Ao contrário de muitas profissões a advocacia guarda grandes surpresas nos momentos de crise. Infelizmente, ou felizmente, é nos momentos de crise financeira que a advocacia é mais solicitada, seja para resolver conflitos, seja para planejar ações com menores riscos, seja para gerar economias. Então, diante do que já foi o mês de janeiro de 2015, podemos sim dizer que o momento é ideal para aprimorar a gestão do seu escritório em busca de novos clientes, novos serviços e bons resultados!
Logicamente, o momento é ideal por que não adiante ficar de braços cruzados acreditando que seu escritório vai ser automaticamente lembrado ou procurado de modo a melhorar o desempenho e o resultado financeiro. É preciso olhar a crise, entender a crise e estabelecer parâmetros para um planejamento estratégico que defina como seu escritório pode aproveitar de verdade estas oportunidades que estão surgindo.
Nem vou listar links com exemplos de demissões de funcionários, aumento de tributos, aumento de combustível, aumento da inadimplência. Isso tudo está na mídia todos os dias e, portanto, não merece ser aqui exemplificado. Também não quero de modo algum vincular estes aspectos com possível visão política. Apenas pretendo criar um pensamento, uma inquietude, que provoque em você um desejo de aproveitar esta oportunidade profissional e de mercado.
Nossa última postagem do ano passado (sobre o novo perfil do advogado segundo o mercado) revelou, no seu último item, com base numa matéria da Revista Exame, quais seriam ou são as carreiras mais promissoras para advogados no ano de 2015. Caso você não tenha lido, veja clicando aqui.
Agora, de nada adianta ler referida matéria e não se preparar! Como se pode facilmente analisar e relacionar, a crise financeira destaca na advocacia áreas bem específicas como a área tributária (seja para a gestão dos débitos, contencioso tributário ou planejamento tributário das empresas, a área trabalhista (seja como advogado do reclamante ou da reclamada, seja para contencioso ou consultivo visando assegurar o menor risco nas demissões e ainda visando possíveis negociações sindicais, etc), a área de gestão e recuperação de crédito (para atender consumidores com dívidas ajuizadas ou não, para atender empresas para criarem uma boa gestão dos créditos que possui e para implementar possível plano de ação em busca de recuperação dos créditos, etc), entre outras.
Então, a minha provocação é clara: onde seu escritório está nesse cenário de oportunidades?
Para aproveitar bem as oportunidades é preciso estabelecer um plano de ação. É preciso conhecer a situação, planejar os passos em busca de resultados e efetivamente colocar os passos em prática.
Se for possível, antes de continuar, leia esta postagem sobre como montar um bom planejamento de seu escritório: aqui.
Nesse sentido a área de comunicação e marketing do seu escritório, por menor que seja, precisa estar atuante. É preciso contatar os clientes e possíveis clientes para mostrar que sua equipe está pronta para atender possíveis novas demandas decorrentes da crise. Escreve textos sobre isso e envie aos clientes e potenciais clientes. Marque visitas ou reuniões para ter a oportunidade de mostrar os possíveis serviços que porventura se tornem necessários, destacando como você pode ajudar seu cliente naquele momento.
Ou seja, não fique esperando a maré da sorte atingir seu escritório. Se estamos numa tempestade e a advocacia pode ser um "porto seguro" é preciso mostrar isso aos clientes e aos potenciais clientes. Quem não é visto, não é lembrado!
Aproveite para começar 2015 com o pé direito! Conheça um pouco mais sobre "gestão e advocacia", sobre planejamento estratégico e dicas de marketing para advogados! Invista no seu futuro profissional, conheça esse livro simples e direito, com dicas de fácil aplicação: "GESTÃO para ADVOGADOS - Editora Saraiva"
Desejamos muito sucesso para você em 2015!
Advocacia Hoje
Luis Fernando Rabelo Chacon
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