13 de julho de 2010

Advocacia e o Convênio com a PGE.

Bom dia amigos,

Muitos ex-alunos depois que saem da faculdade me perguntam se vale a pena encarar a "assistência", ou seja, se vale a pena advogar através do convênio da Procuradoria Geral do Estado. Esse é um tema importante para o advogado do interior do Estado de São Paulo e para os advogados em início de carreira, principalmente. Esse tema é atual, pois recentemente foi renovado o convênio OAB SP x PGE SP.

Entenda: o Governo do Estado deve conceder à população de baixa renda assistência judiciária gratuita e deveria fazê-lo através da Procuradoria Geral do Estado. Em São Paulo, entretanto, não há número suficiente de Procuradores para atender a demanda, necessitando de apoio da OAB SP que, através de parceria, seleciona advogados que serão remunerados pelo Estado e exercerão sua função em prol daquelas pessoas de baixa renda. A remuneração não é obviamente a mesma que o advogado alcançaria em atendimentos comuns, sobretudo, tendo como mínimo a Tabela de Honorários da OAB SP. Contudo, é uma oportunidade de início de carreira e de remuneração sem inadimplemento.

Agora vamos voltar ao questionamento dos ex-alunos: vale a pena advogar pela Assistência?

A resposta é sempre positiva. Sim, é muito importante para os advogados de início de carreira que tiverem oportunidade e até mesmo necessidade. Tenha certeza que advogar para os mais necessitados é muito gratificante e, ainda, nos faz vivenciar situações jurídicas e processuais que nos ensinarão a todo momento. Além da remuneração em si, o aprendizado e a experiência adquirida são fundamentais para que o advogado possa iniciar sua carreira.

Logicamente que o advogado iniciante deve ter atenção suficiente para atender o cliente da Assistência como se fosse seu melhor cliente. Pois essa é uma regra de ouro na prestação de serviços: cada cliente é o seu melhor cliente! Tratar bem as pessoas, realizar um serviço aplicado e organizado nas petições e nas audiências, somente elevará o seu nome na Comarca onde atua. A remuneração será o suficiente para ajudá-lo inicialmente na carreira, mas a experiência e o seu nome circulando na praça, como diz o jingle, não tem preço!

Muitos também dizem que atender os clientes da Assistência é positivo por que isso movimenta o seu escritório. Ou seja, se seu escritório é novinho em folha, só com recém-formados, a Assistência poderá movimentá-lo de modo a permitir que você aprenda e pratique um pouco da dinâmica da gestão do seu escritório, bem como permitir que o público externo perceba que efetivamente seu escritório está funcionando!

Para quem gosta do lado social da advocacia a Assistência é certamente um ótimo lugar para ter orgulho de ser advogado e alcançar objetivos outros na profissão. Ajudar o próximo, logicamente, não exige que você seja advogado da Assistência, pois podemos ajudar de outras maneiras, mas certamente é uma forma de ajudar, satisfazer esse seu lado social, e ao mesmo tempo tirar proveitos para seu escritório.

O importante é efetivamente fazer o melhor serviço possível nos processos da Assistência! Lembre-se que o público externo, inclusive, o "Fórum" estará de olho no seu trabalho! É uma oportunidade de ser elogiado, de ser reconhecido como um bom advogado! Faça tudo para que o processo da Assistência seja o processo mais importante! Escreva bem, atenda os prazos, atue de forma correta nos autos e mostre que você tem potencial! Tenha certeza que sua boa atuação se destacará no "Fórum" e isso refletirá no seu futuro!

Como essa é uma realidade do advogado no Estado de São Paulo, sobretudo, no interior, achei importante uma postagem com esse assunto. Espero que tenham gostado!

E você, tem alguma história para contar sobre a Assistência? Deixe seu recado, deixe uma postagem para que os demais leitores compartilhem as experiências...

Grande abraço,

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon www.cmo.adv.br

1 de julho de 2010

MANUAL DE PRÁTICA FORENSE CIVIL - lançamento - SARAIVA

Olá Pessoal,

Hoje estou fazendo uma postagem especial.

Primeiro, para divulgar a ganhadora do nosso último sorteio de uma obra da Editora Saraiva. A sortuda é a aluna do Curso de Graduação em Direito do UNISAL Lorena, Marie Paiva! Parabéns! Retire a obra comigo em agosto!

Segundo, para anunciar oficialmente a divulgação da minha nova obra da Editora Saraiva:


Gostaria muito que você tivesse acesso a esse livro que foi escrito especialmente para Advogados e futuros Advogados! Tenha certeza que você gostará muito da leitura e encontrará muita utilidade cotidiana no livro!

No próximo sorteio brindaremos o sortudo com esse novo livro: Manual de Prática Forense Civil!

Amanhã começa julho! Para quem é aluno, férias. Para os profissionais, Copa do Mundo! Sorte ao Brasil!

Grande abraço,

Luis Chacon

Advocacia Hoje Luis Fernando Rabelo Chacon www.cmo.adv.br