12 de julho de 2009

EQUIPE:
A Advocacia Hoje depende e muito de uma boa equipe!


Minha primeira postagem trata da relação entre o sucesso da advocacia com a equipe de um escritório. Mesmo que você trabalhe sozinho como advogado, provavelmente contará com uma secretária e um estagiário. Portanto, o advogado sempre estará envolvido no trabalho em equipe.

Sempre precisará de mais gente pensando e agindo com você. É o que diz o capítulo Equipe e Sinergia (Dicas para empreender seu próprio negócio, Ruy Leal, Saraiva, p. 67). Continua o autor:

"Não há mais espaço para o grande empresário que vence sozinho. O superempresário é figura do passado, quando o mundo ainda possuía fronteiras comerciais. Não se engane: só conseguirá crescer quem souber trabalhar em conjunto, visando produzir resultados melhores do que conseguiria se trabalhasse sozinho. Ninguém é 100% bom em tudo. É importante dividir opiniões e responsabilidades com pessoas que se complementam.
A sinergia ou coesão deverá ser o fator primordial a ser buscado na formação de sua equipe. Será sempre preferível trabalhar com uma equipe forte e uma idéia fraca a trabalhar com uma idéia forte e uma equipe fraca.
Não dá para fazer sozinho nada grandioso ou que valha a pena. Você deverá procurar se cercar de bons profissionais para conseguir resultados melhores.
Formar uma equipe assim, coesa e interessada, não é fácil. Exigirá paciência para que ela esteja no mesmo nível em que você já se encontra. Exigirá compreensão de sua parte até que a máquina esteja funcionando redondo. Mas, acima de tudo, exigirá que você esteja plenamente convencido de que só com uma equipe assim obterá sucesso em seu negócio".

Lembra da pirâmide da primeira postagem? Já imaginou construir uma pirâmide sem uma boa equipe? Muitas pedras, grandes pedras, colocadas de forma tão organizada e em pontos tão altos! Coisas grandiosas, construções maravilhosas, sempre dependerão de uma boa equipe de trabalho!

Quer construir um grande escritório de advocacia? Pense muito bem na sua equipe!

Quer fazer parte de um grande escritório pense muito bem no valor do seu trabalho, no valor de sua contribuição... faça sua parte para fortalecer a equipe, comemore os resultados e colha os seus frutos!

E você, tem alguma experiência para contar? Concorda com tudo o que foi escrito? Como vai o seu escritório?

Abraços,
Professor Chacon

11 comentários:

  1. Invariavelmente observamos que o sucesso de grandes Escritórios - e escrevo em maiusculo propositalmente, está diretamente relacionado com o bom desempenho de uma equipe.
    Diia mais, não há que se cogitar hipótese diversa em qualquer empresa, seja de pequeno, médio ou grande porte.
    Tal fenômeno se dá não só pela alta competitividade, o mercado nos exige cada dia mais, mas princimente pela diversidade de ramos de serviços dentro da advocacia.
    É inquestionável que tais ramos covergem a um ponto, todavia, esperar de um só profissional o domínio de todos os processos, de cada vertente, seria exagerado.
    Neste breve comentário, portanto, registro minha concordância com o que fora exposto, assim como exalto sua importância.

    ResponderExcluir
  2. Interessante falar sobre sinergia.
    O conceito de Sinergia nos diz que o trabalho de vários indivíduos juntos sempre irá produzir um resultado maior do que cada indivíduo separadamente.
    em se tratando de trabalho em equipe seria errado dizer que 1+1=2.
    pois se os indivíduos trabalham juntos o resultando é invariavelmente maior que que a soma do trabalho de cada um separadamente.

    ResponderExcluir
  3. Professor Chacon, meus parabéns pelo blog! Talvez não se lembre mas cursamos Direito em paralelo na UNISAL. Aprecio muito seu trabalho acadêmico, e certamente seu blog seguirá o mesmo caminho!

    É de suma importância que os novos profissionais do direito tenham a consciência plena de que, sem o conceito básico de equipe, união de ideais, força de vontade e visão empreendedora, dificilmente se conseguirá que as bancas de direito se tornem verdadeiramente eficientes e grandes.

    Bancas com numerosos advogados não são necessariamente grandes... grandes são aqueles escritorios e profissionais que, em pequena escala, conseguem atingir grandes e valorosos resultados!

    Grande abraço.
    Vinicius Carneiro

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas participações!
    Apenas um dia de divulgação e temos 16 seguidores no BLOG!
    Façamos disso um instrumento de crescimento profissional! Ajudem-nos a divulgar!

    Grande abraço,

    Luis Chacon
    www.cmoca.com.br

    ResponderExcluir
  5. Me chamou a atenção a expressão "equipe forte".
    Ao meu ver, força não é representada pela existência de um advogado que saiba muito sobre o Direito ou que tenha muita agilidade ao realizar o trabalho etc. Quero dizer, não é a mera soma de habilidades individuais, sem desmerecê-las.

    Vejo a força da equipe na união, na sinergia (bem colocada pelo Renan). É a velha história de todos remarmos para o mesmo lado.

    Equipe em sintonia e empenhada para o mesmo objetivo é uma equipe forte!

    ResponderExcluir
  6. Ref. à matéria, incontestável a importância de uma equipe.
    Seja como líder, seja como membro efetivamente participante, não há como se esquivar e não reconhecer a necessidade de uma equipe, de uma boa equipe, principalmente em se tratando da advocacia, da advocacia moderna, diferenciada, globalizada.
    Quem sabe não surja daqui, deste blog, uma grande equipe virtual?
    Uma equipe totalmente direcionada e concentrada nos anseios da advocacia moderna, onde todos poderão se auxiliar e muito mais do que isso, aprender e se desenvolver profissionalmente.

    Grande Abraço.

    Marcelo Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Rosana Carvalho de Andrade29 de julho de 2009 às 16:12

    Acreditar na inovação é acreditar no crescimento pessoal e profissional... o espírito de equipe me faz continuar perseguindo o conhecimento e o aprendizado.
    Essa excelente matéria, como outras que vc já trouxe, é mais um exemplo a seguir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. A idéia do trabalho em equipe sempre esteve presente na vida do homem, durante a história humana.
    Sempre que o homem tinha que solucionar algo que demandaria grande tempo ou trabalho, se “socorria” ao trabalho em equipe (como exemplo, as pirâmides).
    Nem entremos no mérito se a equipe era obrigada a estar em determinado projeto, ou se seus componentes aderiam a esta de forma voluntária, devemos nos ater aos resultados que eram obtidos. Estes sim são inegavelmente surpreendentes.
    A própria natureza oferece inúmeros exemplos de trabalhos em equipe, bem sucedidos, como as abelhas, as formigas, dentre outros.
    Com a advocacia, não é diferente, as grandes bancas do país não trabalham mais isoladas, cada vez mais buscam escritório menores, a fim de que sua equipe seja capaz de solucionar os mais diversos problemas no menor tempo, com o menor custo e em qualquer lugar.
    Enfim, se existem segredos para o sucesso da advocacia, um deles com certeza é ter uma boa equipe.

    ResponderExcluir
  9. Inicialmente, gostaria de parabenizar mais esta proveitosa iniciativa.
    Evidente que, sobretudo nos dias atuais, nos quais a informação é demasiadamente extensa e rápida, torná-la conhecimento requer muita dedicação e, principalmente, tempo. A maneira, portanto, de se alcançar a efetiva e otimizada relação informação/conhecimento e utilizar isso em benefício dos clientes e, consequentemente, nosso (advogados), é ter-se ao lado pessoas para as quais se possa delegar, compartilhar e atribuir, com confiança, os trabalhos. É incontestável que o trabalho em equipe, com enfoque na especialização, sem se esquecer é claro do conhecimento multidisciplinar - este inerente ao profissional do direito - é o presente da advocacia.

    ResponderExcluir
  10. Parafraseando o grande "Mestre Falcão" (o cantor e não o futebolista)
    "Equipe não é tudo, mas é 100%!"

    Realmente, com cada vez mais os profissionais do Direito procurando especializações e tornado-se mestre, doutores em determinado ramo, é imprescindível que nós futuros advogados tenhamos em mente que o sucesso não vem sozinho, preferencialmente, ele sempre vem em boa companhia, ou, em boas bancas se preferirem!

    Hoje, o trabalho em equipe é primordial, ter em mente que em uma banca você não é apenas o advogado que cuida das causas trabalhistas, você não é apenas mais um na banca, você é, e deve ser membro atuante, que veste a camisa e vai luta, sabedor que sempre estará amparado por uma equipe unida! Não será fácil constituir esta equipe, mas não se esqueça que o sucesso não vem sem trabalho e sacrifício.

    Concordo com o Ruy Leal.

    "Melhor uma equipe forte com uma idéia fraca de que uma equipe fraca com uma idéia forte!"

    Boa sorte à todos!

    ResponderExcluir
  11. Nada mais propício e coerente com a proposta é o nome do blog. Gostei muito!
    A advocacia de hoje é feita de todos os elementos citados no post aliados aos instrumentos de tecnologia que temos hoje.
    Admiro muito o trabalho desenvolvido pelo Professor Chacon durante a minha trajetória acadêmica e agora a frente da pós-graduação Unisal que tem todo o potencial para ter a mesma referência que a Graduação.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Leitor, por favor, identifique-se!