14 de novembro de 2009

A EXCELÊNCIA, A EQUIPE E O JOGO DE VÔLEI.

Olá Prezados amigos e colegas de profissão,

Pela primeira vez escrevo neste blog (Advocacia Hoje), idealizado pelo meu sócio e amigo Chacon.

Esta reflexão que trago à tona fiz após a leitura do livro “Bernardinho - Transformando Suor em Ouro”.


Primeiramente aconselho a todos que busquem também tal leitura, apesar de não relacionada ao ramo do Direito, pois é um grande aprendizado, principalmente com as experiências que são contadas e vividas por outras pessoas, em suas respectivas atividades profissionais ou, simplesmente, em suas experiências de vida.
Busquei na leitura deste livro exemplos de vida e de superação de desafios que me fizesse refletir e tentar colocar em prática no dia-a-dia do meu escritório de advocacia.

Neste livro, o treinador de vôlei, consagrado, campeão do mundo e medalhista de ouro, Bernardinho, traz para todos nós, esportistas ou não, as experiências vividas por ele dentro do vôlei, experiências estas sempre relacionadas a relação inter-pessoal, sempre com pessoas de personalidades fortes e diferentes, e os problemas de relacionamento que surgem na busca da perfeição e na superação dos desafios do dia-a-dia da vida e, especialmente, da profissão, da empresa, do escritório, etc.

Em um de seus capítulos, Bernardinho descreve e relata o que ele chama de “Roda da Excelência”, que nada mais é do que a busca da excelência naquilo que desempehamos, isto é, em buscarmos dia-a-dia sermos melhores hoje do que ontem e realizar sempre da melhor maneira possível aquilo que nos foi passado ou encaminhado.


Na busca da excelência vários fundamentos devem ser utilizados, como o comprometimento, a motivação, a perseverança, a cumplicidade, a disciplina e o trabalho em equipe.

Na minha opinião, todos esses pontos são importantes para buscarmos a excelência naquilo que fazemos, no nosso dia-a-dia do escritório, no atendimento ao cliente, na busca das soluções jurídicas, etc., mas o que mais me chama a atenção para a busca da excelência dentro de um escritório de advocacia é o trabalho em equipe.

Assim como no esporte, como no mundo dos negócios, numa banca de advocacia o mais importante é a somatória de forças, de inteligência, de idéias e, até mesmo, de cumplicidade e companheirismo. Em nada adianta termos dentro de um escritório de advocacia um grupo de excelentes advogados, se estes não sabem trabalhar em equipe, não sabem somar suas forças, seus conhecimentos, passar experiências, na busca da solução de um litígio, de um problema jurídico trazido por um cliente. E mais, todas as pessoas envolvidas, desde advogados, estagiários, secretárias, administrativo, devem estar envolvidos no mesmo barco, remando conjuntamente, cada qual com sua força, que sempre será diferente uma da outra, mas sempre buscando a excelência, isto é, que o grupo envolvido (banca) tenha feito o melhor possível no desempenho daquele serviço.

O escritório, como equipe, deve saber somar as qualidades de cada um de seus membros, para que a soma seja traduzida na excelência do serviço final prestado. Para tanto o respeito e a cumplicidade entre todas as pessoas devem fazer parte desse processo em busca da excelência no serviço prestado.

Você acredita que a busca da excelência é o caminho? E que o trabalho em equipe é a melhor forma de colocarmos isso em prática?

Alguém conhece outro exemplo a ser seguido e aplicado dentro de um escritório de advocacia?

Comente! Faça desse espaço um espaço em busca da excelência!
Marcos Paulo Guimarães Macedo
Advogado



Advocacia Hoje
http://www.cmo.adv.br/

5 comentários:

  1. Realmente de grande relevância o tema trazido pelo Dr. Marcos neste espaço democrático para exposição de idéias e questionamentos.
    De fato, creio que o esporte é grande valia para todos os profissionais que buscam sucesso, pois é um belo cenário para observarmos as reações e relações humanas, quando expostas a mais elevada pressão na busca por vitória e sucesso.
    Cada qual em sua área, e nós mais ainda no universo jurídico, podemos extrair destas situações (esportivas) não apenas momentos de êxtase ou felicidade, mas lições primorosas para nosso sucesso profissional.
    As lições de ícones como Ayrton Senna, Tiger Woods Michael Jordan e, no caso, Bernardinho, em muito podem nos auxiliar, se analisadas sob o ponto de vista empresarial, pois o mercado, assim como o esporte, em várias oportunidades é um local onde as pessoas buscam o sucesso, a vitória, mas também é importante saber perder e manter a perseverança e a garra.
    O texto acima exposto destaca a busca preza pela excelência obtida através do trabalho em equipe, e de fato, esta foi o grande “insight” dos grandes escritórios de advocacia que se despontaram no Brasil como os melhores, além de ser tema atualíssimo.
    Observe o que diz a Revista Isto É Dinheiro sobre os melhores escritórios de advocacia de São Paulo: “Eles têm em comum o fato de terem apostado em um modelo de escritório que valoriza fortemente a gestão, além de contarem com profissionais que atuam em diversas frentes.”(http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/632/artigo156213-1.htm)
    E no mesmo sentido, a revista Veja São Paulo: “Estamos falando dos superescritórios, que empregam de 300 a 400 advogados cada um e podem faturar cerca de 150 milhões de reais por ano.”(http://vejasaopaulo.abril.com.br/revista/vejasp/edicoes/1979/m0114629.html)
    Como o sucesso das bancas mencionadas nos artigos é indiscutível (acessem os links), creio que cabe apenas destacar o diferencial do sucesso: uma equipe que joga unida.
    Independente dos projetos de cada um, e dos seus respectivos escritórios, o sucesso, embora palavra no singular, só alcançado de forma duradoura e plena, quando buscado no plural (juntos), ou seja, em equipe.
    Evidente que a escolha pelo trabalho em equipe, traz consigo desafios, como por exemplo, lidar com a individualidade dos membros, contudo, quando o objetivo é às claras e cada um sabe, e, sobretudo faz o seu papel, mesmo que de menor repercussão, cada um fará sua parte com zelo e dedicação e haverá entre eles respeito e a tão esperada vitória.
    Boa Semana à todos !!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!


    O cotidiano de todos os profissionais, de direito ou não, é marcado por desafios mil.

    Atualizar-se, renovar as forças, contar com uma equipe e saber valorizar o grupo são fatores primordiais.

    Sozinho o profissional se limita.

    Os mais influentes escritórios do País são também os maiores. (Tozzini Freire, por exemplo, emprega 428 profissionais diretamente).

    O cliente quer ser ouvido, bem tratado, quer atenção e, sobretudo, solução.

    Tenho que a fusão entre boa educação (interna - para o grupo, e externamente - para os clientes), e competência profissional é a chave para o crescimento.

    Com o crescimento há que se ter organização.
    A gestão é imprescindível.

    Acompanhar o crescimento de uma empresa é como acompanhar o crescimento de um filho. Sob a vista dos pais qualquer perigo poderá ser contornado mais facilmente.

    ResponderExcluir
  3. Aproveitando a comparação do esporte com o trabalho em equipe na advocacia, trago comentários sobre o esporte que pratiquei: ginástica rítmica.

    Nesta modalidade, uma coreografia exige tanto trabalho em equipe, que os elementos avaliados, como lançamento de aparelhos, saltos, giros etc, só geram pontos se TODAS executarem conjuntamente. Portanto, se o aparelho de uma cai ou se o giro de uma atleta não é completo, todas perdem o ponto, por mais que o giro das outras tenha sido perfeito.

    Diante de tão arriscada situação, a solução é o entrosamento da equipe, as atletas se comunicam pelo olhar, se uma está atrasada, as outras esperam, se o aparelho caiu, a outra pega. Enfim, a música continua a tocar e o espetáculo só ocorre se todas as participantes puderem executar juntas.

    Com certeza, nossos escritórios podem buscar a inspiração nas equipes de sucesso no esporte para a busca da excelência, afinal, constantemente estamos em competição.

    ResponderExcluir
  4. MUITO INTERESSANTE A RELAÇÃO DO LIVRO DO BERNADINHO COM O ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA. TAMBÉM ACREDITO QUE O TRABALHO DE EQUIPE CADA VEZ MAIS DEVE SER VALORIZADO, E A BUSCA PELA EXCELÊNCIA DEVE SER CONTÍNUA. NESSE MUNDO GLOBALIZADO E COMPETITIVO, O CAPITAL INTELECTUAL GANHA DESTAQUE NO MERCADO, EMPRESA E NA GESTÃO, MAS ALÉM DA SABEDORIA, É NECESSÁRIO MUITO MAIS, COMO A HUMILDADE PARA TRABALHAR EM EQUIPE, MOTIVANDO O PRÓXIMO EM BUSCA DE MELHORES RESULTADOS.

    ResponderExcluir
  5. O esporte, por sua constante e maciça presença na mídia, sempre nos traz abundantes exemplos de superação, motivação e conquistas, estas que nem sempre se traduzem em vitórias, mas sempre em realizações.
    Em um dos comentários acima, o Dr. Sávio citou Ayrton Senna, do qual, coincidentemente, estou lendo um livro biográfico: “Ayrton, o heróis revelado”.
    No citado, livro o escritor retrata o início dos trabalhos de Senna com um fornecedor de motores, qualificando de espantados os engenheiros ao se depararem com a dedicação e conhecimento técnico do piloto ao tratar do carro. Tal dedicação e entendimento, somaram aos engenheiros muita motivação, pois facilitara o trabalho destes e a equipe ganhou muito com isso. Muito mesmo, em cinco anos foram três títulos mundiais de Fórmula 1 para Senna e um para seu companheiro, o francês Alain Prost.
    Essa entrega e dedicação, aliadas ao conhecimento técnico, se transferidos para nosso meio, certamente nos darão os mesmos resultados. Nos dias de hoje, é importantíssimo que tenhamos essas qualidades, que saibamos acrescentar ao trabalho de nossos colegas de escritório, de maneira que a comunhão dos esforços nos rendam o sucesso desejado.
    A advocacia hoje exige o conhecimento multidisciplinar, o bom atendimento, a rapidez nas soluções dos litígios com a apresentação de soluções variadas, na busca da que melhor atenda a necessidade do cliente, tudo o que só se pode conseguir com uma boa equipe.

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!