19 de janeiro de 2014

O ritmo do mercado e a advocacia (inovar e planejar é a saída)


Hoje li o artigo denominado O NOVO RITMO de Eugênio Mussak, colunista sobre liderança e professor (Revista Você S A janeiro 2014 p.106). Ele menciona, contando uma história, que a empresa precisa reconhecer a visita da incerteza e da complexidade nos dias de hoje. A empresa precisa conhecer a música do mercado e adaptar constantemente os seus passos. Para ele é preciso então ter visão sistêmica e inovação. Um excelente texto, recomendo a leitura.


Na advocacia a questão é a mesma. No gerenciamento do seu escritório de advocacia ou na gestão da sua carreira é preciso planejar e organizar tudo através de uma visão sistêmica. Do mesmo modo não se pode pretender obter os mesmos resultados se não mudarmos nosso comportamento. Inovar torna-se imprescindível para alcançar objetivos.

É muito importante que todos os envolvidos no setor ou equipe da empresa estejam bem cientes disso, ou seja, a empresa está viva e o mercado dita constantes regras e não podemos nos acomodar. Sobretudo, precisa, cada membro da equipe, reconhecer que a sua atitude diária é transformadora. Se cada peça dessa engrenagem compreender o que é necessário, planejar o que é necessário e realizar o que é necessário, certamente, os resultados serão obtidos.

Por isso, precisamos mesmo rever nossa atuação dentro do escritório ou da empresa se somos contratados, e mais ainda se somos sócios, visando efetivamente reconhecer as incertezas e as complexidades do mercado, senão estaremos vendidos e como diz o colunista citado, seremos convidados a sair da festa.

E não pensem que isso não ocorre. Conheço advogados que abriram lojas ou foram arrumar empregos em bancos, que estudam muito para concursos em busca de estabilidade, que correm atrás de uma chance para ser professor... É comum conhecer advogados que desistiram ou querem desistir da advocacia. Acho prudente desistir se isso estiver certo, pois não haverá sucesso completo com meia dedicação. E não haverá o mais importante, o prazer de trabalhar.

O importante, então, é ter certeza que a advocacia é o seu caminho. Organizar de forma planejada seus passos e inovar para não ser surpreendido pela incerteza e complexidade do mercado. Com foco e dedicação o resultado aparece, mesmo considerando um tempo necessário para que isso ocorra de forma completa.

Como tenho dito há espaço na advocacia para quem gosta de advogar, de enfrentar os desafios da incerteza e da complexidade inerentes a todo mercado com inovação e visão sistêmica, com planejamento e dedicação.

Encare isso em 2014!

(EM BREVE LANÇAREMOS PELA EDITORA SARAIVA UM LIVRO SOBRE GESTÃO LEGAL, FIQUE LIGADO)

Leia também sobre Gestão de pessoas na advocacia aqui.


Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon