Em 2011 participei de um Simpósio na cidade de São José dos Campos - SP, palestrando sobre gestão de escritórios de advocacia. Foi promovido pela Comissão do Jovem Advogado daquela Subseção.
A palestra seguinte foi sobre Marketing Jurídico, proferida por Alexandre Motta, da empresa de consultoria Inrise.
Nesse começo de 2012 fiz contato com ele e pedi que colaborasse com nossos leitores. Ele encaminhou o texto abaixo. Provocativo e excelente. Os clientes estão mais exigentes na prestação de serviços jurídicos! Prepare-se!
A Investigação nos
Escritórios de Advocacia
Caro
advogado, não precisa ficar assustado e achar que existe alguma CPI
investigando os escritórios para desenterrar algum tipo de sujeira. Falamos
aqui da investigação que é feita nos escritórios pelos próprios clientes e
ainda – e principalmente – pelo nosso cliente prospectivo.
Mas
vamos começar pelo princípio. Como você, leitor, sabe se um serviço que
pretende contratar tem um mínimo de qualidade? A resposta vem através de uma
investigação prévia no site da empresa, através de ligações para a instituição
e ainda outras ações dignas de um aprendiz de Sherlock Holmes. Afinal de
contas, empresas iniciantes que tentam se passar por grandes ou espertinhos que
tentam lucrar com a inocência alheia existem aos montes e não queremos investir
nosso precioso dinheiro em um produto ou serviço que possa não estar à altura
das nossas expectativas finais.
Agora
imagine que, dentro desta investigação, você constate que a empresa não tem um
site ou, pior, tem uma home-page mal estruturada. Não fica um gostinho de
“alguma coisa está errada” na sua avaliação? Ou quando você pede o e-mail do
contato desta empresa e ele te apresenta o infame “@hotmail” ou “@yahoo”, ou
qualquer outro que não seja o @nomedaempresa? Novamente temos aquele gostinho
de “porque será que eles não gastaram 30 reais anuais para ter um domínio e por
conseqüência um e-mail representativo”? Realmente lamentável.
Essa
realidade ainda é verdadeira e representa, na maioria dos casos, empresas que
não tiveram o cuidado de estruturar seus empreendimentos de forma ideal e por
conseqüência acabam perdendo possíveis clientes que, depois da análise ou
percepção efetiva da estrutura empresarial, desistem ou passam para uma empresa
mais estruturada. Este número é cada vez mais alto e podemos concluir que na
cabeça do cliente, estruturação institucional é sinônimo de qualidade
profissional.
Transpondo
esta colocação para a rotina dos advogados, percebemos que a estrutura
institucional dos escritórios que é visualizada pelo mercado, tais como site,
folder, e-mails, atendimento telefônico, entre outros, está em constante
evolução. Se antes era importante ter um e-mail - qualquer que fosse - hoje é
importante ter o e-mail da empresa. Se anos atrás, ter um site interessante era
item para grandes corporações, hoje existem fornecedores baratos e eficientes
que criam ou transformam sua home-page em algo realmente diferenciado.
Com
base nestas informações, hoje aqueles que não acompanham os “requisitos”
básicos de como se apresentar ao mercado, acabam ficando um passo para trás dos
demais que se posicionam corretamente, deixando, com certeza, espaço para
concorrência ganhar mais clientela.
Infelizmente,
ainda hoje existem advogados que insistem em cometer o erro de achar que estes
materiais “de visualização” institucional não são importantes. Em minhas
consultorias chego ao ponto de escutar “Nunca ganhei um cliente por ter um
site”. A questão não é esta. As verdadeiras perguntas são: “Quantos clientes
você deixou de ganhar por não ter um site?” ou “Quantos clientes deixaram de
acreditar na estrutura prometida quando você fez uma reunião prospectiva e nem
cartão e folder você entregou, ao passo que seu concorrente – que também está
prospectando a mesma empresa – entregou todos eles, bem estruturados?”. Pense
nisso e verifique se as reuniões que você está fazendo estão sendo realmente
bem aproveitadas.
O
mundo mudou e está mais exigente. Tenha certeza que seu cliente prospectivo
necessita de um padrão mínimo de qualidade empresarial e, com certeza, vai
investigar sua estrutura antes de contratar seu serviço.
Prepare-se.
Alexandre
Motta
Alexandre Motta é consultor da Inrise
Consultoria em
Marketing Jurídico e através de sua experiência
prática em marketing jurídico, atualmente mantém inúmeros escritórios sob sua
responsabilidade de atuação e crescimento ético.
Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon www.cmo.adv.br
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