Prezados leitores,
Minhas anotações da palestra! |
Como Coordenador de “Novos Mercados e Gestão” da Comissão Estadual do Jovem Advogado da OAB SP participei como palestrante na última
semana de um evento denominado “Integração Total para o Jovem Advogado”. No dia
da minha apresentação me antecedeu uma profissional excepcional, Sylvia Bizarro, que falou do “branding” para advogados. Simplesmente fantástico! Como
aprendi! Gostaria de dividir minhas impressões com você!
Branding é o gerenciamento de uma marca. Ou seja, mais do
que ter uma marca (uma identidade) é preciso gerenciá-la. E, atualmente, você é
uma marca em tempo integral. Seu escritório também é uma marca em tempo
integral. Portanto, é fundamental monitorar e gerenciar isso para o seu sucesso
profissional ou para o sucesso profissional do seu escritório.
Mais do que fazer marketing ou panfletagem é preciso ter
certeza de que aquilo que é divulgado ou exteriorizado está sendo encontrado em
seu escritório de maneira ampla e efetiva. O Branding pode atuar nos cinco sentidos
da percepção humana: visão, audição, paladar, tato, olfato...
A bagunça da sua
mesa, a limpeza do seu escritório, a pintura da parede da sua sala de trabalho,
a roupa que você usa, o que os outros falam sobre você, e até mesmo a
combinação entre o perfume do ambiente de trabalho e aquilo que ser pretende
entregar nos serviços do escritório pode fazer diferença.
Ouvi na palestra que o marketing diz: “compre minha marca”
enquanto o branding afirma: “experimente a minha marca e continue comigo”. E
sabe que é verdade! Afinal, “você é o que você é, o que você faz, como faz,
enquanto faz e muito mais”.
Nós nos lembramos muito bem de uma pessoa que utiliza alguma
roupa ou acessório marcante, como a combinação dos óculos com a gravata, como o
cheiro de uma loja de cosméticos, etc. Isso mostra que estamos habituados a
perceber isso!
Não posso prometer um serviço de excelência na advocacia se o
cliente ao entrar na minha sala percebe o meu descontrole na organização
documental. Ele pensará: como esse advogado vai organizar os meus documentos? Essa
percepção é importante para gerar ou quebrar a confiança com o profissional,
pensar e gerenciar isso é essencial, isso é Branding.
Quando o cliente entra na sua sala limpa e organizada,
percebe que a pasta do caso já está separada e que todos os documentos estão em
ordem na mesa de atendimento, tenha certeza, ele se sentirá mais seguro,
gerando confiança, sendo que a confiança é a essência para manter vivo e
crescente o negócio do seu escritório.
Algumas ideias da palestra (foto ao lado), além da que
acabei de mencionar acima, devem ser ressaltadas e servirão como dica:
- Que defeitos a maioria dos advogados comete no atendimento
do cliente e que você deveria evitar repetir para gerar valor à sua marca?
Exemplo simples: dar retorno, dar relatório das causas ou atender com a
velocidade esperada a demanda que lhe é trazida.
- Que segmento você pretende atingir com seus serviços, ou
seja, que tipo de clientela você pretende ter? Pois, dependendo desta escolha
você definirá a localização do seu escritório, a mobília das salas, a forma de
se vestir e ser atendido, a forma de tratamento e recepção, etc.
- Como você monitora os erros e reclamações do seu cliente?
Corrigir os deslizes significa fortalecer e fidelizar a clientela. Se um
cliente percebe que você corrigiu um ato, ele certamente valorizará sua
conduta. Isso agrega valor à sua marca.
- O uso inadequado das redes sociais pode ser fatal, pois
você pode colocar em descrédito a marca do seu escritório. Use o LinkedIn para
relacionamentos profissionais e não aceite clientes em redes sociais abertas,
mantendo o seu perfil fechado para os seus contatos.
- Não adianta transparecer um anjo atencioso na frente do
cliente se na hora de tratar o garçom você age como um cavalo. O seu cliente
saberá que num momento ou outro ele será tratado como o garçom, nem que seja
pelas costas! Então é preciso evitar ruídos de comunicação, garantindo que o
cliente, por todo lado que olhe ou perceba seu escritório, sempre perceberá coerência
entre as atitudes e o discurso do marketing que vendeu os serviços ao mesmo.
- Saber como os clientes enxergam o seu escritório é
fundamental, pois quando mais alinhada sua marca for com a percepção dos
clientes, melhor. Ou seja, a forma como os clientes nos enxergam será
referência ou o padrão a ser seguido em busca de captação de novos clientes
afins e fidelização.
- Embalagem bacana é igual a produto convincente. A
estratégia da indústria é essa: colocar em embalagens interessantes,
chamativas, bacanas os seus produtos, pois isso agrega valor à marca, é uma
forma de gerenciá-la positivamente. Então, como está seu cartão de visita? Há
um logotipo da sua marca? Seu escritório tem um site, mesmo que simples? Pense
nisso.
Por exemplo, receber um email com a definição @gmail ou @hotmail é
diferente de receber um email com seu domínio @seunome ou @seuescritório. E nem
custa tão caro.
- Na hora de contratar advogados ou estagiários pense no
alinhamento adequado. A questão cultural e comportamental é tão importante
quanto o conhecimento técnico, principalmente, se esta pessoa estiver em
contato com o público ou seu cliente.
- Outro ponto crucial é a percepção pelo cliente de que você
tem paixão pelo que faz. Jamais reclame da profissão, do juiz, do fórum, deixe
de reclamar para o cliente! A convivência agradável e positiva em tempo
integral é a principal ferramenta para transmitir paixão pelo que faz. Um
advogado feliz e determinado será mais valorizado.
Afinal, quem é você ou seu escritório no mercado? Lembre-se,
você é uma marca em tempo integral! Conheça mais em SYLVIA BIZARRO (Branding & Design de Marcas).
Lembrete: o nosso livro "Gestão de carreira e gestão de escritórios para advogados" já está pronto e aprovado pela Editora Saraiva, em fase de correção! Aguardem!
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