15 de maio de 2010

ADVOCACIA DE ONTEM, ADVOCACIA DE HOJE: Piero Calamandrei

Querido leitor,

Você conhece algum livro antigo, algum texto antigo, que parece novo e útil aos dias atuais da área jurídica? Deixe seu recado, deixe um link, uma mensagem, cite um livro ou uma frase! Deixe sua marca registrada! Ao final, comente nossa postagem!
1 - Textos antigos e atual advocacia

A advocacia é um charme. A arte de advogar é repleta de condecorações. As palavras, as frases, os termos em latim, o brocardo romano e a parafernalha processual - tudo isso com o fim de solucionar conflitos, evitar conflitos, alicerçar valores sociais.

Uma das obras mais respeitadas no mundo jurídico e que deveria ser lida incansavelmente pelo aluno e pelo profissional do direito é de autoria de Piero Calamandrei, o denominado "ELES, OS JUÍZES, VISTOS POR UM ADVOGADO". A primeira edição é de 1935 - mas parece uma obra escrita ontem.

Na introdução da obra publicada na forma traduzida no ano 2000 pela Editora Martins Fontes, pode ser lido, da palavra de Paolo Barile (setembro de 1989), um detalhe que toca a Advocacia até hoje.

Diz o texto: "O aspecto mais difícil da profissão liberal é a relação entre cliente e advogado. O cliente não deve tomar iniciativas não combinadas com o patrono, nem pretender, de um modo ou de outro, impor-lhe suas diretivas técnicas. O cliente, dizia Calamandrei (mas não escreveu), tem um só direito: o de mudar de advogado".

Do capítulo IV, "Da chamada oratória forense" pode-se extrair detalhes importantíssimos sobre o cotidiano forense, escritos a tanto tempo, porém muito atuais. Ressalto algumas passagens brilhantes:

"Disse o juiz a respeito de um arrazoado todo colorido de artifícios retóricos, depois de ouvir com deleite, mas com suspeita: - Diria como daquela rosa: é tão bela que parece falsa."

"A maior maldade que um juiz pode fazer com um advogado é deixá-lo falar sem o interromper, quando percebe que diz coisas inúteis ou danosas à defesa que sustenta".

No capítulo VII, "De certas aberrações dos clientes que os juízes devem recordar para desculpa dos advogados" há também passagens brilhantes e muito úteis ao advogado nos dias de hoje:

"Útil é o advogado que fala o estritamente necessário, que escreve clara e concisamente, que não entulha a audiência com sua personalidade invasiva, não aborrece os juízes com sua prolixidade e não os deixa suspeitosos com sua sutileza - (...)".

Pode-se ver que essa obra, tão antiga, é tão atual.

Se você advogado não a conhece, deveria conhecer. Se você aluno de direito ainda não leu, deveria ler.

Há no livro informações ricas que poderão lhe ajudar no futuro, muito mais do que poderá lhe ajudar ter um código civil ou penal nas mãos - ou ter uma pesquisa no google para lhe ajudar.

Esse livro é daquele que tempos em tempos deve ser relido, pois as experiências vividas alimentam sempre uma nova leitura.

Alguém conhece esse livro?

2 - Palestras sobre Gestão de Escritórios

É muito importante fomentar a profissionalização da gestão de escritórios de advocacia e da advocacia como um todo. Espalhe essa ideia!

Segunda-feira, dia 24 de maio, estarei em Campos do Jordão, na Subseção da OAB, proferindo uma palestra sobre Aspectos relevantes da gestão de escritórios de advocacia.

No dia 13 de agosto, sexta-feira 13!, estarei na Semana Jurídica da OAB Subseção de Pindamonhangaba, proferindo também uma palestra sobre gestão de escritórios.

Aproveite e divulgue nosso blog! Indique para algum amigo!Encaminhe a nossa postagem ao email dele! É fácil e rápido! Basta clicar no desenho de envelope no final da postagem!

3 - Sorteio de livro

Como prometido os "seguidores" de nosso blog cotidianamente são agraciados com o sorteio de obras jurídicas.

O último sortudo é nosso seguidor José Donizete. Você deverá retirar conosco sua premiação. Um livro sobre Direito das Obrigações, da Editora Cabral Universitária. Parabéns!

Até mais pessoal!

Luis Fernando Rabelo Chacon
Advocacia Hoje http://www.cmo.adv.br/