27 de fevereiro de 2013

BATE PAPO COM ADVOGADOS

Prezados leitores,

Estou participando de um novo projeto a convite de 3 advogados jovens, empreendedores e dispostos a bater um bom papo sobre temas do direito! Um colega de Brasília DF, outro de Jundiaí SP e uma colega de Campo Bom RS. Estamos começando e acredito muito na iniciativa e criatividade destes jovens advogados!

O projeto BATE PAPO COM ADVOGADOS está no FACEBOOK e também no TWITTER

O projeto prevê encontros virtuais e informais realizados através da ferramenta "Google+ Hangout" e posterior disponibilização dessa conversa pelo canal do Youtube.

O primeiro vídeo trata da Lei Seca, inclusive, com boas dicas para advogados diante do subjetivismo previsto na norma aplicada para a constatação da embriagues ao volante! Vale a pena ver (11 min)!

O próximo tema será Alienação Parental, também com uma visão prática do instituto, inclusive, com dicas para advogados que estejam diante deste tipo de assunto já que a construção probatória nem sempre é simples.

Veja o vídeo abaixo (LEI SECA NO VOLANTE) e acompanhe o Bate Papo com Advogados nas redes sociais!

Grande abraço




Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon www.cmo.adv.br

22 de fevereiro de 2013

ADVOGADAS NO COMANDO DE ESCRITÓRIOS?


A GESTÃO LEGAL E AS MULHERES
  
Dois temas que crescem simultaneamente: a participação da mulher no mercado de trabalho, enquanto gestora, ocupando postos de responsabilidade e liderança e, paralelamente, a gestão profissional dos escritórios de advocacia no Brasil.

É possível unir as duas experiências? Creio que sim.

A habilidade de comandar um grupo com ética, fazendo-o gerar resultados tem sido vista com frequência no meio feminino.

Neste aspecto, torna-se premente a profissionalização dos escritórios. Contudo, não faz muito tempo que o tema foi encarado de modo direto e racional. Há apenas uma década foi instituído, no Brasil, o primeiro curso de gestão de escritórios, coincidentemente, na mesma década em que um censo observava a participação feminina no mercado de trabalho como fato notável.

Historicamente, no Brasil, era incomum advogados se preocuparem em encarar seus escritórios como empresas; e este comportamento estava diretamente associado à ausência de disciplinas da área de gestão empresarial nas faculdades de direito, ademais do modelo societário imposto pela OAB que não acolhe investidores ou outro tipo de profissional nas sociedades, que não advogados, resultando na dificuldade de compreender-se o escritório de advocacia como empresa.

Entretanto, a globalização, a era do consumo – leia-se consumo de aprendizado –, o surgimento de cursos e associações, têm aliviado esta sensação de cegueira.

E o que a mulher guarda de relação com este fato? Exatamente a coincidência da era do empreendedorismo com a tomada de posição de destaque por elas no mercado e no comando.

A liderança sempre foi assunto de relevância dentro das organizações. A multifuncionalidade que as mulheres têm, enquanto gestoras do lar, da vida pessoal e familiar, enfim, as inúmeras tarefas que agregam ao seu roteiro diário, tornam-nas gestoras ideais, desde que possuam a capacidade nata de líderes.  Evidentemente, é tênue a linha divisória desta multifuncionalidade com a eficiência, e não são todas as que conseguem administrar esta característica como um potencial.

Sob este aspecto, a liderança ideal para uma organização privada é a que garante a continuidade próspera e lucrativa do negócio. É a liderança que se propõe a alcançar os objetivos, a visão e a missão da organização.

Ainda que, muitas vezes, a mulher contemporânea se sinta assoberbada pelas múltiplas responsabilidades que assume, gosta dessa participação enquanto sua inteligência emocional garante os resultados de suas ações aguerridas enquanto empreendedora.
Por outro lado, enquanto, os homens, por sua própria natureza, são mais objetivos e literais em suas concepções, as mulheres são mais globais, o que lhes garante escolhas mais flexíveis e intuitivas, e quando conjugam o altruísmo próprio de sua natureza com a capacidade de liderança, daí resulta a prosperidade do negócio, a notoriedade do nome que comanda e uma prazerosa sensação de dever cumprido.

Se, também, desempenham com segurança os papéis delas esperados e utilizam seu poder natural da comunicação, acabam tendo facilidade em suas reivindicações e costumam ser atendidas nas negociações com seu time.

Dentre os tipos de liderança observados, certamente a liderança democrática é a mais próspera. A gestão dos escritórios feita confiando na equipe, fazendo-a participativa, aberta a sugestão de novos métodos, novas idéias, melhorias, considerando-a em processos decisórios e esboçando providências, é a liderança que conta com a colaboração de todos os envolvidos na organização e, muitas vezes, a eleita pela mulher.

Liderar não é tarefa simples. Gerir uma empresa de advocacia também não é missão fácil, levando-se em consideração que nos bancos universitários aprendeu-se exclusivamente a advogar. Ambas as tarefas exigem dedicação, respeito, humildade, compromisso, disciplina, estudo, pesquisas e investimentos intelectuais na área administrativa legal e, por que não, a delegação do status de advogado para assumir a condição exclusiva de gestor de sucesso.



Autoria do texto escrito para o Advocacia Hoje:
Flávia Malheiros
Sócia Diretora - Advogada
Malheiros Advogados
@flamalheiros 



Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon www.cmo.adv.br

13 de fevereiro de 2013

COMO ENCANTAR O CLIENTE NA ADVOCACIA?

A Revista Você S/A (edição 177, fevereiro de 2013, por enquanto somente nas bancas) apresenta como reportagem de capa o seguinte tema: "como encantar as empresas - o mercado de trabalho está desesperado por profissionais qualificados" (reportagem de Luiz de França e Marcia Kedouk).

Segundo a abertura da reportagem por pior que seja a crise financeira o mercado de trabalho sempre tem lugar para um tipo de profissional: o qualificado. E, ainda, relatam que o mercado de trabalho tem dificuldade de selecionar profissionais por que o ensino oferecido nas faculdades está em descompasso com o exigido na vida prática (pouco entrosamento e baixa interação entre o mercado e as universidades).

Com base num quadro elaborado pela Consultoria McKinsey a revista (p. 34) mapeou "o que as empresas buscam" em 4 blocos: competência técnica, pensamento criativo, comunicação e idiomas, liderança.

O pensamento criativo envolve a criatividade e a capacidade de resolver problemas. "Ser criativo é fugir de fórmulas batidas para resolver problemas; reunir experiências variadas e aplicá-las em um novo contexto; identificar um problema comum a muitas pessoas e achar uma solução". E ainda, o quadro explica em que consiste a "resolução de problemas: Saber quebrar problemas difíceis em problemas menores para torná-los facilmente abordáveis. Manter a calma diante de uma dificuldade. Reagir positivamente a um obstáculo".

A liderança envolve a ética, o trabalho em equipe e a liderança em si mesma. A ética envolve "o comprometimento, a responsabilidade por suas ações e a capacidade de enxergar as consequencias de suas decisões para a empresa e a sociedade". O trabalho em equipe "é saber resolver conflitos dentro da equipe, respeitar a diversidade, obter o melhor de cada integrante do time e zelar por um ambiente agradável para todos". A liderança "significa saber influenciar outras pessoas, comunicar-se bem, inspirar e motivar. Também presume capacidade de se adaptar a situações diferentes e ter uma visão ampla da realidade".

A revista retrata quais as exigências do mercado de trabalho em relação aos 4 blocos, bem como traz um quadro com dicas sobre como desenvolver as capacidades dos 4 blocos apontados e, ainda, os desafios que a educação terá para fortalecer tais habilidades e competências em seus alunos.

Gostaria de fazer um paralelo desta reportagem com a gestão de escritórios de advocacia. Você topa analisar como está seu escritório ou sua carreira?

Pergunta-se: O que nosso cliente espera quando pensamos em liderança e pensamento criativo? 

PENSAMENTO CRIATIVO (Criatividade, Resolução de Problemas):

O advogado/escritório precisa dar respostas completas que extrapolem o conteúdo jurídico e que efetivamente estejam interligadas com o modelo de negócio do cliente, para que a solução não seja pontual, mas sim efetivamente preventiva, que cause mudanças que evitarão o mesmo problema do futuro. Foi-se o tempo em que o galo de briga era o advogado mais desejado, pois o cliente quer solução com menor custo e menor impacto no seu negócio e no seu dia a dia.

O advogado/escritório precisa ter condições de explicar detalhadamente o problema que o cliente traz, sob vários e diferentes aspectos, pontuando qual a solução ideal para resolver todos os temas apresentados. Deve manter o controle emocional e reagir positivamente nas situações de dificuldade, pois se o carro chefe do problema (o advogado) não acreditar mais na solução apresentada que cliente confiará nele/

LIDERANÇA (Ética, Trabalho em Equipe, Liderança):

O advogado/escritório  que comete falhas éticas pode cair em descrédito perante seu público alvo e clientes existentes, pois sua imagem estará associada a esse tipo de negócio. Agir com falta de ética pode ser uma saída para aquele cliente, mas pode significar a médio ou longo prazo o descrédito do profissional ou do escritório.

O advogado/escritório que mantém um time realmente preparado terá certeza que o cliente será sempre atendido dentro de um mesmo padrão ou formato, gerando credibilidade e segurança para o cliente, fatores essenciais para manter o vínculo de confiança com a banca.

O advogado/escritório precisa ser líder do seu cliente, precisa se comunicar perfeitamente acerca das questões que lhe são entregues, inspirar e motivar o cliente para aceitar as saídas oferecidas pela banca, fator que também é essencial para manter o vínculo de confiança com a banca.

E aí?

Como isso tem acontecido em seu escritório? Como você tem se comportado na frente do seu cliente quando as habilidade acima são exigidas! Pense nisso e proponha mudanças concretas no comportamento da equipe do seu escritório! Quanto maior a confiança do cliente maior a satisfação e, com isso, o marketing boca a boca vai estourar!

Por fim, pense nisso na hora de elaborar seu currículo! Dedique um espaço para declinar seu perfil de Liderança e Pensamento Criativo, apontando quais são as habilidades que você possui! 

Grande abraço e até a próxima!

Leia também:

Como alcançar uma vaga no mercado de trabalho = empregabilidade?

Como montar um bom currículo para vagas jurídicas?

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon www.cmo.adv.br

5 de fevereiro de 2013

Novos desafios para advogados empresariais: COMPLIANCE.


O Poder público, empresas e gestores certamente devem estar atentos com essa temática que está chegando ao cenário empresarial brasileiro com muita força nos últimos anos, sobretudo, envolvendo advogados e departamentos jurídicos na atuação especializada nesse setor.

Realmente,  no meio empresarial um dos temas de destaque e que será, certamente, um tema muito comum na gestão empresarial relacionada às questões jurídicas é a COMPLIANCE. No Brasil advogados, escritórios, professores e editoras estão há algum tempo se mobilizando para conhecer, estudar e divulgar o assunto.

Certamente, a Advocacia Hoje precisa conhecer e reconhecer a importância desse cenário. Por conta disso gostaria de divulgar três dados importantes uma revista, um evento e um livro recém lançado sobre o assunto.

A revista especializada LEC (Legal, Ethics and Compliance) organiza o evento mais esperado no ano que discutirá como está o cenário no Brasil e no mundo sobre o tema . Trata-se do Workshop "Legislações internacionais de combate à corrupção e sua aplicabilidade no Brasil"  que ocorre no dia 28 de fevereiro, das 13hs às 18hs, em São Paulo, capital.(clique aqui para detalhes)

Veja os tópicos que serão abordados no evento:

FCPA: aplicabilidade, conceito de agente público, órgão investigativo e julgador, proibições, penalidades, exceções e defesas admitidas, pagamentos de facilitação, casos práticos.
UK Bribery Act: aplicabilidade, FCPA x UKBA, conceito de corrupção pública e privada, estruturação do compliance.
FATCA: aplicabilidade, características, prazos e discussões.
Brasil e América Latina: overview das principais legislações de combate à corrupção no Brasil, Argentina e México.

Além da indicação da revista LEC e do Workshop gostaria de divulgar um livro recém publicado e lançado pela Editora Fabris, direcionado especialmente para este público:

Criminal compliance e ética empresarial (novos desafios do direito penal econômico).

O livro foi escrito pelos Delegados de Polícia e professores universitários Eduardo Luiz Santos Cabette e Marcius Tadeu Maciel Nahur, ambos meus colegas de docência no Centro Universitário Salesiano de São Paulo - o UNISAL Lorena SP.

Conheça o livro clicando aqui!

COMPLIANCE: novos mercados, novas oportunidades. Os advogados precisam realmente buscar a especialização como forma de se destacar no mercado, aumentar sua capacidade de captação de novos clientes e, também, fortalecer seu portfólio de modo a valorizar seu trabalho, aumentando o preço dos seus serviços!


Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon @LuisFRChacon www.cmo.adv.br