4 de janeiro de 2011

2011 um ano de promessas e mudanças.

Meus leitores,


Durante o final do ano me concentrei em atividades que não permitiram a continuidade de minhas postagens.


Agora, pretendo retomar as postagens, começando pelo que saltita aos olhos de qualquer um: como será o governo de Dilma e quais serão as grandes reformas aprovadas em 2011?


A advocacia busca lutar pelo Estado Democrático de Direito, mas tenho convicção de que continuaremos no mesmo caminho, ditado pelo bom senso, permitindo o crescimento. Se a esquerda pretende ficar no poder terá que controlar a inflação, manter a economia aquecida e não é possível fazer isso violando o Estado Democrático de Direito e as liberdades, inclusive, de imprensa, individuais e aquelas da linha da livre iniciativa e da economia.


Mas, o susto em 2011 está atrelado às pretendidas reformas no CPC e no CPP. O que será aprovado primeiro e qual das reformas apontadas realmente serão benéficas para o funcionamento do que denominamos Justiça Brasileira?


Só tenho uma certeza: é preciso mudar. A mudança necessária exige que o Congresso Nacional resolva de vez essa desastrosa história que vivemos nesse presente imediato que é uma Justiça cara, lenta e que não agrada ninguém, quem desacreditada está, que assoberbada está, que encurralada está. Portanto, é preciso mudar. Existem muitas críticas, mas quero deixar aqui meu toque de humor, bem brasileiro: "pior que tá não fica"!


Que 2011 possa ser um ano de renovações legislativas, mas que nosso mister, na advocacia, seja brilhante, prazeroso, vitorioso e lhe traga muita felicidade neste ano que se inicia!


Grande abraço,

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon www.cmo.adv.br

5 comentários:

  1. Considerações importantíssimas.
    De fato, 2011 promete ser um ano de muitas novidades, desde o fato de termos uma mulher no cargo mais elevado do executivo Nacional, desde o fato de começarmos um ano tão crucial seja para a realização da Copa do Mundo, como das Olimpíadas, bem como no sentido de manter as respostas que a sociedade e Estado deram ao poder paralelo.
    Que os advogados estejam atentos aos grãos de pólen que estes ventos trarão, que saibam fazê-los germinar para que ao final do ano, possam colher os frutos desta bela empreitada.
    Força e Saúde a todos...o resto, como diz o ditado popular....agente corre atrás !!
    FELIZ 2011 !

    ResponderExcluir
  2. Novos CPC e CPP não operarão milagres quanto à celeridade das ações judiciais, mas estou certa de que podem ajudar muito.

    É comum que nossos clientes, cientes do aparente benfício que a morosidade do processo pode lhes trazer (especialmente quando são réus), nos peçam manobras para procrastinar os feitos.

    Uma situação muito desconfortável para nós advogados.

    Espero que estas ferramentas procrastinatórias diminuam mediante as novas regras instrumentais e que a Justiça Brasileira não seja um entrave ao desenvolvimento do país.

    Abraços,

    Paládia Romeiro

    ResponderExcluir
  3. Aguardo suas postagens Chacon!
    Abraços e um ótimo 2011!

    ResponderExcluir
  4. Professor Chacon.
    Colei grau no dia 21/01/11 na Unisal e recebi os seus cumprimentos como coordenador do curso de direito, mas gostaria de pedir um conselho como amigo. No ano de 2011 além das novidades muito bem lembradas por você no texto "2011 um ano de promessas e mudanças", tenho um novo desafio junto com o meu pai, que é advogado militante em Cruzeiro-SP desde 1983.
    Vamos construir um modesto prédio para instalar o escritório de advocacia, e gostaria de achar um projeto com características contemporâneas e simples, com o menor custo possível mas de bom gosto. A proposta é um layout composto de hall de entrada, uma sala central para os estagiários, uma sala de reuniões, quatro salas para os advogados, uma copa e sanitários.
    Você não é arquiteto, mas com a sua vasta experiência na advocacia, inclusive com viagens internacionais, deve ter observado vários escritórios e consultórios de advocacia e imaginado as instalações ideais para o próprio escritório.
    Espero que o assunto seja também interessante para você e seus seguidores do blog "advocacia hoje".
    Fraternalmente.

    ResponderExcluir
  5. Zé, a sua iniciativa em planejar a edificação do escritório é fantástica! Primeiro, por que aproveitar o privilégio de poder construir o escritório não pode ser tratada de qualquer forma. Segundo, por que será um ambiente de uso diário que deve agradar aos usuários, sejam clientes sejam funcionários. o que fala mais alto nesse caso é a característica do grupo, da equipe, suas experiências nos ambientes arquitetônicos anteriores. O básico é uma boa recepção, um ambiente que não propague sons, com boa luminosidade, com uma distribuição de ambientes propiciando que a equipe possa sair e entrar de suas salas sem passar pela recepção, bem como o pensamento na tecnologia (fios, cabos, wirelles). São ideias, o bom mesmo é você procurar um arquiteto que tenha experiência em escritórios e, se o caso, buscar revistas de arquitetura ou sites especializados! Se for o caso vamos agendar um bate papo! Grande abraço,

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!