9 de novembro de 2013

BRANDING PARA ADVOGADOS! Marca em tempo integral!

Prezados leitores, 

Minhas anotações da palestra!
Como Coordenador de “Novos Mercados e Gestão” da Comissão Estadual do Jovem Advogado da OAB SP participei como palestrante na última semana de um evento denominado “Integração Total para o Jovem Advogado”. No dia da minha apresentação me antecedeu uma profissional excepcional, Sylvia Bizarro, que falou do “branding” para advogados. Simplesmente fantástico! Como aprendi! Gostaria de dividir minhas impressões com você!

Branding é o gerenciamento de uma marca. Ou seja, mais do que ter uma marca (uma identidade) é preciso gerenciá-la. E, atualmente, você é uma marca em tempo integral. Seu escritório também é uma marca em tempo integral. Portanto, é fundamental monitorar e gerenciar isso para o seu sucesso profissional ou para o sucesso profissional do seu escritório.

Mais do que fazer marketing ou panfletagem é preciso ter certeza de que aquilo que é divulgado ou exteriorizado está sendo encontrado em seu escritório de maneira ampla e efetiva. O Branding pode atuar nos cinco sentidos da percepção humana: visão, audição, paladar, tato, olfato...

A bagunça da sua mesa, a limpeza do seu escritório, a pintura da parede da sua sala de trabalho, a roupa que você usa, o que os outros falam sobre você, e até mesmo a combinação entre o perfume do ambiente de trabalho e aquilo que ser pretende entregar nos serviços do escritório pode fazer diferença.

Ouvi na palestra que o marketing diz: “compre minha marca” enquanto o branding afirma: “experimente a minha marca e continue comigo”. E sabe que é verdade! Afinal, “você é o que você é, o que você faz, como faz, enquanto faz e muito mais”.

Nós nos lembramos muito bem de uma pessoa que utiliza alguma roupa ou acessório marcante, como a combinação dos óculos com a gravata, como o cheiro de uma loja de cosméticos, etc. Isso mostra que estamos habituados a perceber isso!

Não posso prometer um serviço de excelência na advocacia se o cliente ao entrar na minha sala percebe o meu descontrole na organização documental. Ele pensará: como esse advogado vai organizar os meus documentos? Essa percepção é importante para gerar ou quebrar a confiança com o profissional, pensar e gerenciar isso é essencial, isso é Branding.

Quando o cliente entra na sua sala limpa e organizada, percebe que a pasta do caso já está separada e que todos os documentos estão em ordem na mesa de atendimento, tenha certeza, ele se sentirá mais seguro, gerando confiança, sendo que a confiança é a essência para manter vivo e crescente o negócio do seu escritório.

Mas, não é só isso.

Algumas ideias da palestra (foto ao lado), além da que acabei de mencionar acima, devem ser ressaltadas e servirão como dica: 

- Que defeitos a maioria dos advogados comete no atendimento do cliente e que você deveria evitar repetir para gerar valor à sua marca? Exemplo simples: dar retorno, dar relatório das causas ou atender com a velocidade esperada a demanda que lhe é trazida.

- Que segmento você pretende atingir com seus serviços, ou seja, que tipo de clientela você pretende ter? Pois, dependendo desta escolha você definirá a localização do seu escritório, a mobília das salas, a forma de se vestir e ser atendido, a forma de tratamento e recepção, etc.

- Como você monitora os erros e reclamações do seu cliente? Corrigir os deslizes significa fortalecer e fidelizar a clientela. Se um cliente percebe que você corrigiu um ato, ele certamente valorizará sua conduta. Isso agrega valor à sua marca.

- O uso inadequado das redes sociais pode ser fatal, pois você pode colocar em descrédito a marca do seu escritório. Use o LinkedIn para relacionamentos profissionais e não aceite clientes em redes sociais abertas, mantendo o seu perfil fechado para os seus contatos.

- Não adianta transparecer um anjo atencioso na frente do cliente se na hora de tratar o garçom você age como um cavalo. O seu cliente saberá que num momento ou outro ele será tratado como o garçom, nem que seja pelas costas! Então é preciso evitar ruídos de comunicação, garantindo que o cliente, por todo lado que olhe ou perceba seu escritório, sempre perceberá coerência entre as atitudes e o discurso do marketing que vendeu os serviços ao mesmo.

- Saber como os clientes enxergam o seu escritório é fundamental, pois quando mais alinhada sua marca for com a percepção dos clientes, melhor. Ou seja, a forma como os clientes nos enxergam será referência ou o padrão a ser seguido em busca de captação de novos clientes afins e fidelização.

- Embalagem bacana é igual a produto convincente. A estratégia da indústria é essa: colocar em embalagens interessantes, chamativas, bacanas os seus produtos, pois isso agrega valor à marca, é uma forma de gerenciá-la positivamente. Então, como está seu cartão de visita? Há um logotipo da sua marca? Seu escritório tem um site, mesmo que simples? Pense nisso.

Por exemplo, receber um email com a definição @gmail ou @hotmail é diferente de receber um email com seu domínio @seunome ou @seuescritório. E nem custa tão caro.

- Na hora de contratar advogados ou estagiários pense no alinhamento adequado. A questão cultural e comportamental é tão importante quanto o conhecimento técnico, principalmente, se esta pessoa estiver em contato com o público ou seu cliente.

- Outro ponto crucial é a percepção pelo cliente de que você tem paixão pelo que faz. Jamais reclame da profissão, do juiz, do fórum, deixe de reclamar para o cliente! A convivência agradável e positiva em tempo integral é a principal ferramenta para transmitir paixão pelo que faz. Um advogado feliz e determinado será mais valorizado.


Afinal, quem é você ou seu escritório no mercado? Lembre-se, você é uma marca em tempo integral! Conheça mais em SYLVIA BIZARRO (Branding & Design de Marcas).


Lembrete: o nosso livro "Gestão de carreira e gestão de escritórios para advogados" já está pronto e aprovado pela Editora Saraiva, em fase de correção! Aguardem!

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon

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