12 de julho de 2013

Exame da OAB mudou, e mudou bastante (XI Exame da OAB)

Meus caros seguidores que ainda estão pensando no Exame da OAB!

O Exame da OAB mudou. Acho que agora sim, "o gigante acordou". Na minha concepção mudou muito e os pontos cruciais da mudança exigirá de alunos, faculdades e cursinhos uma reflexão imediata!

Essa reflexão vai certamente alterar o cenário onde os bacharéis e estudantes circulam, pois vai desafiar professores de cursinho, mudar o estilo de aula dos cursinhos, vai mudar os livros de resumos para o Exame da OAB, vai mudar o modo de estudo dos alunos, seja para a primeira, seja para a segunda fase.

Os principais itens da mudança, com a especialidade de sempre, estão no BLOG do meu amigo pessoal Maurício Gieseler de Assis: leia aqui sobre as mudanças do edital XIPretendo, inclusive, me encontrar com ele no próximo dia 17 de julho na OAB SP, na audiência pública sobre o Protocolo OAB MEC que propõe mudanças nos cursos de Direito!

No meu ponto de vista, o mais gritante: possibilidade de cobrança nas duas fases de JURISPRUDÊNCIA PACIFICADA dos Tribunais Superiores.

Ou seja, as questões objetivas e ou discursivas poderão exigir do aluno muito mais do que saber aquilo que o Código prevê, mas exatamente ter uma visão sistêmica, organizada e atualizada da concepção que o Tribunal tem sobre determinado assunto.

Obviamente, o aluno deverá estar atualizado sobre diversos temas que até então saiam despreocupados para a primeira e para a segunda fase. Isso, então, exigirá mudança nos livros dedicados à primeira fase e também os dedicados à segunda fase.

Porém, devo estar feliz por um ponto consequente disso tudo. Passaremos a valorizar mais as aulas lecionadas pelos professores de graduação das boas faculdades de Direito do país. Aqueles professores que aprofundavam a matéria, davam a visão jurisprudencial do assunto e que, muitas vezes, eram "desconsiderados" por alguns alunos, agora serão, certamente, reposicionados!

O Exame da OAB vai privilegiar o verdadeiro ensino do Direito, o ensino adequado e coloca em xeque as aulas minimalistas, com o ensino do mínimo do mínimo do ensino jurídico que, até então, eram talvez suficientes para passar no Exame, mas realmente insuficientes para o sucesso e atuação profissional.

Fiquei feliz com a valorização desse tipo de professor, que aprofunda os temas, que faz com que os alunos realmente reflitam sobre o assunto e conheçam a reflexão doutrinária e jurisprudencial sobre os mesmos!

E, acredito: uma faculdade exigente facilita a vida do aluno, pois ele passará no Exame da OAB com mais facilidade. Hoje o Exame é a peneira que a faculdade deveria ser, mas por questões que não devem neste ato ser comentadas, não é.

Por fim, os livros para a segunda fase do Exame, igualmente, não poderão mais ser meros repertórios de "copia e cola", roteiros básicos que efetivamente não ensinem o aluno a compreender o sistema processual a que estão submetidos! 

É o segundo ponto da minha felicidade neste caso, pois meu livro da Editora Saraiva, que está na 2a edição, busca realmente ensinar o aluno a advogar, não apenas a elaborar peças a partir de modelos!! Espero que você conheça essa obra!! clique aqui!!

Vamos em frente! Sucesso!!!


Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon

2 comentários:

  1. A melhor noticia aos que já foram aprovados, é que profissionais mais capacitados estão por vir, depois dessas!! rs Ponto positivo ao ensino de qualidade e aos bons professores de Direito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dias melhores! rs Acredito que o mercado está lotado de ótimos profissionais, mas tem muita instituição de ensino entregando gato por lebre por aí! Grande abraço e obrigado colega !

      Excluir

Leitor, por favor, identifique-se!