1 de janeiro de 2012

Calcular o valor dos honorários advocaticios! Como você faz?

Caríssimos leitores, Feliz 2012!

A primeira postagem do ano acontece num dia de chuva, num primeiro de janeiro de chuva o dia todo aqui em Lorena, São Paulo. Minha mensagem é de boas notícias e boas novas para o ano que se inicia. Na verdade uma notícia e uma provocação sobre como calcular honorários advocaticios!

A notícia, e boa notícia, é que a Editora Saraiva aprovou a publicação do meu mais novo livro: "Prática forense para estagiários de Direito"! Sairá no primeiro semestre! Um livro muito bacana e demasiadamente interessante para todos os alunos que estudam Direito! Em parceria com a professora Luiza Sodero, com prefácios do ilustre Professor e autor Eduardo Sabbag e a especialista em gestão de escritórios de advocacia Lara Selem , o livro será muito útil para alunos que nunca tiveram contato com a prática forense e também para alunos que já são estagiários e pretendem ampliar suas perspectivas e potencializar seus horizontes!

Poderá ser indicado por professores para seus alunos, inclusive, para os alunos que ingressam nos Núcleos de Prática Jurídica das Faculdades de Direito; por advogados para seus estagiários, inclusive, como treinamento prévio para os ingressantes. Há temas simples como "O Fórum", "O Processo", "O advogado", "O Promotor" e até temas bem específicos como "Oratória Forense", "O Cliente na Advocacia" e "Redação Forense"! Acredito que muitos recém formados terão uma ótima leitura e poderão aprender muito com o livro! Aguarde e confira! Tenho certeza que será um sucesso!

A provocação é a seguinte! Como você, como advogado, calcula o preço do seu serviço!? Como você fixa o valor dos honorários? Quanto vale o seu trabalho? Esse é um dos temas mais tormentosos da advocacia: fixar o valor dos seus honorários num caso concreto!

Tenho estudado esse assunto até mesmo na gestão de nosso escritório. Ministrei duas palestras sobre o tema no interior de SP e fui convidado para ministrá-la na OAB SP em fevereiro! (logo divulgarei detalhes por aqui).

A especialidade, a complexidade do assunto, os custos diretos e indiretos envolvidos, O proveito econômico para o cliente, a urgência, a Tabela da OAB, o tempo de duração do processo e outros temas como estes são os mais comuns! O que você usa? Então me ajude!

Gostaria de saber como você faz para fixar o valor dos honorários na advocacia! Usarei seu comentário para preparar a palestra e transformá-la num encontro realmente útil para advogados e estudantes de Direito.

Como você fixa o valor dos seus honorários?

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon www.cmo.adv.br

3 comentários:

  1. Bom, considero um tema bastante delicado. Sou formada há 16 anos e no começo foi muito complicado calcular o valor e, pior ainda, exprimi-lo ao cliente. Hoje, tenho mais facilidade na medida em que ganhei prática desde o atendimento, quando podemos perceber o cliente: exigência, confiança, capacidade financeira, etc., a prática no dia-a-dia do fórum, prazo processual e possibilidade de acordo (considero os 2 últimos os mais importantes fatores). Abçs

    ResponderExcluir
  2. Complexidade da causa + Poder Financeiro = Honorários

    ResponderExcluir
  3. Geralmente utilizo como referência a Tabela de Honorários da OAB/SP. Quando a causa é muito complexa, aumento o valor conforme o trabalho que é previsto (diligências por exemplo), pondero ainda a condição econômica do cliente e, quando possível, o valor do bem almejado.

    A dificuldade maior é com causas de baixo valor, mormente cabíveis no JECivel, como problemas consumeristas, às quais, normalmente, ajusto um valor refente a 20% do valor da causa em caso de sucesso da demanda.

    Como disse, uso bastante a tabela de honorários e manipulo o valor para mais ou menos conforme o caso concreto, no caso de manipular para menos, sempre com muito cuidado e em casos específicos como consumeristas de baixo valor e trabalhistas igualmente de baixo valor.

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!