2 de abril de 2014

Escritório compartilhado? Qual é a vantagem para o começo de carreira?

Caros leitores,

Estou num período de muito trabalho na advocacia e deixei de postar nos últimos ciclos semanais! Contudo, hoje recebi um email que muito me animou. Enquanto muitos advogados que conheçam estão estudando para concurso e advogando ao mesmo tempo, outros estão vendo na advocacia grandes oportunidades. Advocacia é mesmo uma profissão que exige tempo de maturação, porém o desafio de cada advogado é diminuir esse tempo, torná-lo o mais curto possível.

Já escrevi neste blog sobre o desafio de advogar e estudar para concursos. Será que é possível conciliar? (leia mais sobre isso clicando aqui). Também já escrevi aqui sobre o assunto do email que recebi, o coworking (leia clicando aqui). Um projeto de coworking que sempre me lembro é o 4LEGAL

Inclusive, o coworking é um dos assuntos que trato nas palestras que ministro na Comissão do Jovem Advogado da OAB SP, no projeto Integração Total (realizado na sede da CAASP em SP - o próximo será dia 22 de abril). Acompanhe a página da CJA OAB SP no Facebook (curta e siga para receber informações sobre eventos).

Veja o email que recebi, e perceba como a advocacia é mesmo brilhante, encantadora e cheia de oportunidades! Eu fico muito feliz ao receber a devolutiva dos profissionais depois de terem contato com minha visão para a advocacia hoje. O Cássio me enviou o email contando um pouco da experiência dele, da mudança que ele aceitou a partir de uma nova realidade e depois de assistir um evento específico na OAB FRANCA, onde tive a oportunidade e palestrar:



Prezado Dr. Chacon, 
         
Recentemente iniciei meu trabalho como advogado autônomo em um escritório aqui de Franca/SP, que está bem próximo dos moldes propostos pelos princípios do Coworking.
  Estamos numa casa localizada bem próxima ao centro da cidade, de fácil acesso e numa rua bem conhecida. Fatores que facilitam na divulgação do escritório. Toda estrutura física e lógica é muito bem montada.
Vou falar um pouco sobre minha experiência pessoal. Anteriormente tive a oportunidade de montar um escritório sozinho, trabalhando por conta, hoje olhando para trás, percebo claramente que o fato de estar só, foi determinante para que eu não continuasse na carreira jurídica. Antes de voltar ao mundo da advocacia, trabalhei 12 anos em um banco público, concomitantemente desenvolvi atividades empresariais em um negócio familiar do ramo alimentício por 8 anos. Durante todo este período, sempre pensava na advocacia. No início 2012 me desliguei da atividade bancária e passei a me dedicar exclusivamente ao comércio, fazendo planos para voltar a advogar.
 Até que em fevereiro deste ano, recebi uma proposta irrecusável para vender o comércio familiar que vinha tocando, conversei com todos os interessados e obtive apoio para efetivar o negócio.
 Tinha até então, a promessa de um colega, de que eu saindo do comércio teria uma vaga garantida em seu escritório. Fui até ele na maior expectativa, pois minha experiência profissional no campo jurídico é pequena, e, infelizmente ou felizmente, obtive uma resposta negativa. Não havia espaço para eu integrar sua equipe, a despeito de que havíamos combinado que eu trabalharia por 6 meses sem receber nada.
Eu já havia iniciado uma aproximação na OAB/SP  Franca, onde fui muito bem recebido, e comecei a participar de palestras, grupos de estudo e comissões. Candidatei-me então a fazer parte da comissão do jovem advogado, que no meu caso, jovem advogado quer dizer iniciante na carreira.
Uma das palestras que tive o prazer de assistir foi a do Dr. Chacon, que para meus conceitos foi uma quebra de paradigma. Vi um advogado de sucesso, moderno, com ideias novas, falando a respeito de redes sociais, enfim percebi que coisas novas poderiam ser feitas.
No dia seguinte a palestrante foi a Dra. Silvia Vilela, que seguiu a mesma linha do Dr.Chacon, finalizando sua exposição apresentando um vídeo bem bacana ao som do DJ FatBoy Slim.
 Senti que não estava tudo perdido! Eu poderia ter uma nova chance. Não me lembro aonde, mas tive contato com a palavra “Coworking”. Passei então a pesquisar o assunto, lendo textos e apresentações de vídeo. Lancei a ideia na Rede, fazendo contatos importantes, até que conversando bastante cheguei até os colegas que me acolheram.
Na verdade quero falar para você, recém-formado, formado a muito tempo, que nem formou ainda, não desista! Fale com as pessoas, converse, peça ajuda, seja humilde. A advocacia é uma grande profissão, somos indispensáveis à democracia e nossas origens remontam as mais antigas sociedades. Vá atrás de seu sonho, eu posso falar com toda propriedade, estou a caminho do meu e tenho certeza que a colheita, pode demorar, mas será farta!
Um breve relato sobre o que é o coworking.
O coworking surgiu em São Francisco EUA por volta de 2005, chegou ao Brasil em 2009, sendo que os primeiros escritórios foram montados em São Paulo capital. A nova forma de trabalhar propõe um local de trabalho compartilhado sem barreiras, onde os profissionais possam trocar ideias, fazer networking, compartilhar o espaço físico e usufruir da infraestrutura do ambiente. Os escritórios de coworking, geralmente reúnem profissionais de diversas áreas, gerando uma força criativa e motivacional que, dificilmente, seria alcançada no home Office.
É uma tendência mundial!
Para nós, advogados, profissionais liberais por definição, é uma excelente forma de nos inserirmos na profissão. Possibilita fazermos contatos, realizarmos parcerias comerciais, estarmos inseridos num ambiente que “vive e respira” assuntos jurídicos, possibilita termos acesso a profissionais, colegas, que atuam em áreas diversas da nossa, enriquecendo bastante nosso conhecimento. Além dos valores intangíveis citados, quando o profissional trabalha em regime de coworking, toda estrutura física de um escritório não precisa ser pensada, gerenciada, liberando tempo para que o profissional se dedique ao que realmente precisa fazer exercer de fato sua profissão.
Esta é minha humilde contribuição e fico a disposição para troca de ideias. Abraço a todos! Agradecimento especial aos Doutores: Marcos, Raphael, Julio e Guilherme.

Cássio Eduardo Borges Silveira




Não se esqueça que em breve lançaremos este livro pela Editora Saraiva! Aguarde que logo divulgaremos!



Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon

Um comentário:

  1. Estive na palestra que o Cássio Eduardo comentou, excelente sua exposição, assim, como o seu blog.
    Já enviei um e-mail agradecendo os comentários do Cássio, mas não poderia deixar de parabenizar e agradecer também você, tanto pela excelente palestra quanto pelos artigos aqui do blog. Obrigado

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!