19 de março de 2011

Advocacia: Pós Graduação e começo de carreira.

Prezados leitores,


Acompanho hoje, neste momento, as aulas inaugurais dos cursos de Pós Graduação em  Direito (www.unisal.br). Isso me fez pensar na advocacia e na especialização.


Sou supervisor dos Cursos da UNISAL Lorena e novamente iniciamos as aulas com mais de 30 alunos por turma! Hoje alcançamos aproximadamente 320 alunos em nosso programa, na cidade de Lorena SP, além dos mais de 1.000 alunos na Graduação e 65 no Mestrado em Direito.


Tenho visto nos últimos três anos que os alunos inscritos em programas Lato Sensu de Pós Graduação, leia-se, especialização, são advogados e ou bacharéis, muitos recém formados. Depois da árdua tarefa de ser aprovado no Exame de Ordem o mercado de trabalho lhes apresenta um novo desafio: especializar-se!


O que buscam, então? O que significa escolher fazer um curso de pós graduação a título de especialização?


1 - O primeiro aspecto a considerar: fazer uma pós-graduação é começar a carreira profissional.


Estar matriculado num programa de pós graduação, no exercício da advocacia, indica sinais de especialização, que é um rótulo necessário e condição inicial para o sucesso profissional. Quando você diz para alguém "sou advogado" ele logo lhe pergunta "em que área?". Dizer que em todas ou não dizer nada é ruim para sua imagem. É preciso estar, mesmo que de forma inicial, inserido em algum programa de especialização. Vejamos!



O advogado que luta nos Tribunais com temas de direito público tem que estar afinado com o direito constitucional. E, preocupar-se em compreender a fundo esse tema e todos os outros do ramo, faz-se necessário para a atuação profissional. O advogado procurador de algum ente público, ou mesmo advogados profissionais liberais que litigam em face de entes públicos precisam focar seu conhecimento e não podem basear sua advocacia no "feijão com arroz" ou com o "básico" apreendido na Graduação. É preciso mais, é preciso, por exemplo, compreender o que exatamente acontece nos dias de hoje a título de controle de constitucionalidade, o que estão os Tribunais Superiores debatendo sobre o tema e qual tem sido o posicionamento nessa linha de tema. Por isso uma Pós Graduação se torna algo essencial.

Aula inaugural Pós Graduação em Direito Público - UNISAL - Lorena
Pedro Lenza - Saraiva - Controle de Constitucionalidade (19 de março)
sigam @pedrolenza

O advogado que trilha os caminhos da advocacia focada no direito privado precisa saber, por exemplo, quais os grandes dilemas que o direito civil tem enfrentado no que tange aos direitos da personalidade, no que tange às relações familiares e sócio-afetivas, bem como as questões dos direitos atrelados aos homossexuais etc. Isso fomenta todos os demais temas de direito civil, sejam as relações contratuais, sejam as relações de propriedade ou mesmo societárias. A complexidade, então, do direito civil no mundo moderno que vivemos, nos temas mais atuais e contemporâneos estão sendo debatidos na doutrina e nos Tribunais. Um advogado que pretende atuar com o direito privado precisa estar afinado com os novos conceitos, paradigmas e decisões que se alinham com a atualidade. Preparar-se para uma boa advocacia hoje, nesse segmento, é conhecer um pouco disso tudo e novamente a Pós Graduação se mostra o caminho ideal.

Aula Inaugural Pós Graduação Direito UNISAL Lorena (19 março)
Maurício Bunazar - Teoria geral do direito civil na atualidade
Mas, também o foco de advogados pode estar no setor empresarial. Uma oportunidade que se deve considerar, inclusive, por quem inicia a carreira. O Brasil está num momento econômico importante, com a copa do mundo de futebol e as olimpíadas, certamente a economia continuará crescendo e as oportunidades no direito empresarial surgirão e se multiplicarão. Contudo, só haverá lugar para quem estiver afinado com o setor, que compreender não só a necessidade da empresa em si, mas compreender também uma determinada e específica necessidade da empresa, em busca de soluções no direito do trabalho, tributário, ambiental, societário, contratos etc. E realmente, isso se alcança com um curso de Pós Graduação.

Aula Inaugural - Pós Graduação em Direito Empresarial UNISAL Lorena
Marcelo Cometti (curso Damásio) - Teoria geral do direito societário (19 de março)

2 - O segundo aspecto a considerar: na vida prática a teoria é outra, como diz o ditado.

Realmente, os bancos das Faculdades de Graduação em Direito, salvo raríssimas exceções, não dão conta de preparar o bacharel para o mercado de trabalho. Ainda mais nesses tempos de Exame da OAB que exige dos alunos extrema dedicação e concentração ao final do curso de graduação. 


Segundo Maurício Bunazar, professor de Direito Civil de nosso programa de Pós Graduação, "o mestrado em direito, a pós graduação Stricto Sensu, serve para um aprofundamento teórico, já a especialização, a pós graduação Lato Sensu, serve para uma análise teórica com o foco prático dos temas".

Realmente, formados e com ou sem a famosa carteira da ordem, o aluno da pós graduação tem como objetivo aprofundar a teoria com um enfoque prático especializado. Não se deve pensar somente no aluno recém formado, mas também no profissional que já está no mercado e precisa de atualização e foco na especialidade.

A atualização, a especialidade e uma visão mais prática dos institutos são essenciais para o profissional do direito, no começo da carreira ou não.



Com os dois aspectos acima é possível imaginar que cursar um programa de Pós Graduação em Direito é essencial para o advogado que inicia sua carreira e, também, para aqueles que pretendem se manter vivos e atuar no mercado competitivo da advocacia no qual estamos inseridos atualmente.


Ao final desse artigo quero que vocês leiam a opinião de três grandes professores e autores renomados do mercado, que atuam nos melhores cursos de pós graduação do país.


Antes disso, entretanto, proponho uma reflexão.


É possível pensar no advogado especialista, mas que tenha uma visão generalizada do direito? Em outras palavras, o advogado especialista em direito ambiental, precisa conhecer a quantas anda a reforma proposta para o Código de Processo Civil?


O mercado está aquecido, mas exigirá cada vez mais profissionais do direito que sejam conhecedores de determinada e específica área, sem perder a visão do todo do direito. Realmente, o mercado tem exigido advogados que conheçam de forma detalhada, dominem alguns temas e áreas, mas que também possam se adaptar e compreender critérios e necessidade de outras áreas, que tenham condições de se adaptar e reconhecer necessidades.


Como dizia Darwin, não será o mais forte nem o mais fraco que sobreviverá, mas sim o que tiver maior condições de se adaptar às mudanças. O mercado propõe inúmeros desafios, um deles é estar preparado para as oportunidades. Reputo válido dizer que um curso de pós graduação em Direito permitirá que o advogado (recém formado ou não) esteja pronto para atuar em determinado segmento, mas também ligado aos temas atuais do direito de modo que poderá interligar as áreas e disciplinas, com foco interdisciplinar e complementar, permitindo-lhe adaptar-se na sua atuação profissional, respondendo uma questão de direito tributário ao cliente sem perder de vista a necessária análise dos aspectos trabalhistas ou societários que tal decisão representa.


Arrisco: talvez, um especialista que tem noção dos temas generalizados, pelo menos, da atualidade.


Mas, não é só isso! Uma das pedras mais importantes para que o advogado, no futuro, consiga alcançar o sucesso profissional na área que escolheu é a gestão pessoal e a gestão profissional de seu escritório de advocacia. Além de conhecer questões atuais do direito de forma generalizada, para inspirar confiança e ter base forte para sua opinião, além de conhecer de forma específica e aprofundada determinada área, o bom advogado precisa conhecer um pouco sobre gestão do tempo, gestão financeira, gestão de marketing, gestão da carreira, gestão de pessoas etc.


Concluo: o advogado de hoje precisa ser generalista nas questões atuais do direito, especialista em alguma específica área do direito e ter uma noção mínima de gestão profissional. Isso lhe trará sucesso e você colherá bons frutos!


O que você acha? Deixe sua postagem!
Grande abraço,

2 comentários:

  1. Realmente está cada vez mais árdua a atividade profissional em nossos tempos, sobretudo na Advocacia.
    Pense em um mundo globalizado, como o que conhecemos onde mesmo um país democrático e aberto como o Japão tem sido questionado sobre a clareza e veracidade das informações que tem disponibilizado sobre o acidente em Fukushima, imagine quantos não são os questionamentos e celeridade que o cliente não põe a prova seu advogado quando de uma consulta?
    Hoje em dia o cliente já senta diante de seu advogado, se abusar, sabendo das mais recentes alterações sobre determinada matéria, inclusive do ponto de vista jurisprudencial e doutrinário.
    Isto ocorre porque como já dizia o ditado “quem procura acha”, e hoje em dia com as ferramentas que o mundo digital oferece cada vez este ditado passa a se tornar um princípio.
    Ou seja, seu cliente certamente não esperará de você somente respostas, pois estas o mesmo certamente já encontrou no Yahoo ou no Google, bem como tampouco as medidas judiciais cabíveis, que também são facilmente encontradas nestes e outros sites por quaisquer pessoas.
    Seu cliente buscará confiança, experiência e conhecimento, e por incrível que pareça isto pode ser verificado em suas respostas ao mesmo! Ao dizer apenas as respostas você mostrará que sabe, mas o conhecimento a experiência quando cumuladas geram fatalmente a confiança e estes podem ser adquiridos de várias maneiras, dentre elas a Pós Graduação.
    Mas é mister agregar ao conteúdo que lhe for passado a percepção e exemplos contados pelos professores, os artigos, jurisprudências dos mais variados temas, para que ao ser questionado, e isso certamente ocorrerá, possa indicar e sobretudo transmitir a confiança que seu cliente necessita, pois as respostas, ele fatalmente saberá.

    ResponderExcluir
  2. Além de toda qualificação que a pós graduação agrega ao currículo do profissional, o estudo constante é engrandecedor pessoalmente.

    Espero nunca parar de estudar e ficar naquela situação que alguns comentam: "enferrujar" para os estudos.

    Já discutimos neste blog sobre a atualização constante do advogado e a pós graduação é um dos meios de atualizar-se.

    Abraço,

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!