30 de abril de 2010

DIGA: qual o perfil ideal do estagiário de direito?

Andei pensando nos estagiários! Durante estas duas semanas andei pensando bem sobre o perfil de estagiários de direito. Ficam muitas dúvidas no ar. Nós nem sempre conseguimos definir exatamente esse perfil.

Quando um profissional me procura para indicar estagiários do Curso Direito do Centro UNISAL - Lorena - SP eu sempre tenho dúvidas. Nem sempre quem me procura sabe o que quer ou exatamente o que precisa. Os alunos, por sua vez, nem sempre estão preparados para olhar as oportunidades e se preparar para determinadas entrevistas. Geralmente preparam o mesmo currículo para todas as oportunidades e nas entrevistas com o Diretor do Cartório do Fórum se comporta da mesma forma que se comportaria com um advogado sócio de um escritório.

Pessoalmente eu tenho muitas dúvidas!

Bons alunos são necessariamente bons estagiários?

O estagiário sempre tem que ter alguma experiência anterior para que seja escolhido ou preferido em relação aos não experientes?

Que tipo de conhecimento em tecnologia se exige hoje de um estagiário de advocacia?

Na seleção de estagiários de direito é importante pedir uma redação sobre temas contemporâneos e atuais?

A aparência é relevante, então enviar currículo com foto é importante?

A faculdade onde ele estuda faz toda a diferença e é um diferencial?

Para serviços externos é melhor o estagiário do que a estagiária?

A indicação é mais importante que o currículo e a experiência?

Escrever bem ou falar bem? O que é melhor?

Estagiário tímido, introvertido tem espaço em quais atividades?

Hoje resolvi escrever para ouvir vocês! Nossos leitores são alunos de Graduação, portanto, estagiários em potencial, são alunos da Pós-Graduação, portanto, profissionais que contratariam estagiários...

O que você acha? Deixe sua postagem! Deixe seu recado!

Como você se comporta diante de uma oportunidade?

Como você seleciona seus estagiários?


Luis Chacon
Advocacia Hoje
http://www.cmo.adv.br/

3 comentários:

  1. Professor Chacon

    Sou aluna da Pós e exerço a advocacia. Penso que um bom estagiário não deve jamais se comportar como sócio. Entendo que este tipo de conduta é totalmente inapropriada para a função. Primeiro pq o sócio normalmente em várias ocasiões tem que decidir certas questões sem indagar os outros sócios. No caso do estagiário se imaginar como sócio coloca em risco a imagem do escritório e pode ocasionar danos que inclusive podem levar o escritório a responder por perdas e danos perante os clientes. Com base nisso, penso que um estagiário humilde, ou até tímido de porte de um celular na mão pode ligar para o advogado qdo tiver dúvidas e assim, possivelmente estaria evitando possíveis dissabores.Qto ao quesito conhecimento acadêmico entendo salutar fazer um teste oral e uma peça processual ou comentar a decisão de algum acórdão. Desta forma dá para ter uma noção do nível de conhecimento do estagiário. Estas considerações na minha opinião são as mais adequadas.

    Um abraço.

    Márcia Cristina Diniz Fabro
    Advogada. Aluna da Pós Graduação UNISAL.

    ResponderExcluir
  2. Saudações.

    O estagiário de Direito, como qualquer outro profissional, deve apresentar adequação. Esta característica é fundamental e indispensável para o sucesso profissional de qualquer pessoa.

    Estagiários, advogados, professores, juízes, promotores, desembargadores etc, são pessoas comuns, e, como tais, devem viver suas vidas da maneira que julgarem dignas (sem deixar de lado, claro, a ética e o profissionalismo) Axiomático que o compromisso e o comprometimento devem ser recíprocos. O Advogado que pretende ter um estagiário deve se portar como educador e educando. Nas palavras de Paulo Freire:"Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos apesar das diferenças que os conotam, NÃO SE REDUZEM À CONDIÇÃO DE OBJETO, um do outro."

    A experiência da vida assim se faz. As inúmeras diferenças entre os seres os levam a uma constante evolução.

    O bom estagiário de direito é, portanto, aquele que quer aprender. É aquele que se projeta para isso e pratica seus atos com esse fim - sem deixar de lado a própria vida, as festas acadêmicas, as discussões políticas, a produção cultural.

    Precisamos voltar nossos olhares para o que verdadeiramente é pleno. Devemos carregar conosco valores maiores - aqueles que nos fazem sentir gente, que nos fazem pequenos diante da grandeza do mundo e, ao mesmo tempo, enormes diante das possibilidades.

    ResponderExcluir
  3. Não vejo a possibilidade de existir um perfil ideal de estagiário de Direito que preencha qualquer vaga num escritório de advocacia.

    O primeiro passo é o advogado saber o que quer. Se quer estagiário para ficar no balcão de fórum em fórum, se quer para elaboração de peças processuais complexas, se quer que converse com clientes. Cada exigência comporta perfis diferentes.

    Outra preferência a ser considerada pelo advogado é se quer um estagiário dos primeiros anos, para "moldá-lo" ao seu estilo, com planos de longo prazo. Ou se já quer alguém com mais experiência e autonomia, que está prestes a se formar.

    Assim, vejo que não há perfil ideal, o estagiário mais tímido, com grande conhecimento teórico e o extrovertido, que pode não gostar de se apegar aos livros, podem ser ideais para oportunidades diferentes.

    Concluindo, o que considero indispensável na seleção de qualquer colega de trabalho é ser uma pessoa de boa convivência. Afinal, passamos muito tempo no trabalho e o desgaste da relação com as "pessoas difíceis" (rabugentas, reclamonas, negativas etc.) pode ser insuportável.

    Paládia Romeiro

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!