2 de setembro de 2009

COMUNICAÇÃO: quem não se comunica se estrumbica!


Advocacia Hoje
www.cmoca.com.br

Amigos, o tema de hoje é COMUNICAÇÃO: "quem não se comunica se estrumbica" já dizia o Velho Guerreiro Chacrinha!

Na advocacia comunicação é essencial, seja escrita, seja falada.

Entretanto, muito além da atuação profissional, na gestão de um escritório de advocacia a comunicação é muito relevante. É uma ferramenta para manter a qualidade dos trabalhos, a sintonia entre os colegas, a atualização, a confiança, a liderança etc.

A Revista Você S/A publicou a coleção Cresça com Você S/A. O volume 6 fala sobre "100 lições eternas de Carreira". No capítulo sobre Comunicação, a 12a Lição (p. 13) diz o seguinte:

"Ao analisar as práticas das melhores empresas para você trabalhar, do Guia VOCÊ S/A EXAME 2005, percebe-se logo que a comunicação não lhe causa dor de cabeça. Sabe por quê? Seus líderes exercem importante papel na disseminação da informação e preferem o contato pessoal às ferramentas eletrônicas como o e-mail. E quando usam o correio eletrônico ou a intranet é para estimular o diálogo. Veja algumas práticas das melhores empresas no campo da comunicação:

Café com o Presidente e diretores periodicamente.
Reuniões frequentes entre líderes e liderados.
Newsletter.
Feedback de desempenho.
Grupos para trocas de experiência e de informação".

O que podemos fazer num escritório de advocacia de pequeno ou médio porte?

No seu escritório os encontros são frequentes?

Existe clareza na comunicação?

O contato é pessoal?

Os colaboradores sabem o que o escritório deseja deles? Eles recebem retorno de desempenho?

VAMOS TROCAR IDÉIAS, AFINAL, quem não se comunica se estrumbica!

Abraços,

Professor Chacon

4 comentários:

  1. Realmente a comunicação é peça fundamental não apenas para um escritório de advocacia, mas para a vida.
    Um relacionamento não sobrevive sem diálogo, uma amizade segue a mesma linha e a vida profissional em um escritório de advocacia segue a mesma linha.
    Se todas as peças do escritório não sabem a direção em que o escritório caminho, quais são as alternativas, a importância e a função de cada peça, sempre haverá componentes com questionamentos e dúvidas sobre a real importância que desempenham no grupo.
    Assim, entendo que a comunicação entre os membros de um escritório, seja por qual meio for, deve ser clara, objetiva e direta, para que todos saibam as diretrizes do escritório e possam colaborar para que as metas sejam alcançadas com maior velocidade e qualidade.
    Abraços à todos..

    ResponderExcluir
  2. Vejamos o que a reporter Lilian Matsuura, da revista jurídica virtual Consultor Jurídico, expressa em reportagem denominada ‘Advogado deve equilibrar técnica e comportamento’, publicada no último dia 23/08/09:

    "O segredo do advogado de sucesso é saber equilibrar a competência técnica com competência comportamental. Construção de relacionamentos, visão de negócios, iniciativa, espírito de equipe e inteligência emocional são os cinco pontos essenciais para a construção de um bom profissional, de acordo com Roberto Quiroga Mosquera, sócio do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados. O advogado participou da aula inaugural do Programa GVlaw, em São Paulo.

    Quiroga, durante a palestra, ressaltou que há 25 anos atua com advogado e há 25 anos trabalha no mesmo escritório. Portanto, o perfil traçado de um profissional de sucesso foi criado a partir de sua experiência na banca em que hoje é sócio. Durante 20 anos, foi professor na FGV. Atualmente, dá aulas na PUC-SP.

    O advogado observa que, desde criança, a educação é voltada para o desenvolvimento de competências técnicas. As comportamentais costumam ser deixadas de lado. As pessoas que conseguirem construir os dois lados, entende, serão bem-sucedidas.

    Ter uma rede de relacionamentos é imprescindível para o advogado. “De nada adianta ser muito capacitado, desenvolver ótimas teorias jurídicas, se não souber se relacionar. O escritório não vê só as horas trabalhadas”, afirma Roberto Quiroga Mosquera.

    Acompanhar temas econômicos, contábeis e sociológicos é de extrema importância para os advogados que atuam na área empresarial. Além de especialização, os advogados devem ter uma ampla visão de negócios para poderem desenvolver boas saídas e atender o cliente da melhor forma.

    “Em um mundo informatizado e cada vez mais competitivo, o advogado tem de ter iniciativa na captação de clientes, resolver conflitos dentro da própria equipe, correr atrás do benefício do cliente”, ensina o professor. A pro-atividade é uma característica valorizada, assim como o espírito de equipe. “A grande beleza da advocacia é saber passar para o grupo a ideia de coletividade, evangelizar posturas, criar discípulos e práticas sociais para motivar o grupo”, segundo Quiroga.

    O último ponto essencial para um advogado de sucesso, de acordo com o professor, é ter inteligência emocional dentro do grupo. Desenvolver práticas de conciliação, buscar consenso em temas difíceis dentro da gestão do escritório e criar um bom clima de trabalho são iniciativas importantes.”

    A comunicação é a base...

    Como será possível a um advogado pensar em iniciativas, prática de negociações, pró atividade, atualizações em vários outros assuntos atuais e globais, ter e manter uma boa rede de relacionamentos se ficar isolado, se não se COMUNICAR ?...

    ResponderExcluir
  3. Nós, advogados, precisamos de parceiros para trabalhar. Sejam os sócios do escritório ou os demais profissionais (p. ex. estagiário e secretária).

    Acredito que um dos pontos principais da comunicação interna do escritório seja a postura de igualdade. O "chefe" deve ser acessível para que a conversa seja franca e traga resultados.

    É como diz o slogan da Avon: "A gente conversa, a gente se entende

    ResponderExcluir
  4. Saudações!

    Lembram da velha frase: "quem tem boca vai a Roma"?

    Pois então, somos seres comunicativos, dependemos disso para sobrevivermos e evoluirmos.

    Em qualquer atividade (profissionais ou pessoais), o que manda é uma boa conversa.

    No meio profissional, especificamente, há o fator "alinhamento". Não há como viver o sucesso profissional se a máquina não estiver bem ajustada.

    O diálogo, freqüente e sincero, é o caminho número um para o bom convívio, para o bom relacionamento.

    Para que conste, exemplo maior não haveria: Dialogar a distancia, pela internet - em blogs, sites de relacionamento etc, corrobora a necessidade da comunicação.

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!