necessidade de estar especialista ou de fomentar na equipe uma
formação especialista. A conclusão é: isso é de extrema necessidade nos dias
atuais, mesmo nos pequenos escritórios ou fora das grandes cidades.
O texto de hoje, focado em Advogar!, mostrará a
importância da especialidade na advocacia e, portanto, responderá algumas
dúvidas dos leitores. Espero que advogados leiam essa mensagem!
Mas, por que a NIKE?
Uma das melhores reportagens sobre modelo de gestão e
governança corporativa que li está na revista Época Negócios de janeiro de
2010. A reportagem da capa se intitula: O modelo Nike. O que aprender com uma
das companhias mais inovadoras do mundo (por Edson Porto, de Beaverton, Oregon,
EUA, p. 60.
O advogado precisa se preparar para usar algumas táticas
e estratégias de empresas de sucesso, adaptando-as ao seu modelo de negócio.
Então, pergunto: como um advogado não especialista, não conhecedor dos detalhes
de determinado segmento jurídico, pode apresentar soluções criativas para os
problemas de seus clientes?
Se não entendo de drinques não posso sugerir mudança nos
ingredientes de um drinque. Não posso inventar um novo café se não conheço da
arte do barista! Se der certo É sorte ou dom, A primeira nao se repete sempre,
a segunda sugere para você criar um hobby ou mudar de profissão.
Do mesmo modo, não posso sugerir uma estratégia de
planejamento tributário eficaz se não tenho conhecimento nessa área! Não posso
ajudar um grupo de empresas a criar uma transformação societária se o máximo
que sei é que existem Ltdas e SAs... E aqui a sorte aparecerá menos e com
maiores riscos profissionais do que criar um novo drinque! E o dom exigira
conhecimentos de qualquer forma, pois é uma questão técnica que sofre a
influência de regras externas, muitas vezes imutáveis, como a lei.
Então, o que aprender com a Nike? É preciso ser
especialista e a atuação dos advogados no escritório somente será realmente
produtiva se ele estiver atuando com aquilo que sabe!
Na reportagem foi entrevistado Mark Parker, CEO da Nike.
Foi perguntado: o que vocês fazem para manter a companhia inovadora e criativa?
Veja a resposta na imagem abaixo (foto do trecho da reportagem):
Seu escritório está dividido em categorias? Isso está
claro para colaboradores e clientes?
Grupos menores, porém especializados são mais capacitados
para alcançar a solução que seus clientes almejam e seu escritório precisa!
Será uma atuação mais especializada, trazendo satisfação para o profissional
que atua e solução para o cliente, sendo que, certa,ente, num espaço de tempo
menor. Todo mundo ganha, mas ganha principalmente seu escritório. Como diz a
reportagem grupos memores são mais conectados e competitivos.
Mas seu escritório é pequeno? Você trabalha sozinho? Não
perca essa lição de vista! Especialize-se e busque atuar com especialidade.
Busque parcerias com outros escritórios, mas não pretenda ser generalista num
mundo onde só o especialista convence e efetivamente traz um resultado!
outra lição de ouro da Nike: permanecer conectado com o
consumidor é um ponto crítico. O que você efetiva,ente conhece do seus
clientes? Você advoga para uma industria de artefatos de borracha, mas não sabe
dizer qual a ultima inovação no setor? Não sabe apontar se o cenário interno
esta sendo prejudicado pelas importações? Como você pode compreender as
necessidades reais de seu cliente se não conhece sua realidade? Você só pode
fazer sugestões que resolva, o problema se elas estiverem conectadas com a
realidade atual do cliente.
Pense nisso tudo e veja que uma coisa puxa a outra. O
especialista concentrado pode trazer com mais rapidez e qualidade a solução
pretendida pelo cliente. Essa solução somente será plenamente aplicável se
estiver conectada com a realidade atual do mesmo!
Mesmo quem está no começo de carreira, abrindo seu
escritório de advocacia agora, começando a advogar no mercado de grandes
escritórios, a mensagem de hoje é muito valiosa!
E, não podemos deixar de dizer, a especialidade começa
com um curso de Pós Graduação (especialização), principalmente aqueles que
priorizar a teoria recheada com uma boa dose de prática. Escolha a sua!
Grande abraço
Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon
CMO Advogados
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leitor, por favor, identifique-se!