21 de julho de 2011

Começar a advogar atendendo clientes da Assistência? + Exame da OAB é diferente de Concurso!

Caros leitores,


Eu sei que o assunto da vez é a anulação de questões na primeira fase do Exame de Ordem 2011.1. Contudo, minha postagem está focada no futuro do bacharel, após sua aprovação no Exame de Ordem.


1 - Sempre depois de um tempo os ex-alunos formados no Curso de Direito do Centro UNISAL Lorena retomam o contato com algumas dúvidas ou soluções.


Hoje, depois de férias merecidas nas cidades históricas de São João del Rei, Tiradentes, Marina e Ouro Preto MG (veja foto abaixo) retomei meus emails e encontrei dois contatos interessantes.

Foto Luis Chacon. São João Del Rei MG. 2011.
O primeiro de ex-aluno que, aprovado na OAB, recebeu sua carteirinha e me perguntou: "Professor, considerando sua atuação na advocacia, você acha que eu devo me inscrever no Convênio da OAB SP com a Defensoria Pública e começar a advocacia por aí, ou devo me concentrar desde já em clientes próprios?". Essa é uma dúvida frequente!


O segundo contato, de uma ex-aluna que contente mencionava que foi aprovada na primeira fase do Exame 2011.1, com 63 pontos, e dizia toda feliz: "Agora eu sei que realmente o exame é uma corrida sem competição, onde o aluno deve individualmente se superar".


Agora, o que podemos dizer para estes dois ex-alunos? Primeiro, que continuamos com eles, uma vez professor sempre professor. Segundo, que as duas perguntas exigem uma resposta centrada numa única palavra: foco.


2 - Veja que o jovem advogado que pretende atuar como profissional liberal, abrir seu próprio escritório, naturalmente, pelo menos no Estado de São Paulo, terá a dúvida acima mencionada. Afinal, inscrever-se ou não para atuar pela "assistência gratuita"? Fato é que muita coisa boa pode se extrair de tal experiência, principalmente, por que não se trata de mera experiência profissional, mas experiência pessoal, de crescimento e amadurecimento. Lembrando que uma pessoa mais experiente certamente é um profissional mais experiente.


Portanto, como experiência profissional o recém formado poderá atuar em casos simples, mas não menos especiais, dos clientes da "assistência" e a partir disso iniciar sua carreira e sua experiência profissional.


Seu nome circulará no Fórum, circulará na cidade, ele aprenderá tarefas simples, como controlar prazos e, principalmente, tarefas mais complexas como atender o cliente, deduzir suas pretensões da consulta inicial, solicitar documentos, pensar na estratégia processual etc.


A riqueza de informações e aprendizado que isso propicia vale muito mais que qualquer honorário advocatício pago pelo Estado, por menor, ou maior, que seja.


Mas, além do aprendizado profissional, o crescimento pessoal é estupendo. Os importantes clientes da "assistência" nos mostram a relevância social da função exercida pelos advogados, que precisam compreender que não são os honorários que aumentam ou diminuem os direitos dos clientes.


Ricos ou pobres, clientes são clientes e direitos são direitos, devendo o profissional compreender que acima de sua própria atuação profissional fala a Ética e a Justiça, sempre.


Portanto, ao advogado recém formado, se você tem tempo para dedicar aos importantes clientes da "assistência" faça isso com foco: retire o máximo de aprendizado profissional e pessoal dessa experiência.


Atenda e proteja tal cliente, como se fosse seu melhor cliente, pois todos devem se assim tratados!


3 - A bacharel recém aprovada na primeira fase que me enviou o email, salvo engano, havia sido reprovada nos exames anteriores (na segunda fase do 2010.2 e na primeira fase do 2010.3). Agora, aprovada na primeira fase novamente, ela se dedicará aos estudos da prática tributária, eleita como matéria para a segunda fase.


Mas, o discurso dela realmente é importante: o Exame da OAB, como o próprio nome diz, não é um Concurso. No concurso, candidatos concorrem. No Exame, bacharéis são avaliados. Isso mostra que estar preparado para o Exame é ter foco no seguinte verbo: estudar. A aprovação não cai do céu. O Exame é difícil. 


Os cursinhos estão cheios de dicas sobre como estudar, portanto, pense efetivamente em criar um planejamento do seu estudo. Depois de planejado, execute o plano! No dia da prova o lado emocional conta e muito, pois é o que prevalece. Não basta a concentração máxima nos estudos sem que o equilíbrio emocional propicie ao aluno que faça uma boa prova.


É preciso combinar o seguinte tripé: plano de estudo - execução do plano de estudo - controle emocional. Mas, a base de tudo é o controle emocional, que só se mantém firme se você estiver certo que está indo para o lugar certo (como planejado e executando o planejado). Uma coisa alimenta a outra!


Por enquanto é isso pessoal! Tenham foco! Definam o que pretendem e concentrem seus esforços! Tudo se alcança, mesmo que tudo comece com um simples sonho! Então, sonhe!


Grande abraço,

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon www.cmo.adv.br

5 comentários:

  1. olá achei bem interessante seu blog
    irei participar concerteza
    gostaria de te convidar a participar do meu tambem
    segue o link
    http://dataged.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo! é isso mesmo! Obrigada pelos conselhos valiosos de sempre.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá,Dr.Chacon tudo nesta vida é sempre uma nova experiência vivida, sua idéia veio para somar, Parabéns!!! Luciana Moreira.

    ResponderExcluir
  4. Chacon, obrigado pela força... Fiz minha inscrição como advogado ontem... Vou me inscrever no convênio na próxima lista (acho que é em outubro).

    Mas ainda tenho dúvidas e mais dúvidas quanto ao começo... Procuro um amigo pra abrir um escritório? Ou seria melhor procurar alguém com mais experiência para trabalhar como advogado empregado? Distribuir currículos?
    To perdidão... O senhor bem sabe que sempre fiz estágio em órgãos públicos e que meu foco é o MP. Mas para isso tenho que começar o período de atividade jurídca.
    Por isso, não bem como começar... =P
    Uma luz?

    Abração Chacon :)

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do seu blog, e ainda não tenho experiência nenhuma.
    alias esse é meu primeiro ano na faculdade no curso de Direito.
    mas como sempre fui esforçado, antes mesmo de tudo já estou estudando o que eu nem vi ainda na faculdade. E TENHO PLENA CERTEZA QUE EU VOU PASSAR NA OAB ANTES MESMO DE TERMINAR A FACULDADE.

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!