14 de novembro de 2009

A EXCELÊNCIA, A EQUIPE E O JOGO DE VÔLEI.

Olá Prezados amigos e colegas de profissão,

Pela primeira vez escrevo neste blog (Advocacia Hoje), idealizado pelo meu sócio e amigo Chacon.

Esta reflexão que trago à tona fiz após a leitura do livro “Bernardinho - Transformando Suor em Ouro”.


Primeiramente aconselho a todos que busquem também tal leitura, apesar de não relacionada ao ramo do Direito, pois é um grande aprendizado, principalmente com as experiências que são contadas e vividas por outras pessoas, em suas respectivas atividades profissionais ou, simplesmente, em suas experiências de vida.
Busquei na leitura deste livro exemplos de vida e de superação de desafios que me fizesse refletir e tentar colocar em prática no dia-a-dia do meu escritório de advocacia.

Neste livro, o treinador de vôlei, consagrado, campeão do mundo e medalhista de ouro, Bernardinho, traz para todos nós, esportistas ou não, as experiências vividas por ele dentro do vôlei, experiências estas sempre relacionadas a relação inter-pessoal, sempre com pessoas de personalidades fortes e diferentes, e os problemas de relacionamento que surgem na busca da perfeição e na superação dos desafios do dia-a-dia da vida e, especialmente, da profissão, da empresa, do escritório, etc.

Em um de seus capítulos, Bernardinho descreve e relata o que ele chama de “Roda da Excelência”, que nada mais é do que a busca da excelência naquilo que desempehamos, isto é, em buscarmos dia-a-dia sermos melhores hoje do que ontem e realizar sempre da melhor maneira possível aquilo que nos foi passado ou encaminhado.


Na busca da excelência vários fundamentos devem ser utilizados, como o comprometimento, a motivação, a perseverança, a cumplicidade, a disciplina e o trabalho em equipe.

Na minha opinião, todos esses pontos são importantes para buscarmos a excelência naquilo que fazemos, no nosso dia-a-dia do escritório, no atendimento ao cliente, na busca das soluções jurídicas, etc., mas o que mais me chama a atenção para a busca da excelência dentro de um escritório de advocacia é o trabalho em equipe.

Assim como no esporte, como no mundo dos negócios, numa banca de advocacia o mais importante é a somatória de forças, de inteligência, de idéias e, até mesmo, de cumplicidade e companheirismo. Em nada adianta termos dentro de um escritório de advocacia um grupo de excelentes advogados, se estes não sabem trabalhar em equipe, não sabem somar suas forças, seus conhecimentos, passar experiências, na busca da solução de um litígio, de um problema jurídico trazido por um cliente. E mais, todas as pessoas envolvidas, desde advogados, estagiários, secretárias, administrativo, devem estar envolvidos no mesmo barco, remando conjuntamente, cada qual com sua força, que sempre será diferente uma da outra, mas sempre buscando a excelência, isto é, que o grupo envolvido (banca) tenha feito o melhor possível no desempenho daquele serviço.

O escritório, como equipe, deve saber somar as qualidades de cada um de seus membros, para que a soma seja traduzida na excelência do serviço final prestado. Para tanto o respeito e a cumplicidade entre todas as pessoas devem fazer parte desse processo em busca da excelência no serviço prestado.

Você acredita que a busca da excelência é o caminho? E que o trabalho em equipe é a melhor forma de colocarmos isso em prática?

Alguém conhece outro exemplo a ser seguido e aplicado dentro de um escritório de advocacia?

Comente! Faça desse espaço um espaço em busca da excelência!
Marcos Paulo Guimarães Macedo
Advogado



Advocacia Hoje
http://www.cmo.adv.br/