13 de julho de 2010

Advocacia e o Convênio com a PGE.

Bom dia amigos,

Muitos ex-alunos depois que saem da faculdade me perguntam se vale a pena encarar a "assistência", ou seja, se vale a pena advogar através do convênio da Procuradoria Geral do Estado. Esse é um tema importante para o advogado do interior do Estado de São Paulo e para os advogados em início de carreira, principalmente. Esse tema é atual, pois recentemente foi renovado o convênio OAB SP x PGE SP.

Entenda: o Governo do Estado deve conceder à população de baixa renda assistência judiciária gratuita e deveria fazê-lo através da Procuradoria Geral do Estado. Em São Paulo, entretanto, não há número suficiente de Procuradores para atender a demanda, necessitando de apoio da OAB SP que, através de parceria, seleciona advogados que serão remunerados pelo Estado e exercerão sua função em prol daquelas pessoas de baixa renda. A remuneração não é obviamente a mesma que o advogado alcançaria em atendimentos comuns, sobretudo, tendo como mínimo a Tabela de Honorários da OAB SP. Contudo, é uma oportunidade de início de carreira e de remuneração sem inadimplemento.

Agora vamos voltar ao questionamento dos ex-alunos: vale a pena advogar pela Assistência?

A resposta é sempre positiva. Sim, é muito importante para os advogados de início de carreira que tiverem oportunidade e até mesmo necessidade. Tenha certeza que advogar para os mais necessitados é muito gratificante e, ainda, nos faz vivenciar situações jurídicas e processuais que nos ensinarão a todo momento. Além da remuneração em si, o aprendizado e a experiência adquirida são fundamentais para que o advogado possa iniciar sua carreira.

Logicamente que o advogado iniciante deve ter atenção suficiente para atender o cliente da Assistência como se fosse seu melhor cliente. Pois essa é uma regra de ouro na prestação de serviços: cada cliente é o seu melhor cliente! Tratar bem as pessoas, realizar um serviço aplicado e organizado nas petições e nas audiências, somente elevará o seu nome na Comarca onde atua. A remuneração será o suficiente para ajudá-lo inicialmente na carreira, mas a experiência e o seu nome circulando na praça, como diz o jingle, não tem preço!

Muitos também dizem que atender os clientes da Assistência é positivo por que isso movimenta o seu escritório. Ou seja, se seu escritório é novinho em folha, só com recém-formados, a Assistência poderá movimentá-lo de modo a permitir que você aprenda e pratique um pouco da dinâmica da gestão do seu escritório, bem como permitir que o público externo perceba que efetivamente seu escritório está funcionando!

Para quem gosta do lado social da advocacia a Assistência é certamente um ótimo lugar para ter orgulho de ser advogado e alcançar objetivos outros na profissão. Ajudar o próximo, logicamente, não exige que você seja advogado da Assistência, pois podemos ajudar de outras maneiras, mas certamente é uma forma de ajudar, satisfazer esse seu lado social, e ao mesmo tempo tirar proveitos para seu escritório.

O importante é efetivamente fazer o melhor serviço possível nos processos da Assistência! Lembre-se que o público externo, inclusive, o "Fórum" estará de olho no seu trabalho! É uma oportunidade de ser elogiado, de ser reconhecido como um bom advogado! Faça tudo para que o processo da Assistência seja o processo mais importante! Escreva bem, atenda os prazos, atue de forma correta nos autos e mostre que você tem potencial! Tenha certeza que sua boa atuação se destacará no "Fórum" e isso refletirá no seu futuro!

Como essa é uma realidade do advogado no Estado de São Paulo, sobretudo, no interior, achei importante uma postagem com esse assunto. Espero que tenham gostado!

E você, tem alguma história para contar sobre a Assistência? Deixe seu recado, deixe uma postagem para que os demais leitores compartilhem as experiências...

Grande abraço,

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon www.cmo.adv.br

4 comentários:

  1. Me formei numa época em que a OAB e a PGE estavam "brigando", e a incrição para a assistência foi tumultuada. Não me inscrevi.

    Mas quando converso com advogados que atuam pela assistência, vejo que o retorno financeiro só vai aumentado com o passar dos anos, pois a "carteira" de clientes da assistência vai engordando.

    Outro dia, diante de um caso engraçado, ouvi uma colega suspirar: "Ah... se eu não estivesse na assistência jamais me apareceria um caso assim!" Divertiu-se ela ao solucionar a questão.

    Abraços,
    Paládia

    ResponderExcluir
  2. Advogar pela Procuradoria Geral do Estado é um belo caminho, não só para o advogado adquirir experiência mas também captar potênciais clientes, que não seja os que ele atende através da PGE, mas a propaganda feita por esses atendidos, sem dúvida é extremamente importante para a formação de um "nome" para o advogado.
    E não é por que possivelmente ganhará pouco que o profissional deve atender de qualquer forma o cliente, perdendo prazos e etc, neste quadro ele terá de mostrar que prima por um serviço de qualidade, satisfazendo assim não só os interesses do cliente mas aos dele próprio, pois o importante é estar bem consigo mesmo e saber que seu trabalho tem valor.
    A humildade é muito importante para todos nós, e devemos sempre nos lembrar disso.

    Abraços!
    Att,
    Jefferson Martins - Aluno 2ª Direito do UNISAL

    ResponderExcluir
  3. O início de qualquer carreira no mercado de trabalho atual é extremamente complicada. Na advocacia não é diferente.
    É sabido que o no. de advogados já existentes no mercado é gigante, mas a quantidade de clientes também. Tem espaço para todos!!!
    Muitos saem da faculdade perdidos, sem saber o que fazer ou até mesmo para onde correr. A advocacia pela assistência é, de fato, uma oportunidade de ouro para quem quer iniciar sua vida profissional, captando clientes e vivenciando a vida profissional na sua essência.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Como bem observado pelos colegas a Assistência é uma realidade na advocacia no Estado de São Paulo.
    Impossível conceber a atividade e, sobretudo manutenção “saudável” da profissão em nosso Estado, sem tal instrumento.
    O que preocupa é que muitas vezes tal ferramenta é a única fonte de subsistência para os advogados.
    Alia-se a este cenário, a visão que a maioria da população tem de que o serviço de “graça” é em geral prestado com uma maior morosidade e baixa qualidade.
    Assim, cabe a todos os estudantes e profissionais do direito, lutarem para que de fato a Assistência seja mais um ramo de excelência da atuação dos Advogados, ajudando na visão da mesma perante a sociedade e, através dela construir um marketing pessoal que lhe permita, ainda que aos poucos, ir aumentando suas fontes de recursos.

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!