18 de agosto de 2015

Estar presente no escritório é fazer a diferença no futuro dele!

Caros Doutores e Doutoras!

Estou um pouco afastado das minhas atividades do BLOG, pois a advocacia está mesmo me tomando um tempo significativo no escritório. E um dos objetivos deste texto é falar sobre isso: o tempo que o advogado dedica ao escritório de maneira pessoal e efetivamente presente.

Diz o ditado que "o olho do dono que engorda o porco". Posso considerar que do ponto de vista da gestão de negócios, cuidar do próprio negócio, não é estar apenas atento aos resultados financeiros, tampouco à qualidade técnica do produto ou do serviço que oferta. Cuidar do negócio é efetivamente vivenciar o cotiano dele e das pessoas que se envolvem com ele, sejam colaboradores, sejam fornecedores, sejam clientes.

Cuidar da técnica jurídica das petições e cuidar do controle de prazos é significante e essencial. Porém, estar perto de tudo o que acontece no cotidiano do escritório é fundamental. Saber se a agenda está sendo cumprida sem atrasos no atendimento dos clientes, nas respostas às consultas formuladas, no retorno das ligações recebidas, por exemplo. Saber como estão sendo cobrados reembolsos de despesas ou antecipação de custas, por exemplo. Saber como está o clima de trabalho entre os colaboradores, se alguém está necessitando de uma cadeira nova, de um monitor novo ou até mesmo de alguma ajuda para um assunto fora do escritório, também são exemplos.

Estar presente, neste caso, é muito mais do que dar ordens. Estar presente é ajudar o estagiário ou o associado quando você percebe que ele está apertado no cumprimento das metas e dos compromissos. Estar presente é fazer o café na cozinha, quando perceber que acabou. Estes exemplos são essenciais para surpreender seus colaboradores de forma positiva, engajada e empreendedora.

Quando você perceber que um cliente veio efetuar o pagamento de algo e está falando com a secretária, ou mesmo quando ele veio trazer um documento e disse "não precisa, é só entregar", surpreenda-o! Saia da sua sala e faça questão de cumprimentá-lo. Essa surpresa positiva vai mostrar que você não está preocupado com o dinheiro ou com o documento, mas que você faz questão de estar preocupado com a pessoa do cliente, isso é essencial e pode fortalecer a percepção de qualidade que o seu cliente tem de você e do seu escritório. Vai ajudá-lo a indicar novos clientes. Vai ajudá-lo a estar tranquilo e todos queremos tranquilidade quando contratamos um prestador de serviços, como é nosso caso.

Espero que o texto tenha sido útil! Manter essa presença pode ser essencial para o futuro da sua atividade profissional, acredite! Bora lá mudar de atitude! Surpreenda alguém ainda hoje!

Grande abraço e sucesso


Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon