1 de fevereiro de 2012

Rendimento nos estudos! Foco na aprovação!

Aluno de Direito + Exame da OAB: rendimento nos estudos e foco na aprovação!


O calendário das instituições de ensino superior retoma os trabalhos acadêmicos a partir desta semana ou da próxima semana. Alunos voltam às aulas e aos estudos. Por isso pensei numa pequena postagem com algumas dicas básicas sobre o rendimento nos estudos. Vamos começar falando de uma prática comum na preparação para o Exame da OAB, mas será uma introdução para falarmos sobre o dia a dia de estudo do aluno universitário nas faculdades de Direito. São opiniões pessoais extraídas do cotidiano, na conversa com colegas, nas salas de aula etc. Tudo para acrescentar! Melhorar nunca é ruim não é mesmo! Então vamos lá!

1 - MEGA ULTRA REVISÕES: adianta?

Existem muitos formatos de revisão de conteúdo que prometem levar o aluno que presta o Exame da OAB à aprovação. Nomes do tipo "Tropa de elite", "Dia G", "Dia F", "UTI", "SOS" aparecem. A pergunta inicial é: mega revisões que se espalham, gratuitas ou não, preparam os alunos para os exames?

São aulas estruturadas, direcionadas, divertidas, focadas, uteis e tudo mais!  Portanto preparam os alunos para aquele momento decisivo. Mas, sem o estudo, será uma bela motivação em vão. Permita-me fazer uma comparação tosca: casulo sem lagarta não vira borboleta!

Sendo assim, pergunte-se:  faço minha parte para me transformar num aluno vencedor? Lembre-se: você é  construtor e não coadjuvante do processo de ensino aprendizagem.

É possível pensar nisso através de rápidas dicas!

2 - Aula dada aula estudada.

Ditado antigo e necessário para o bom aprendizado. Aluno que fica somente na aula e imagina que isso salva não terá sucesso! Para ter sucesso verdadeiro nas avaliações da faculdade e, principalmente, na prova da OAB e nos concursos, exige que seja bem administrada uma grande quantidade de conhecimento. Somente assistindo aulas o conteúdo, com o tempo, se esvazia, e pouco será absorvido. É realmente preciso estudar! Estudar para compreender, memorizar e garantir que o conhecimento apareça na hora certa: na hora da prova.

3 - Sono. Você tem sono quando estuda? O que fez para resolver isso?

Estudo com sono é o mesmo que ligar um aparelho de 220 voltz numa tomada de apenas 110 voltz... Ele ficará "meia fase"! Seu estudo não pode ser meia fase! Portanto, não estude cansado ou com sono, descanse e depois estude para aproveitar melhor esse momento! Muitas vezes, 15 minutos são suficientes para resgatar a energia. Levante, dê uma volta, mude o local do estudo e se não resolver, tire mesmo uma soneca!

Atenção: se o sono nunca passa pense em consultar um médico ou profissional da saúde! Uma noite mal dormida, má alimentação, problemas de pressão etc. tudo isso pode prejudicar seu desempenho! Além disso, sugere-se sempre exercícios físicos, boa alimentação e boa noite de sono!

4 - Aprender dormindo? Durante o sono se aprende!

Você sabia que o seu cérebro organiza os arquivos recebidos durante o dia e descarta o excesso de informação durante o sono? Ele pode estar guardando a mensagem do Facebook e não aquilo que é essencial no estudo! Portanto, é preciso dizer ao cérebro o que guardar antes da limpeza. Isso se faz com uma rápida revisão do conteúdo. Por isso revisões são essenciais, pois você diz ao cérebro o que ele deve guardar e o que ele deve descartar. Grife, destaque, marque, resuma e mostre o caminho para ele!

5 - Ruídos atrapalham! Tem barulho onde você estuda?

Os ruídos não só distraem o estudo como diminui a freqüência que o cérebro usa para absorver o estudo, pois ele divide a atenção em mais de um fator. Imagine um computador sozinho usando o sinal de internet... Agora pense em dez computadores dividindo o mesmo sinal! Não se engane. Mantenha o ambiente controlado e longe dos ruídos! Desligue a TV e o som. Evite locais de grande movimentação de pessoas. Peça para as pessoas da sua casa não interromperem, desligue o celular... O estudo é seu foco!

6 - Menos é mais! Tempo de estudo não é sinônimo de qualidade!

Entenda que menos pode ser mais! O problema não é estudar muito, mas sim estudar o tempo necessário  corretamente. Não é o tempo é a qualidade que importa. Exemplo: estudar 40 minutos e parar pelo menos 5 minutos para seu cérebro descansar! No quarto intervalo pare no mínimo 30 minutos e não adianta estudar mais do que 4 horas seguidas... O cérebro cansado absorve cada vez menos! Muito pode ser pouco nessa hora!

Outra dica: aumente o tempo de estudo aos poucos. O maratonista não começou treinando 42 km no primeiro treino! Ele treinou muito, aos poucos,  para completar seus primeiros 42 km sem parada!

7 - A sala de aula é o local do primeiro passo, do passo mais importante.

Como você usa a sala de aula? Como se comporta? A sala de aula será sempre o mais importante momento do aprendizado. Mesmo que a sala seja virtual. Ali seu cérebro recebe a informação para depois armazenar. Se você faltar, não prestar atenção, permitir que ruídos dividam a sintonia, deixar duvidas etc o que seu cérebro terá para arquivar? Se a aula não for bem aproveitada que tipo de informação ele guardará? Ou nada ou pouco!

Se a aula for bem aproveitada o aluno não começará do zero no momento do estudo. Agora, se você não aproveita a aula, quando for estudar, vai começar do zero! Pense nisso! Você poderá estudar menos tempo depois, pois precisará de menor tempo para atingir um melhor resultado, se aproveitando do que colheu de conhecimento durante a aula. Tenha isso em mente na próxima aula!

8 - Estudar muito na véspera já era!

Se você quer realizar seu sonho e ir longe, não fique somente nos estudos da véspera. Esse tipo de estudo  ou mesmo o estudo concentrado em pouco espaço de tempo não lhe trará muitos frutos. O aprendizado é sistêmico, contínuo. Você deve pensar nisso para chegar longe! Em 10 dias de estudo não é possível aprender o que se estudou durante um ano!

Num dia de Mega Ultra Revisão um aluno não aprende o necessário para ser aprovado na OAB, no máximo, será estimulado, direcionado, estará motivado! Como já dissemos acima, ninguém se torna maratonista do dia pra noite. Aos poucos o treino prepara o físico, o psicológico e gera confiança! Dai quando for o Dia Daquela Mega Revisão a injeção de animo e motivação não vai somente alegrar você, mas vai realizar o mais importante: a aprovação!

9 - Planejar e ter controle do plano é preciso!

Para o sucesso é preciso planejar, executar o plano de estudo e gerar segurança com isso... Quando você executa o plano de estudos está efetivamente gerando conhecimento, o que lhe trará também muita segurança. Segurança é tudo na hora da prova!

Na próxima postagem focada no aluno de Direito falaremos sobre esses fatores.

Bons estudos! Aprovação!


Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon www.cmo.adv.br

2 comentários:

  1. Texto interessante. E pra chegar neste nível de estudo realmente é necessário esforço e disciplina. Nada vem fácil nesta vida, mas podemos diminuir as dificuldades estudando sempre e não somente na véspera de uma avaliação.

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas! Fazendo-as tornarem-se hábitos se vai longe!

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!