7 de outubro de 2010

Gestão de Pequenos Escritórios de Advocacia!?

Prezados leitores,


Faz tempo que não realizo um sorteio de livros. Farei isso até o final do mês de outubro. Sortearemos, entre nossos seguidores, um livro da Editora Saraiva.


Aproveito o dia de hoje para fazer uma nova postagem.


Tenho lido em muitos lugares iniciativas, cursos, palestras, livros e artigos sobre gestão de escritórios de advocacia. Mas, ressalto duas situações especiais que devemos considerar e que, até onde tenho visto, não há informação correta quando se trata do assunto gestão de escritórios.


O primeiro ponto é o fato de que o currículo das faculdades de direito não concede espaço para disciplinas de formação gerencial, negocial, de caráter administrativo, de recursos humanos, de planejamento estratégico e conteúdos afins.


Ou seja, exigir tudo isso de um bacharel em Direito, advogado aprovado no Exame de Ordem, como se da noite para o dia fosse fácil aprender, compreender e aplicar tais ferramentas pode parecer exagerado demais.


Portanto, pergunto para quem já está na advocacia, como profissional liberal, sobretudo, no interior dos Estados da Federação: é fácil gerenciar o escritório? faz falta uma formação técnica com este objetivo?


O segundo ponto é justamente o fato de que a advocacia nas capitais e nos grandes centros é totalmente diferente, do ponto de vista da gestão, da advocacia liberal que se pratica no interior dos Estados. A conquista de grandes clientes, a conquista de remuneração mensal significativa, talvez nem seja o foco da maioria absoluta dos escritórios do interior. Penso que é imprescindível pensarmos sobre a gestão de pequenos escritórios de advocacia e a gestão de escritórios de advocacia situados no interior dos Estados.


Portanto, pergunto, para quem já está na advocacia, como profissional liberal, sobretudo, no interior dos Estados: você já leu algum artigo, assistiu alguma palestra, leu um livro ou participou de um curso sobre gestão de pequenos escritórios situados no interior dos Estados?


Pois bem! Devemos nos preocupar com isso! Não podemos imaginar copiar ou mesmo adaptar regras aplicadas ao gerenciamento de grandes escritórios situados nos centros comerciais, pois a realidade no interior dos Estados é extremamente diferenciada.


Já pensou sobre isso? Qual é sua maior dificuldade no interior do Estado de São Paulo?


Você está disposto a criar um grupo de pesquisas focado neste assunto? Podemos fazer isso como um novo projeto dos cursos de Pós Graduação Lato Sensu do Centro UNISAL Lorena SP!


Aproveitando, gostaria de informar que estarei com outros dois professores do Centro UNISAL, estudando um pouco mais sobre gestão e governança.


Participaremos de curso de formação de gestores em Londres e Paris, entre os dias 8 e 18 de outubro próximo, na University of London e na Paris-Est University, com os respectivos temas: Higher Education Management e Competitive Strategies for the Contemporary University. O curso faz parte do módulo internacional de um curso de MBA em Gestão do Ensino Superior promovido pela própria UNISAL, em Campinas – SP. É a quarta viagem internacional do grupo do UNISAL Lorena.


E aí?Vamos estudar gestão de pequenos escritórios no interior do Estado de São Paulo!? Sinta-se provocado! Grande abraço,


Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon www.cmo.adv.br